Como montar um kit de pincéis: os essenciais e os nem tanto!

Tão importante quanto ter um kit de maquiagem bem montadinho, que atenda às suas necessidades com produtos que façam sentido para você, é ter as ferramentas para a aplicação desses produtos. É claro que os pincéis não são obrigatórios, já que os dedos conseguem resolver muita coisa, mas é bem legal ter um mínimo de pincéis que vão te ajudar a fazer todo tipo de maquiagem. Afinal, os dedos não conseguem esfumar bem as sombras, por exemplo – então, para um make mais elaborado, o ideal é ter instrumentos que facilitem o processo e garantam que o resultado final vai ficar digno de maquiador!

Pensando de forma bem minimalista e olhando os pincéis que uso no meu dia a dia, concluí que, realmente, não é preciso ter um milhão de pincéis diferentes. Estes são os 6 que recomendo ter em um kit básico – 3 para o rosto, 3 para os olhos, lembrando sempre que suas necessidades devem ser sempre consideradas quando falamos em “básico”. Na segunda parte do post estão as sugestões de pincéis para quem quer ir além dos básicos e ter uma coleção mais completinha.

Em breve entra um vídeo na TV Beauté explicando alguns conceitos básicos sobre pincéis para complementar esse post, fiquem ligadas.

Mais: o mais importante desse post é entender o FORMATO do pincel – colocamos algumas sugestões de produto para ajudar, mas entendendo o tamanho e o shape de cada pincel e sua função, você pode encontrar facilmente outras opções!

OS BÁSICOS

ROSTO

Pincel de base – Para essa função, você vai encontrar basicamente três tipos de pincéis: o achatadinho, o duo fibra (aquele preto e branco com cerdas mais afastadas) e o kabuki (bem gordinho com cerdas mais juntinhas) que pode ser reto ou arredondado. Faz bastante tempo que passei a usar esse último tipo, e gosto muito porque ele é bastante versátil. Se você fizer movimentos circulares, ele dá um acabamento bem esfumado, natural, que eu adoro, mas se usar dando batidinhas, você deposita produto e garante mais cobertura onde precisa. Mas tem quem ame o achatadinho e quem ame o duo fibra, então se puder perder um tempo para ir a uma loja experimentar as opções, recomendo!

Sugestões:
Achatadinho
. Backstage 11 – Dior (aqui)
. Classic Must Have – Sephora Collection (aqui)
Duo fiber
. 187S – MAC (aqui)
Arredondado gordinho
. Kabuki Reto – The Beauty Box (aqui)
. Expert Face Brush – Real Techniques (aqui)

Pincel de corretivo – Apesar de ser super possível aplicar corretivo com os dedos, passei a usar pincéis nessa função de uns tempos para cá, porque adoro o acabamento. Sem falar na correção de espinhas e manchinhas – para isso, considero fundamental usar um pincel pontual. Então tenho sempre dois: um pequeno e achatado para o disfarce pontual, outro mais gordinho que uso para espalhar o corretivo da olheira, aplicar o produto em áreas maiores do rosto e complementar o pontual para esfumar e deixar mais discreta a correção das espinhas (tem um vídeo aqui onde mostro esse processo!).

A verdade é que se sua pele não tem muitas manchas e você só usa corretivo às vezes nas olheiras, os dedos fazem um ótimo trabalho. Mas se sua pele pede uma cobertura mais caprichada, recomendo mesmo ter esses dois pincéis no seu kit. Detalhe: a versão mais gordinha também é perfeita para aplicar de pó em áreas menores, se quiser tirar o brilho localizado.

Sugestões:
Pincel pontual
. Secret Camouflage – Laura Mercier (aqui)
. Pincel de boca – quem disse, berenice? (aqui) Os pincéis de batom cumprem hiper bem essa função!
Pincel Gordinho
. Setting Brush – Real Techniques (aqui)
. 138S – MAC (aqui)

Multiuso pó – Se você não quiser ter um milhão de pincéis, um de tamanho médio e cerdas relativamente fofinhas mega resolve para aplicar blush, contorno, bronzer, pó e iluminador. Isso sendo bem editada e prática, mas é possível! Ou você pode dois desse tipo: um para tudo que tiver mais cor e outro para o pó e o iluminador, assim você não mistura os tons dos pós “coloridos” com os mais claros.

Sugestões:
. 156 – Make Up For Ever (aqui)
. Pincel para pó Make B. – O Boticário (aqui)
. 135S – MAC (aqui)

OLHOS

Olho 1 – O pincel ideal para depositar a sombra ou fazer um côncavo mais marcado é um de tamanho médio, que tenha a “densidade” entre um achatado e um gordinho.

Sugestões:
. Backstage nº 21 – Dior (aqui)
. Pincel Achatado Curto – The Beauty Box (aqui)
. 217S – MAC (aqui)

Olho 2 – O segredo do esfumado perfeito é usar um pincel bem fofo para espalhar com maestria (mas zero esforço) sua sombra. Depois de depositá-la com o primeiro pincel, você usa esse só para esfumar as bordas, ou misturar vários tons sem deixar marcas, garantindo um acabamento lindo. Ele também funciona super bem para aplicação direto da sombra se você quiser um acabamento mais difuso. Diria que se você só quiser ter UM pincel para sombra, é esse!

Sugestões:
. 224 – MAC (aqui)
. Glam Cônico E9 – The Beauty Box (aqui)
. E38 – Sigma (aqui)

Olho 3 – Para uma aplicação bem precisa ou para esfumar o lápis rente ao contorno dos olhos, vale ter um pincel menor – o chanfrado faz esse papel, mas não precisa necessariamente ser chanfrado, ele pode ser só pequeno e fino ou aquele pontudo que parece um lápis.

Sugestões:
. 226 – Make Up For Ever (aqui)
. Ponta de Lápis E3 – The Beauty Box (aqui)
. Pincel Chanfrado – Vult (aqui)

EXTRAS

Com os pincéis acima, você resolve sua vida na maquiagem. Mas se voce quiser ir além, aqui vão alguns outros que vão deixar seu kit praticamente profissional:

ROSTO

Multiuso cremosos – O dedo aplica perfeitamente bem os produtos cremosos, mas se você prefere usar um pincel para ter mais controle da pressão que está colocando na maquiagem, um duo fibra de tamanho médio é ideal para isso.

Sugestões:
. Superacabamento Duo Fibra Blush – quem disse, berenice? (aqui)
. F13 – The Beauty Box (aqui)
. 159S – MAC (aqui)

Pele bronzer – Se você gosta de usar o bronzer de uma maneira mais difusa no rosto para um make mais bronzeadão, um pincel mais gordo é ótimo para isso. Ele também funciona bem para fazer aquela aplicação mais geral de pó, no rosto todo.

Sugestões:
. Kabuki Yachiyo – Nars (aqui)
. Powder Brush – Real Techniques (aqui)
. 44 – Sephora Collection (aqui)

Pele contorno – Para quem não abre mão do contorno mais marcado, vale o raciocínio contrário ao do bronzer difuso: tenha um pincel menor que o seu multiuso de pó do kit básico, que vai aplicar seu produto de contorno ou bronzer de maneira mais precisa.

Sugestões:
. Pele bronzer Mariana Saad MS4 – Océane (aqui)
. Pincel de contorno – Kat Von D (aqui)
. 109S – MAC (aqui)

OLHOS

Olho 4 – Aqui você adiciona um pincel alternativo que sirva melhor para você, de acordo com os makes que costuma usar mais. Se ama sombra colorida, por exemplo, vale ter um pincel extra do tipo olho 1, do kit básico, só para isso – assim não precisa ficar lavando quando alternar com sombra marrom. Porém, para quem gosta de sombra cremosa e prefere aplicar com pincel em vez do dedo, indico um duo fibra versão pequena.

Sugestões duo fibra menores:
. Superacabamento Duofibra Sombra – quem disse, berenice? (aqui)
. 287 – MAC (aqui)

Olho 5 – Quem usa com frequência delineador em gel de potinho ou gosta de transformar a sombra em pó com um pouquinho de água para fazer traços, o pincel chanfrado bem pequenininho é a melhor opção. Mesmo que você tenha um chanfrado fazendo o papel do olho 3 no kit básico, melhor ter um dedicado para produtos em gel, já que eles costumam ficar durinhos com o produto (ou tenha um limpador de pincel sempre à mão para fazer essa transição).

Sugestões:
. 266S – MAC (aqui)
. Pincel Chanfrado – Vult (aqui)
. Pincel delineador – quem disse, berenice? (aqui)