Sem mistério: pó finalizador

Muita gente me pergunta o que seria o pó finalizador… na verdade é simples mas pode gerar um pouco de confusão. Por quê?

. Pó finalizador pode ser prensado ou solto
. Ele pode ser antibrilho/matificante, pode ser levemente cintilante, pode ter gradações de cor de pele (como a base) ou pode ser branco
. Ele também pode ser conhecido como pó translúcido ou pó de arroz! Haha lembram do pó de arroz?
. O pó finalizador não tem muito poder de cobertura – ou seja, a base em pó não é a mesma coisa que o pó finalizador, porque ela cobre mais.

prestige shadow dust in jump beige

Basicamente ele serve para, como o nome bem sugere, finalizar a maquiagem! Sabe aquela sequência básica e muito usada e citada pelos maquiadores – base, corretivo e pó? Então, o pó é esse aí. Ele dá o acabamento pra pele – podendo ser mais opaco ou mais natural, depende do que você escolher – e ajuda a segurar a maquiagem no lugar por mais tempo. Ele também serve para retocar, se depois de um tempo a pele começa a ficar um pouco oleosa na testa, por exemplo, você aplica o pó e resolve a questão. Mas pra esse caso é melhor ter a versão compacta, já que os soltos costumam ser mais trambolhos para carregar na bolsa.

Tooodas as marcas têm um pó finalizador em sua linha. É super necessário ter um no nécessaire? Depende, mas acho melhor investir primeiro na base e no corretivo (especialmente se sua base for em pó, que aí já é 2 em 1), mas de fato para fazer aquela pele impecável… nada como o combo base líquida + corretivo + pó! E bom, quem tem pele oleosa nem precisa de muitos argumentos, já deve usar esse recurso todos os dias! Ao contrário dos pós de arroz, as versões modernas têm características muito positivas como a textura ultrafina/micronizada, para não deixar a pele “empoada”, e a capacidade de sugar o brilho ao mesmo tempo em que ilumina o rosto, entre outras. Coisas da tecnologia.

O que eu mais uso é o Micro-Fil Loose Powder do Giorgio Armani, um pó solto super fininho, vem em 3 cores (a minha é a mais clara). Quando quero um toque mais festivo uso o Météorites da Guerlain (já falei sobre aqui), que tem um leve brilho (mas nada assustador haha). E outro dia chegou em casa um de presente da Strawberry Net (famoso morangão, tem pra comprar lá por R$ 35) que adorei: é o Sheer Pressed Powder da Stila, bem prático exatamente por ser prensado. A cor do meu é branco, o que pode assustar… mas calma, ele não te deixa gueixa!!! O branco na verdade é totalmente sem cor, mas faz as mesmas coisas que o colorido. Um famoso pó finalizador dessa versão branca é o Set Powder, da MAC.

Para aplicar: embora muitos venham com esponjinha, eu prefiro aplicar com o pincel mais gordo que tiver, porque dá um efeito mais natural. Outra coisa, não precisa usar em 100% do rosto! Pode passar só na testa, nariz e queixo e deixar o resto do rosto livre, dá uma aparência mais natural, porque a pele não fica totalmente coberta e mascarada.

É isso!! Espero ter ajudado a solucionar esse dilema hehe!