Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Sardinhas são amor – aprenda como exibir as suas (ou forjar!)

14/06/18
Por

Algumas tendências têm origem bem clara. Já outras parece que foram pulverizadas sobre nós como uma bruma de referências e informações vindas de todos os cantos – este é o caso do “boom das sardas”, se posso dizer assim. Sem dúvidas, a imagem de Meghan Markle de noiva com suas sardinhas à mostra, nada de quilos de maquiagem, foi uma das mensagens mais claras de que tapar as sardas com camadas e camadas de base está em baixa. Mas esse movimento em prol das sardinhas (prefiro chamar de movimento à tendência, pois acho que ele não tem nada de passageiro!) já está rolando há um bom tempo.

Diria que o movimento tem dois pilares: por um lado, a vontade de quem já tem sardinhas de fugir de bases muito pesadas e camadas muito grossas, que cubram os sinais completamente, buscando em vez disso uma aparência mais real e celebrando suas características naturais. Afinal, quem falou que uma pele bonita precisa ser 100% lisa, sem nenhuma pintinha? Até Kylie Jenner, conhecida por usar sempre muita maquiagem, postou recentemente uma selfie com suas sardinhas a mostra – e a foto já tem mais de 7 milhões de likes (aqui)

Por outro, há a ideia de que sardinhas conferem uma aparência mais jovial, motivo pelo qual maquiadores profissionais tem gostado cada vez mais de desenhar pintinhas fake na pele, usando lápis de sobrancelha, por cima da base. Assim, a impressão que passa é de uma pele natural e fresh, mesmo que ela tenha sido previamente corrigida. Gisele Bündchen é uma das adeptas dessa técnica, e já mostrou como faz em um tutorial para o site da Chanel – fiz post com o vídeo aqui. Outro bom exemplo é a capa da Vogue UK de junho, com Ariana Grande super natural exibindo sardinhas que me parecem ter sido criadas pelo maquiador Mark Carrasquillo.

Inspirada pela pergunta de uma leitora sobre qual base era adequada para quem NÃO queria cobrir completamente a pele com sardinhas, fui atrás de garotas sardentas para pegar dicas. A modelo ruiva deusa Cintia Dicker me contou que seu produto favorito é o Tinted Day Cream da Dr. Hauschka, marca alemã de cosméticos naturais, que ela mistura com um pouco de hidratante para dar um efeito ainda mais suave. Mariana Goldfarb, outra musa que tem a pele cheia de sardinhas, disse que nunca usa base, só passa corretivo nas olheiras, e usa um batom dando batidinhas nos lábios, nas bochechas e nas pálpebras para um efeito super natural e que não mascara sua pele.

A amiga e influencer Giovanna Adriano, que ama maquiagem e faz o canal Maravilhosas e de Gatinho no YouTube, contou que aprendeu com a maquiadora francesa Violette (amo!) o melhor truque para sardinhas: pode até passar base, mas sempre remova o produto do ossinho do nariz, para dar uma leitura de pele. No momento ela está alternando entre as bases Luminous Silk do Armani, Natural Radiant da Nars e a nova da Fenty.

Também pedi para alguns maquiadores amigos compartilharem as técnicas que usam quando a cliente tem sardinha e não quer esconder. O Krisna, que sempre faz Sabrina Sato, Anitta entre outras celebs, mandou o seguinte: “Uso uma base bem fina, como a Face & Body da MAC, ou só corretivo mesmo, nas áreas que pedem cobertura, porque a pele realmente fica com cara de ‘sarda disfarçada por baixo da base’ se usar muito produto. Pela minha experiência, normalmente quem tem sardinhas tem a pele boa, então não tem mesmo muito o que corrigir! Mas elas costumam ter a pele mais seca, então uma dica é usar corretivos líquidos e cremosos – gosto do da Chanel ou misturo o Studio Finish da MAC com hidratante para deixar mais leve.”

Alê de Souza, que tem entre suas clientes fiéis a ruiva maravilhosa Marina Ruy Barbosa, me contou que nas peles com sardinha, costuma corrigir só o necessário, sem cobrir o rosto todo de base. “Também uso blush e iluminador líquidos, para conseguir cor e luminosidade com transparência.”

Ou seja: deu para perceber que o x da questão é realmente optar por produtos mais fluidos, com cobertura mais leve, e não aplicar no rosto todo, e sim em áreas que precisem de correção. E trocar blush e iluminador em pó por versões cremosas! Se você não tem em casa uma base levinha, a dica é misturar a sua mais pesada com primer ou hidratante para diluir a cobertura (bom porque otimiza e rende dois efeitos em um só produto).

Já para quem quer se aventurar e forjar sardinhas, o tutorial de Gisele Bündchen com Lucia Pica para a Chanel, aqui, é cheio de dicas boas. O que elas recomendam, e que eu já ouvi de outros maquiadores também, é fazer as pintinhas fake usando um lápis de sobrancelha, que é menos pigmentado e mais acinzentado, conferindo um efeito natural. Depois de fazer a pele, pegue seu lápis de sobrancelha e faça delicadamente – e não de maneira muito perfeita – alguns pontinhos nas bochechas e no topo do nariz.

Vou me aventurar em breve nas sardinhas fake e gravo TV Beauté para vocês!

Produtos mencionados

  • Tinted Day Cream – Dr. Hauschka (aqui)
  • Base Luminous Silk – Giorgio Armani (aqui)
  • Base Natural Radiant – Nars (aqui)
  • Base Pro Filt’R – Fenty (aqui)
  • Base Face & Body – MAC (aqui)
  • Corretivo Le Correcteur – Chanel (aqui)
  • Corretivo Studio Finish – MAC (aqui)

{Fotos: WPA Pool | Getty Images, reprodução Instagram @cintiadicker, @giovannadriano, @marianagoldfarb e divulgação}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: