Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Make “descansada” ou: como forjar essa aparência

02/09/16

Maquiagem é capaz de fazer coisas mágicas, mas confesso que uma das minhas favoritas é bastante simples: deixar com aparência de descansada, fresh, de quem voltou de férias, dormiu 12 horas… Descreva como quiser, o resultado não só é bem vindo, como muitas vezes é uma necessidade – disfarçar o cansaço e dar aquele up na aparência.

Nem sei quantas vezes já ouvi a frase “nossa, mas você está com uma cara ótima!” depois de comentar que estou cansada, sofrendo de jet lag, há um mês mal parando em casa entre uma viagem e outra, com déficit de sono ou coisas do tipo. É satisfação imediata: a realidade é o de menos, o que importa é que meu rosto não está delatando meu verdadeiro estado! E isso, nem precisa dizer, é 100% “culpa” da maquiagem.

Pode ser em um compromisso de trabalho ou da vida pessoal, ninguém quer ouvir o contrário – “nossa, mas você está com uma cara de acabada!”, frase péssima que devia ser banida da sociedade a não ser que dita por alguém muito próximo e que realmente está preocupado com o seu bem estar. Minha filosofia é: se teve disposição para sair, tem que encarar com a melhor cara possível (trocadilho não intencional!).

Com o tempo e a necessidade fui descobrindo truques de maquiagem que dão o efeito descansada mesmo que entre muitas aspas, e que compartilho abaixo – acho inclusive que o resultado final tem efeito psicológico e te ajuda a esquecer o cansaço e partir para o compromisso mais disposta… E aí poder voltar para casa, tirar tudo e dormir o sono reparador!

Base não tão pesada
Parece intuitivo querer criar uma máscara no rosto quando estamos cansadas, mas pela minha experiência isso só evidencia ainda mais o problema. A pele muito pesada acaba até envelhecendo, fora que deixa muito nítido para o mundo que você tem algo a esconder, especialmente se o compromisso for de dia! Opto por uma base leve, que dê cobertura, mas continue com cara de pele, e a All Day Luminous da Nars (aqui) é uma das minhas favoritas para isso. Não à toa, foi a base que usei em todos os eventos de lançamento do livro nos dois primeiros rounds do tour pelo Brasil afora. Ah, muito importante: antes da base, prepare o rosto com um hidratante adequado para seu tipo de pele. Quanto mais cansados estamos, mais a pele perde o viço e hidratar é fundamental.

Correção pontual
Seguindo na ideia de pele não muito pesada, recomendo muito usar nesses casos um corretivo que tenha poder de disfarçar imperfeições, mas também dê uma certa luminosidade. O Radiant Creamy Concealer da Nars (aqui) é outra descoberta relativamente recente na minha vida e virou um dos meus favoritos por ter esse perfeito equilíbrio. Especialmente para olheiras, só tapar no estilo argamassa não vai resolver todos os seus problemas e pode deixá-los ainda mais nítidos! Mais: independente do corretivo que você usar, vale super combinar com um segundo corretivo, daqueles de canetinha, bem mais leve e mais iluminador. Me apeguei ao Prep+Prime Highlighter da MAC (aqui) por influência da Cami Coutinho e amo finalizar o make do olho com ele, depois de usar sombra/delineador/lápis/rímel o que for, para trazer mais luz, mas com certa sutileza, e varrer eventuais pozinhos da área. Já para tapar marquinhas pelo rosto, o raciocínio é o oposto: use um corretivo master power, mas com o menor pincel que encontrar, para cobrir só onde realmente precisa. O Studio Finish e o Pro Longwear da MAC e o Alta Cobertura da Quem disse, Berenice? são os que mais uso para isso.

Muita luz
Acho que vocês já imaginavam que chegaríamos nesse ponto! Mas o antídoto infalível para a cara cansada e sem vitalidade é… O iluminador! Eu gosto de combinar 2, até 3 produtos dependendo da situação. Um que uso 100% das vezes é o pó Ambient Luminous Light da Hourglass (aqui), que vocês já cansaram de me ouvir elogiar. Mas realmente o efeito que ele dá na pele é quase mágico, uma luz discreta que não parece nem um iluminador comum (então dá para usar quase no rosto todo) nem tem textura de pó. Depois dele uso um ou dois iluminadores power no alto da maçã do rosto e nos pontos chave (canto interno do olho, abaixo da sobrancelha, topo do nariz, v do cupido dos lábios), um queridinho de sempre é o Mary-Lou Manizer da The Balm (aqui), efeito super bafo. Se combino mais de um gosto de fazer sanduíche de texturas, em pó e cremoso.

Ar de saúde
Bom nem precisa de explicação né, ar de saúde disse tudo! O blush tem esse poder e não pode ser menosprezado – ele levanta a expressão no ato! Eu amo testar tons variados de blush, mas super recomendo ter aquele que você sabe que vai ficar bom não importa o resto da maquiagem e da ocasião, e o Mineralize Dainty da MAC (aqui) está nessa categoria para mim!

Olho aberto
Delineador, rímel com emoção, esfumado marrom… Você pode fazer vários tipos de maquiagem nos olhos (embora pela minha experiência eu recomende evitar lápis e sombra muito escuros, especialmente rente aos cílios de baixo, porque pode pesar a expressão), mas um truque que é precioso para o efeito descansada é o lápis bege na linha d’água. Ele realça o branco dos olhos, ilumina o olhar e dá aquele efeito acordado que é exatamente o que precisamos nesse caso! Vale também usar o mesmo lápis no cantinho interno dos olhos para potencializar – ilumina e abre o olhar, mas ninguém vê que ele está lá. Estou amando o lápis 24/7 Waterline da Urban Decay (aqui, chega no Brasil em setembro), tem durabilidade ótima e um tom de bege perfeito, nem muito rosado, nem muito amarelado. Vale lembrar que esse truque vale para todos os tons de pele, da branquela à negra, porque a ideia é realçar o branco do olho e deixar a linha d’água mais clara, não tem a ver com a pele propriamente dita!

Boca livre
Não escolhi nenhum batom para ilustrar esse post porque acho que não tem uma cor especifica que seja mais “descansada” que outra! Dito isso, os vermelhos e coloridos vibrantes em geral dão aquele up final, enquanto os nudes rosados complementam o look natural “acordei assim e saí… Só que não”! Mas com essa tela 100% das cores de batom vão funcionar.

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

2 replies on “Make “descansada” ou: como forjar essa aparência”

gostei das dicas!!! realmente nada como um up quando se está muito cansada!!! gostei da dica do iluminador e do lápis na linha d’água! bjs Cris

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: