Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Base: impossível escolher uma só

30/04/12

Quando eu olho a foto abaixo logo penso que pirei de vez. Não faz muito tempo, eu era uma pessoa que vivia feliz tendo só duas bases: a Face & Body, líquida, fórmula cheia de água, levíssima e favorita de muitos maquiadores, e a Studio Fix, base em pó, da preguiça total, que usava no dia a dia, ambas da MAC.

Não sei dizer ao certo quando foi que pulei da pessoa das 2 bases para a pessoa das 19 – acho que comecei a me divertir comprando produtos para a pele, sempre em busca de um acabamento perfeito. Sou do time que acredita que uma pele bem feita é o segredo para uma maquiagem bonita, e esse é o resultado… por mais satisfeita que esteja com uma base, a ideia de uma cobertura leve e hiper real, iluminada e viçosa, que deixe a pele homogênea e sem nenhuma imperfeição, que seja prática para o dia a dia… sempre me faz querer testar uma diferente!

Então achei que seria uma boa falar um pouquinho sobre as que habitam minha bancada nesse momento. Dividi em 3 categorias: as não-bases (= tinted moisturizer, BB Cream), as bases levinhas (acabamento mais transparente) e as bases festivas (acabamento mais aparecido). Uma coisa que vocês vão reparar é a variação nos tons – apesar de ser bem branquinha, gosto de ter opções, algumas exatamente da minha cor e algumas mais “quentes” para ficar menos fantasminha! Encontrar o tom de base ideal pode ser uma missão meio chata, acho que tenho sorte de ter uma pele versátil que se adapta bem aos subtons tanto amarelos quanto rosados. Mas, na dúvida, aplique na loja no rosto todo e saia para um passeio antes de comprar!

Não-bases:

Studio Moisture Tint #Medium MAC; Moisture Surge #4 Clinique; BB Cream MAC; BB Cream Water Fuse Dr Jart; Pure Radiant Tinted Moisturizer #Alaska Nars; Tinted Moisturizer Illuminating #Natural Radiance Laura Mercier; base em pó Studio Fix N4 MAC (ali em cima)

Essas são super dia a dia, preguiça, fim de semana… tanto o conceito do tinted moisturizer (um hidratante com cor e, normalmente, FPS) quanto o do BB Cream (sua evolução, mas com tratamento, paixão das orientais, para ser bem simplista) significam, para mim, praticidade. Textura leve, menos cobertura, mas deixam a pele viçosa e mais homogênea. É aquela coisa… por que sair sem nada se dá para sair melhor? Passo com o dedo mesmo, como se fosse hidratante.

As texturas, seguindo a ordem da foto acima. O da MAC é dos mais consistentes da turma, o da Clinique é bem escurinho pra mim então uso menos e tomo cuidado pra espalhar muito bem, o BB Cream da MAC adoro porque tem aquele efeito de ilusão de ótica dos primers. O do Dr Jart (comprei na Sephora) tem a textura mais interessante, parece que em contato com a pele vira uma água mesmo e espalha muito bem, o da Nars deixa um acabamento bem luminoso e é mais hidratante. O da Laura Mercier também está no time dos mais escuros e a Studio Fix é a clássica base em pó, que hoje em dia uso menos porque estou gostando menos da pele totalmente opaca! Então mesmo quando uso prefiro aplicar só na testa, no nariz e no queixo.

Bases levinhas:

Face Fabric #2 Giorgio Armani; Vitalumière Aqua #Beige-pastel Chanel; NatureLuxe #310 Cover Girl; Aqua Foundation #Pk-1 Koh Gen Do; base em bastão da Chanel que foi descontinuada; Face & Body #N1 MAC

Não é à toa que várias dessas têm “aqua” no nome, ou prometem efeito “segunda pele” – são levinhas, têm mais água na composição, mas já cobrem mais. Elas deixam a pele super bela, mas natural e, se você quiser efeito mate, pode passar pó por cima (mas recomendo deixar a região das têmporas sem, fica um visual mais moderno!). São boas para quem tem medo/pavor de ficar com o rosto mascarado, porque a cobertura é totalmente dosável – comece com uma camada fininha e vá intensificando se necessário. Alterno aplicação com dedo ou pincel de acordo com a vontade do dia!

A Face Fabric tem textura siliconada, muito macia e gostosa, mas não pesa. A Vitalumière Aqua é megalíquida e levinha, a NaureLuxe vocês já viram bastante aqui no blog, comprei porque a super Pat McGrath usou muito em uma temporada de desfiles, e ela faz peles incríveis bem nesse conceito hiper real. A do Koh Gen Do comprei (na Sephora nova do Meatpacking em NY) por influência da Emily Into the Gloss, é bem boa no equilíbrio água x cobertura. Essa em bastão da Chanel foi descontinuada, mas para quem gosta dessa versão de base (muito prática, você pinta o rosto tipo índio e depois espalha com dedo ou pincel) recomendo a da By Terry, a mais famosa do tipo. A Face & Body dispensa apresentações… não importa quantas bases são lançadas no mundo, continua sendo impressionante! Leve, invisível, manipulável, deixa a pele muito bonita – não é pra menos que está sempre presente em camarins de desfiles e editoriais.

Bases festivas:

Teint Miracle #2 Lancôme; Diorskin Forever #020 Dior; Sheer Foundation #1 Burberry; Traceless Foundation #Pale Dune Tom Ford; HD #117 Make Up For Ever; Studio Sculpt #NW15 MAC

Chamo de festivas por algumas razões: elas têm maior cobertura, acabamentos mais sofisticados, texturas mais ricas. Deixam a pele mais perfeita, o que significa que aparecem mais. Não vou dizer que são noturnas, porque não acho que tem que existir essa distinção (se você quer usar uma base “noturna” de dia ninguém tem nada com isso!), mas elas são mais… base! Essas aplico com pincel e gosto de finalizar com a esponja rosa Beauty Blender, pressionando para pertencer à pele.

A Teint Miracle usei em um dos dias do meu casamento, e tem toda uma tecnologia ninja de reflexão da luz para garantir um acabamento mara. A Diorskin Forever é a mais nova da coleção e só usei uma vez, achei muito digna, ótima cobertura. A da Burberry é minha base mais clara, grossinha mas não fica máscara. A do Tom Ford, como tudo dele, é riqueza sem fim, então para fazer jus procuro usar só em festas! A famosa HD da MUFE usei no outro dia do meu casamento, amo o efeito, uma camada cobre de leve, duas cobrem super, e a Studio Sculpt diria que é a mais densa da coleção, um pouco já garante ótima cobertura.

Tantas bases, só dois apetrechos para aplicar! Sou viciada no pincel 187 duo fiber da MAC, aplico fazendo movimentos circulares e amo o acabamento mais leve e polido que ele deixa. Antes usava o pincel 190, aquele “achatado”, mas depois que comecei a usar o duo fiber nunca mais fui no 190 – claro que isso depende do visual que você deseja, eu sempre prefiro uma coisa mais natural, mesmo que a base seja mais pesadinha. A esponja Beauty Blender uso (mas não sempre) pressionando na pele para finalizar. E os dedos também são muito úteis!! A vantagem deles é que o calor aquece o produto e ele se funde melhor com a pele. Então outra técnica que adoto sempre é passar a base com os dedos e usar o pincel para complementar e dar o toque final.

E das bases nacionais? Recomendo a da Natura Una, cobertura maior, ótima textura, e a do Duda Molinos, mais do tipo levinha, bem líquida. A base nova da Contém 1g, Velvet, só testei na mão e achei promissora (o corretivo é ótimo, usei esse finde!).

Essa é a caixa da pele, onde ficam as bases, os corretivos e os pós (aquela base da Hot ainda não usei, por isso não entrou no post!). Já falei das minhas caixas acrílicas no blog algumas vezes, mas como ainda perguntam muito estou preparando um post especial para entrar ainda essa semana, fiquem de olho!

Ah, não posso esquecer: e base para pele oleosa? Sei que muitas vão perguntar… como não tenho pele oleosa, é difícil dar a melhor dica! Então vou pedir mais uma vez: quem tiver dica de top base para pele oleosa, daquela que segura o rosto sequinho por mil horas no calor e na umidade, divide com todo mundo nos comentários!

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

215 replies on “Base: impossível escolher uma só”

Eu tenho pele oleosa e tô gostando muito do BB cream da Dermage. Fica digno das 6 ás 16. Depois precisa de um pózinho na zona T (gosto do primer em pó d’O Boticário).

É a primeira vez que faço um comentário num blog e resolvi fazê-lo porque tenho a pele muito oleosa e moro no Nordeste (imaginem o trabalho) e descobri, há uns meses, uma base pela qual me apaixonei. Ela tem uma cobertura bem natural, é super sequinha, deixa a pele linda e ainda é baratinha: é timewise para pele mista/oleosa da Mary Kay. Como nunca leio comentários sobre ela, resolvi compartilhar. Acho que vale a pena testar.

Olá!
Preciso de uma ajudinha, e acho que esse problema acontece com muitas pessoas…
Tenho a Base Dior Skin.
Acontece que o bico aplicador do vidro não está mais funcionando. Travou, não desce quando eu aperto.
E agora não consigo usar o produto
Alguém sabe como resolvo isso? Será que tem conserto?
Aguardo resposta. Obrigada.

Ja usei um tubointeiro da teint miracle da lancome. Minha pele e oleosa e a base dura o dia inteiro. Ps.nao deixa a pele brilhando

Oi Vic, melhor base ever para pele oleosa é a Dior Skin Forever, é definitivamente a mais maravilhosa, da melhor de todas!!! hahaha dura uma eternidade, uma noite inteira de night e dançando até o final. Quem tiver alguma dúvida de qual escolher, mira nessa e seja feliz “forever” hahahaha Como minha pele é oleosa na zona T, quando li voê elogiando mil a Face & Body, fiz cara de (bléeeh) aqui pq pra peles oleosas ela não serve, só da pra usar em dias frios.
Beijoooo
Mariana.

Vic estou super ansiosa para que testes a base nova da Lancôme a Teint Vissionnaire. Eu tenho ela, mas foi uma decepção, tenho muitas manchinhas e acne, em mim não cobriu nada, prefiro a minha studio fix da MAC, ou a da Bobbi Brown, comprei tambem a dual balancing da Shiseido, mas ainda não chegou :(

Vic, fala mais do efeito da koh gen do por favor…
uma marca que nunca vi vc falar é da Sisley…se tiveres chance testa a Phyto teint eclat e a que tem pepino na formula, a transmat…tenho ambas e te digo elas tratam a pele, deixam vc com rosto descansado, irás amar também.

tenho a pele oleosa e ainda nao encontre uma base que mim cai cer bem. tom da minha pele morena clara e tenho uns manchinhas da gravides como esconder e qual e a melhor base.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: