Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Dicas preciosas para cabelos cacheados

21/01/14

Há tempos que queria fazer um post com dicas para cabelos cacheados. Como eu não sou a pessoa ideal (meu cabelo está mais para uma grande massa indefinida, zero cachos bonitos, o que me leva a alisar pela praticidade), resolvi chamar alguém com propriedade para uma participação especial no Dia de Beauté: Maria Cecília Prado, editora de beleza e dona do site Beauty Editor, que tem belos cachos e MUITAS dicas legais! Como cuidar, jeitos de arrumar (solto e preso), melhores produtos e até os melhores cabeleireiros para acertar no corte. Aproveitem!

cachos

“Adorei quando a Vic me convidou para fazer este post sobre cabelo cacheado aqui no Dia de Beauté. Primeiro, por um motivo óbvio: eu mesma tenho cachos, gosto deles e estou sempre investigando produtos e táticas para deixá-los mais bonitos. Depois, porque ao longo da minha carreira como editora de beleza já recebi muitos pedidos de ajuda de quem tem cachos como eu: leitoras e seguidoras aflitas com o excesso de volume, a falta de controle, o frizz, os nós ao desembaraçar… Resumindo, eu sei, por motivos próprios e pelas perguntas de quem lê o que eu escrevo, o trabalho que dá para encontrar o jeito certo de cuidar deles. Mas também sei que, depois que a gente encontra, fica feliz com o cabelo para sempre.

Capítulo 1: CORTAR
E como é que se cuida de um cabelo cacheado, afinal? O primeiro passo, não muito óbvio para todo mundo, é encontrar um cabeleireiro que saiba cortá-lo. Porque (vou dividir um segredo), boa parte dos cabeleireiros não tem as manhas de fazer isso. Atenção, isso não significa que não sejam bons. A verdade é que a maioria das mulheres usa o cabelo com escova, alisa, faz de tudo para que ele saia “domado” do salão. Aí, quando aparece alguém querendo sim manter os cachos intactos, a maioria dos cabeleireiros fica meio perdida sobre como criar o styling mais adequado.

Cabelo encaracolado pede corte feito mecha a mecha, acompanhando o caimento de cada cachinho. Ao mesmo tempo que exige camadas (senão vira um triângulo!), não deve ser repicado demais (fica disforme). Pode sim ter pontas desfiadas (ganha leveza), mas esse desfiado precisa ser criado com delicadeza (navalhadas a torto e a direito podem deixá-lo incontrolável). Corte de cabelo cacheado tem, enfim, que ser customizado. Então, procure quem tem experiência no assunto. Aqui em São Paulo sou cliente assídua do Wilson Eliodório, do Wilson Eliodório Estúdio. Mas também gosto muito do trabalho de três outros profissionais: a Helô Bassi, do Salão Helô Bassi, o Julio Crepaldi, do Galeria, e o Sérgio G, do W Iguatemi. No Rio, adoro os cortes feitos pelo Tiago Parente, que atende no Crystal Hair. Recomendo os cinco de olhos fechados.

(Quer entender melhor como se corta um cabelo cacheado? Dê uma olhada nesse vídeo que fiz com o Wilson Eliodório para o meu site, o Beauty Editor. Trocamos ideias e dicas sobre o assunto enquanto ele passa a tesoura nos meus fios. Exemplo ao vivo e a cores!).

Capítulo 2: LAVAR
O meu cabelo, além de cacheado, é tingido. Por isso, alterno três tipos de cosméticos: os específicos para cachos, os hidratantes e os reestruturantes, com aminoácidos (quem não tem coloração ou outro tipo de química pode ficar só com os dois primeiros grupos). Da primeira turma, gosto muito dos da linha Hydra-Max, da Elséve, do xampu e do condicionador Curl Quencher, da Ouidad (à venda na Sephora) e me apaixonei recentemente pelos da linha Love, da Davines (olha só que nome mais bonitinho!). Todos muito bons = desembaraçam bem, dão maciez, melhoram a definição dos fios, sendo que as duas primeiras duplas controlam mais o volume enquanto a terceira mantém os cachos com seu volume natural. Da segunda espécie, sou fã do Shampoo One e do The Detangler, da Paul Mitchell (desembaraça os fios a jato!), e do xampu e do condicionador Plant Hidratação Reparadora, da Natura (efeito ótimo, perfume idem). E do terceiro grupo, meus eleitos são o duo Reparação Total 5, da Elsève, e os produtos da linha Extreme, da Redken (mas atenção, estes aqui são para usar só de vez em quando. Contêm tantos ativos reestruturantes que deixam os fios enrijecidos quando utilizados com muita frequência!).

Capítulo 3: TRATAR
Bom, aqui faço uma confissão: eu quase nunca tenho tempo de aplicar uma máscara como manda o figurino, um vexame total no meu ritual de cuidados. Quando arrumo uns minutinhos extra, quase sempre vou de Clear Moisture Water Rush, da Redken, que deixa o cabelo super-hidratado sem pesar nem um pouquinho (como já falei antes, gosto de preservar o volume). Já quando os minutos estão faltando e mesmo assim preciso dar um boost no look, apelo para os muitos tratamentos de efeito rápido que têm pipocado ultimamente. O Damage Solutions, da Dove, é muito bom (aquele que se autoaquece durante a aplicação, conhece?), assim como o Frizz Control, da Wella, lançado recentemente.

Capítulo 4: FINALIZAR
São imprescindíveis para que o cacheado fique bem desenhado e glamouroso. Mas antes de falar deles, uma observação: eu gosto de cabelo solto e com volume. Então, você não vai encontrar nesta listinha nada que deixe o cacho tão definido a ponto de ficar durinho, nem qualquer produto do tipo “diminui o volume pela metade”, OK? Bom, meus mais amados são o Curl Wise, da Redken (meio fluido, meio pomada, dá um superbrilho), o Potion 9, da Sebastian (uma geleiazinha, bem fácil de aplicar) e do No Frizz Nourishing Styling Cream, da Living Proof (uma loção fluida incrível – descobri por acaso uns dois anos atrás, navegando no site da Sephora americana, e desde então não vivo sem). Importantíssimo no caso dos três (e de qualquer outro finalizador para cachos): espalhar muuuuito bem, massageando, manipulando os fios sem medo de ser feliz. Porque quando você não faz isso, as chances do cabelo enrijecer e/ou ficar com aspecto meio lambido são grandes. Outra dica útil: quando acho que o cabelo anda muito ressecado, passo antes um óleo de tratamento – massageio nos fios, espero uns dois minutinhos para que seja bem absorvido e passo o modelador na sequência. Dicas desse tipo de produto: Óleo Extraordinário, da Elsève (como vocês podem constatar, me dou bem com a marca), o Sublime Oil, da Matrix, e o Kendi Oil, da Alterna (de longe o mais leve de todos – funciona muuuuito bem para mim).

Capítulo 5: ARMAS SECRETAS
E aí tem aquele dia em que nada de nada funciona, mesmo você tendo tratado os seus cachos com o maior amor e carinho. Ou aquele momento em que faz um calor danado e você quer colocar seus volumosos cachos para cima. Ou ainda aquela situação em que você quer somente variar o penteado, não há nenhum drama secreto envolvido. Aí o segredo é colocar um pouquinho de óleo na palma da mão, friccionar uma contra a outra, ir puxando o cabelo para trás sem esticar muito (o bacana é preservar o ondulado natural mesmo quando os fios estão presos) e então prender um coque (alto, médio ou baixo, as you wish). Gosto bastante do Lee Stadford Miracle Oil, que é mais sequinho, dá um pouco de controle para o frizz sem pesar ou melar (na hora de finalizar, é uma das minhas principais opções). O óleo também pode ser substituído por um finalizador fluido – estou amando o CC Cream da Alterna (que, além de funcionar muito bem, deixa o cabelo superperfumado). Grampos de tamanho variados ajudam muito na hora de prender. Os do tipo jumbo são ótimos para firmar o coque, dois já bastam para segurar o meu. Os mínis são perfeitos para esconder aqueles arrepiados mais rebeldes (você prende o tufo e, por o grampinho ser superdiscreto, quase ninguém percebe o truque). E os de tamanho comum são coringas, fazem o papel de um e de outro quando o jumbo e o míni estão em falta. Esses três que você vê na foto eu comprei em drogarias americanas, tipo Duane Reade, Wallgreens e CVS.

Hum, parece que escrevi uma novela sobre cabelo cacheado! Espero que as dicas sejam úteis… Ah, antes de dizer tchau, queria aproveitar para, com a licença da Vic, fazer um convite: venha conhecer o Beauty Editor (beautyeditor.com.br). Estou esperando você por lá para continuar a conversa sobre cachos, cabelo, make e vários outros assuntos que a gente ama! Beijo da Maria Cecília (@mceciliaprado tanto no Twitter como no Instagram)”

Obrigada Maria Cecília pelas dicas preciosas! E claro, quem puder contribuir com experiências e dicas nos comentários, vou amar

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

101 replies on “Dicas preciosas para cabelos cacheados”

A matéria está ótima! Recentemente liberei meus crespos, deixando de fazer escova, e preciiiiso de alguém aqui em Porto Alegre, RS, para cortar, clado, que não seja o Hugo. Podes indicar alguém? Desde logo agradeço.

Meu cabelo é cacheado, eu nunca usei nenhum tipo de química nele, só que a raiz não esta cacheando, o que eu devo fazer?

Após a transição os cachos voltam a ser os mesmos de antes da química? Os mesmos formatos de Cachos?

ola boa tarde,estou com um problema.meus cabelos sao bastante cacheados,e muita gente fala que meu cabelo e bom,que quando esta molhado parecem como um cabelo de um anjo,e queria um produto certo para passar nele,uma linha boa,pq eles ficam secos rapidamente,e tbem nao ficam totalmente enrolados,e eu queria tbem dar brilho e definir mais ele,voces podem me ajudar?muito obrigado aguardo sua resposta ancioso.

Olá! Meu cabelo é curto e bem cacheado, mas cometo sempre o mesmo erro quando vou arruma-lo, pois gostaria que ele ficasse volumoso e com os cachos bem formados sem aquele aspecto de cabelo molhado, por isso gostaria que me dessem uma dica para arrumar melhor meu cabelo. Obrigado :)

Ual!! Que super dicas heim Maria Cecilia!!
Meu cabelo é cacheado e não tenho muito trabalho com ele, e sempre não sabia o que fazer, sempre o mesmo penteado solto e pronto! Já tava ficando cansada, queria fazer algo diferente, peguei suas dicas e agora vou mudar o visual pra valer.

TENHO O CABELO MUITO ARMADO ,MEUS CACHOS FICAM MARAVILHOSOS COM UM CREME OQUE É DIFICIL DE ENCONTRAR E TODO UM RITUAL QUE NAO TENHO TEMPO PARA REALIZÁ-LO TODOS OS DIAS .GOSTARIA DE NOMES DE ALGUNS LEAVIN OU CREME QUE ABAIXE O VOLUME, DEFINE ASSIM O CACHO TODO JUNTO SEM FIOS QUERENDO ESCAPAR E AO MESMO TEMPO NAO DEIXE PESADO E NEM OLEOSO.SERÁ QUE É PEDIR MUITO ,NESSE VASTO MUNDO DEVE EXISTIR UM CREME ASSIM, OBRIGADA

Oi meus cabelos são cacheados mais so deixo ele solto quando ta molhado, queria usar mais ele solto mais ele é super cheio e quando seco os cachos ficam indefinidos o que eu faço e quais produtos que eu uso pra usar mais ele solto? Me ajude por favor beijos

Oiii!!!
Tenho uma pergunta.
Meu rosto é redondo, meu cabelo é cacheado e volumoso.O que fazer para diminuir o volume dele???

Por favor me responda :-)

Bom!eu sempre fui para escola com o cabelo preso e ficava com medo de ficar bagunçado então. Penteava muito forte pra ficar bem reto,mas agora quando vou deixar meu cabelo solto na parte da frente perto da raiz ele não esta mais cacheado esta amaçado e muito mastigado.o que vou fazer agora?

meu cabelo é bem cacheado,só que fui a um supermercado e vi um produto para definir ao passar esse produto no meu cabelo ele acabou os cachos todos e eu estou desesperado! o que faço pra meus cachos voltaren?sera que demora?

Nossa! Amei essas dicas, estou a procura de produtos para definir sem tirar o volume natural dos meus cachos. Estou de volta ao mundo dos cachos rsrs, conseguir me libertar do alisamento e estou lendo artigos e dicas para cuidar dos meus bebês (cachos).. Suas dicas me ajudaram bastante.. obrigada

eu recomendo vcs verem este site e espetaculares as dicas de:cabelo,maquiagem,roupa,sapato.
voce vai no salao gastar muito sendo que voce pode fazer tudo em casa.
eu olho e recomendo.!.click la…

‘gente preciso da ajuda de vcs! a mais ou menos 2 meses atrás eu inventei que meu cabelo estava precisando de definição nos caichos ..fui e compreii um hair life onde estava escrito cachos definidooos ! me lasquieii! oo negoço fez foi alizar meu cabelo e meus cachos acabouu! agr ele já ta voltanndo mais pouco! como a minha mãe ñ sabe eu estou só na chapinha só q assim ele nunca vaii voltar ! o que eu façoooooo! ? que devoo passar ? quais idratações são boas para voltar!? me ajudeee!

Amei as dicas muito obrigado meu cabelo é meio doido ele e cacheado igual o do da blogeira e quando, eu escovo fica ate na sintura e quando uso molhado fica na altura dos ombros :o todo doido kk bjinhus obgada

Bom eu queria saber como o meu cabelo pode ficar mais cacheado ? pq ele esta com muitos frizz e pontas duplas meu cabelo nao e muito cachedo e nem muito pouco cachedo ele e um cachedo controlado eu queri saber com possos da um banho de brilho nele e dar mais volume … vc pode me ajuda?? <3 -ahh Suas dicas e otima!

Adorei as dicas. portanto não consigo seguir nenhuma delas. Meu cabelo é super cacheado desde de pequena. e ele é muito pesado e super cheio. não tenho controle. Me ajuda! o que faço ??

Amei as dicas, porém não consigo seguir nehuma delas. Meu cabelo é super cacheado, não consogo controlar ele. É muito cheio. Preciso de ajuda! não sei mais o que fazer. me ajuda?!!!!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: