Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Sacanagem

02/06/10

Já recebi muitos emails de garotas deprimidas porque o produto que elas amavam saiu de linha. E elas me perguntam: mas Vic por queeee as marcas fazem isso? Aí eu tava pensando sobre o assunto e cheguei a conclusão que só pode ser uma coisa: a pessoa que decide tirar um produto de linha, assassinar o coitado, só pode ser algum executivo boboca, um homem que não usa batom ou coisas do tipo, e que pensa em números de venda em vez de pensar nas consumidoras que gostam daquele produto. E aí tchau!

Tá, eu entendo que tem que rodar e renovar e inovar e tal, mas eu tava pensando aqui que muitas marcas brasileiras se contentam em ter um portfólio pequeno de produtos, sabe-se lá Deus porque, em vez de ter bastante variedade e opção pra todo mundo ser feliz.

Por que não pode lançar uma coisa nova SEM tirar a antiga de circulação? Sabe, tem coisa que você não precisa substituir, pode acrescentar! Eu já quase senti isso na pele, quando meu amado batom Fleshpot da MAC saiu da linha normal e virou MAC Pro, então bem ou mal eu ainda consigo encontrar, mesmo que seja mais difícil.

sacanagem

To em campanha contra o assassinato dos produtos queridos!

Ah: mas isso não vale pra edição limitada, porque aí eles tão jogando limpo e avisando desde o começo que aquilo ali vai sumir depois – e isso gera desejo né?

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

106 replies on “Sacanagem”

Que bom encontrar alguém que também sente a falta desse corretivo! já mandei e-mail pra natura e tudo.. eles falam que entrou um outro similar.. porém esse novo não chega nem perto da qualidade daquele antigo. acho que eles tiraram de circulação porque ele durava um bom tempo.. e aí já viu, as pessoas demoram a precisar comprar.. uma sacanagem da natura.

Meninas (Thais e Aline), me solidarizo a vcs! Mandei um e-mail pra Vic falando exatamente sobre este corretivo que eu AMO e não encontro mais! A própria revendedora Natura me falou q os corretivos "atuais" não chegam aos pés do da linha Unica. Deixo aqui meu protesto e meu pedido para que a Natura relance o corretivo. Se o problema é q ele dura muito, façam uma embalagem menor, lancem com outro nome mas, por favor, tragam de volta nosso corretivo!

Assino o protesto. Concordo plenamente, pra que acabar com um produto pra lançar outro? Porque não deixar os dois em circulação?

E eu to aderindo à sua campanha, em memória do meu amado lápis de olho violeta da Bourjois, que agora eu tenho que ficar economisando porque só me restou um toquinho, snif…

Adoramos seu post Vic. O pior é explicar para as clientes que aquele produto que elas amavam não é mais fabricado. Isso já aconteceu dezenas de vezes e o pior, continuará acontecendo. Estamos com você no protesto!

com relação aos batons, sombras etc. eu choro mas até entendo.. o que acho ABSURDO é quando fazem isso com bases e corretivos! é tão difícil achar uma cor/textura/fórmula que se adapte bem à nossa pele..
outra coisa que não entendo é uma coisa que a Natura por exemplo faz bastante.. ficar mudando os nomes dos batons! e colocar número em vez de nome! é bem difícil né?
eles não se ligam que a mulherada compartilha informações? acham q a gente vai lembrar o NÚMERO do batom, quando alguém perguntar qual a gente tá usando?? tudo bem q tem q ter uma certa criatividade pra inventar nomes de batons e esmaltes, mas isso a gente sabe q o povo tem de sobra!

Acho que elas fazem isso pra machucar e ferir nosso coração, pra a gente nunca mais esquecer deles, pra dar o que falar, sei la, tal vez não seja nada disso, não tenho muito opinião formada sobre esse assunto, só sei que é um saco elas fazerem isso mais tambem nao to nem ai as vezes. Bjo Vic. Saudades da TV Beaute.

Concordo! E não vale só pros cosméticos, meu biscoito preferido saiu de circulação aqui no Brasil e não tem nada mais bizarro que esperar a próxima viagem e comprar milhões de pacotes pra estocar em casa. Fora que os amigos riem da minha cara quando, ao invés de pedir pra eles trazerem uns cremes Victoria's Secret, eu peço 10 pacotes de Combos de Cheddar quando eles vão pros EUA! Meu pó compacto do O Boticário também foi um trauma, só pra constar.

A minha experiência de L'Oréal me ensinou que a gerência só permite até um certo numero de produtos numa linha. E muito caro manter tantos "skus" como chamam, especialmente os que vendem em pequenas quantidades. Então que precisam descontinuar para lançar novos. E novos produtos geram mais receita… Mas sugiro que fiquem de olho, como alguns comentarios sugerem acima, pois muitas vezes as marcas trocam o nome ou como fez a MAC que relançam dentro de outra linha. Por exmplo, a própria L'Oréal as vezes relança produtos/cores da Lancôme em outras marcas mais acessíveis como Maybelline e L'Oreal Paris.

Vic!
já que vc tá em londres, poderia fazer um post com locais bacanas pra comprar maquiagem, cremes e coisinhas legais. To indo pra ai e gostaria de ter uma noção!
Mt bom o seu blog!

Conte comigo!!! Eu tenho varios produtos q economizo!! Meu batom rosa mais perfeito saiu de linha…e pra ajudar estraguei metade da bala dele…ve se a Natura se importa cmg?

Sinceramente tenho evitado comprar produtos q podem sair de linha do nada pra não sofrer!

Ahh ele tbm tiraram um corretivo q era o tom exato da minha pele de linha!

Oi vic,
Nao queria te desestimular, nuca, fora de mim, mais preferia o antigo layout, era mais pomposo e tal. Ia ser legal até continuar mais incrementar mais o blog
bjo

Eu me apaixonei por uma base do Boticario, ficava perfeita em mim, quando fui comprar de novo não tinha mais, tinham dividido em mais cores, a linha tinha 3 e passou pra 6(eu acho), só que nenhuma delas era igual a antiga.Fiquei muito triste, nunca vou me conformar.

Concordo e assino embaixo… mas vocês tem impressão de que as vezes certos produtos saem de linha com um nome mas voltam com outro (vejo isso com os nomes das cores, as vezes é a mesma coisa mas com o nome diferente… será vende mais?!)???
Acho que pode ser uma jogada de marketing, tentar atrair novas consumidoras com nomes mais bacanas, sei lá…

Vic,
Sempre leio – e adoro ! – seu blog, mas quase nunca comento… mas dessa vez não posso ficar quieta !! hahaha !!
Sou orfã do Corretivo da Natura, da Linha Única… acho q essas empresas têm um departamento responsável por descobrir quais são nossos produtos preferidos e tirá-los de linha !! hahaha !
Bons passeios por Londres!
Bjos!

Tá todo mundo sentindo falta imensa desse corretivo da Natura.. será que só eles não veem isso?!
Eu sou daquelas que fica irada com a marca que faz isso..
E pelos comentários do blog.. a Natura está entre as campeãs de tirar produto bom de linha.
Mancada da empresa não?

Pior pra eles, né? Pq as consumidoras vão pegando raiva, como outra leitora que eu vi mais pra baixo que n usa mais a linha Chronos pela hipocrisia dos refis. Vic, manda um e-mail pra a Natura em nosso nome e diz pra eles olharem esses comentários, vai! Bj.

Isso é realmente complicadissimo … pior do que sair de linha uma make q a gente amaaaaa e fica doida pq nao encontra mais.
ë quando um produto de tratamento sai de linha … imagina aquele hidratante ou anti-rugas q vc ama e super se adapta a sua necessidade/pele sai de linha ? É de surtar .. pq ate vc achar um substituto .. haja coracao.
E as linhas de tinta de cabelo ?? Nossa, enlouquece qdo lancam novas cores e tiram outras de linha … Me deixa enlouquecida. Tenho 39 anos e muiiiiiiiito cabelo branco, acho q ja com 70% .. ou seja, sou escrava de tinta, quando tenho q mudar a cor… surto.
Cade o carinho com as consumidoras ?? rsrsr
Beijinhos, !

Eu ganhei um perfume da Lancôme edição limitada, há uns dez anos, chamava-se Chrysalide… Até hoje fico triste por ter sido edição limitada, nunca mais achei um perfume que eu gostasse tanto quanto eu gostava daquele. Era o "meu" perfume sabe? :~
Podiam voltar depois de um tempo com as edições limitadas…

Concordo plenamente! Fiquei órfã de um shampoo da tânagra, para cabelos secos com raíz oleosa – o produto foi indicado por um cabelereiro e deixava meu cabelo incrível, super sedoso. Eles podiam, pelo menos, fazer um recall às avessas, avisar todo mundo que ia acabar, assim a gente corria pra limpar os estoques e se preparar psicologicamente, rsrsrs

Descobri esses dias, em um passeio pelo Frei Caneca pós Casa de Criadores, uma sombra gloss MARA da Contém1g. Ganhei 3 sachêzinhos: 2 nudes e 1 prata – todos metálicos. Fiquei tão, mas tão apaixonada que fui comprar todas as versões e cores disponíveis no outro dia. Resultado? Essa sombra saiu de linha, mas eles ainda distribuem os sachês que sobraram. (Pelo menos foi o que me informaram na loja) MUITA sacanagem né? Fiquei muito triste… e agora trato os meus sachês, ou o que sobrou deles, como se fossem ouro!

Nem me fale, tem um finalizador pra cabelos cacheados que eu adoro, é o único que deixa meu cabelo bonito, e acabouuu, e eu não sei o que vai ser da minha vida sem ele! =(

Sofro até hj porque a Avon tirou o Birchwood de linha!
nunca mais encontrei um nude tão perfeito…e até a cobertura era boa sabe…meio satin da mac!
usei 3 até o fim…
sofrido!

amei o post VIC
beijossss

Queridas, também estou nessa campanha!!!
Posso estar muuuuiiito enganada, mas observo que isso acontece principalmente com produtos nacionais. A Natura adora fazer isso: lança produtos ótimos e depois tira de linha sem explicar o porquê.
Decidi no mês passado não usar mais a linha Chronos. Gosto dos produtos e usava os cremes há 6 anos. Nesse tempo tive que comprar embalagens novas 4 vezes, no mínimo, porque as embalagens mudaram. Sempre achei muito legal a idéia dos refis, mas é a maior hipocrisia. Agora, além de reduzirem a quantidade de produto na embalagem quase pela metade, mantiveram os preços (nada competitivos com os que compro lá fora – da Bioderma).
Mais uma vez posso estar enganada, mas percebo que muitos produtos que eu comprava há 15 anos no exterior eu ainda encontro, até hoje, em qualquer farmácia ou loja especializada lá fora e nos free shops.
Enfim, concordo com a Vic. Deve ter um homem que não entende nada do assunto e que só avalia números ao tirar produtos que adoramos de circulação.
Beijos

Oi Vic, tudo bem?
Primeiramente eu gostaria de falar que adoro o blog e leio ele direto! Estava sentindo falta de novos posts até ler a foto sobre os feeds… kkk
Mas o que eu queria mesmo dizer é que achei bem legal o novo layout do blog, mas essa fonte está péssima para ler! Atrapalha no entendimento e tenho que me esforçar bastante pra decifrar o texto… hehe
;)

Vic,
Pior que a falta de produtos queridos é quando a marca simplesmente não vende mais nada para sua COR.
A lancome, MURDERER rs, assassinou minha cor de base (pele negra escura) em toda a linha de maquiagem!
Entrei em contato com a sociedade e estou esperando meu retorno aos EUA para entrar em contato telefônico para reclamar…
Sei que não há muito a ser feito. No entanto, é sempre bom sinalizar que haviam, sim, consumidores de peles negras daquela marca.
Continuo usando os outros produtos, de extrema qualidade…Mas foi muito chato ter que começar a usar uma marca nova…
Beijos….

nao posso dizer que sei qual a razao exata de um produto sair de linha, mas acredito que a tomada dessa decisao leva em conta muitos fatores, inclusive a quantidade de vendas. quando o produto fica lá obsoleto, há muito tempo, acaba sendo meio que "soterrado"pelas novidades que vao surgindo. daí, mesmo que seja pouco, se as vendas começam a cair, sai mais caro fabricar esse produto, já sabendo que a meta das vendas e dos lucros nao vai ser atingida, entao eles tiram de linha. além da jogada esperta de marketing, de tirar de linha e voltar ele em uma linha nova, mas com outro nome.
sei lá, é a minha opinião. mas de qualquer forma deve ter um tequinho de maldade nisso tudo ahaha.
beijo, Vic

Viiiic! Faz mais post hj, vai, começa a mostrar os produtos da Illamasqua (sei lá como escreve) q vc mostrou no flickr, por favor! Saudade, menina! Tudo de bom p vc!

Tb estou nessa campanha!!!!!
Tenho vááários traumas desses, um dos mais recentes foi a linha de Mel e Limão da L'occitane….triiiiste demais!!!
Bjsss

Puuutzzz a linha Mel e Limão saiu de linha e eu não comprei o perfume, super gostosinho? Jura? Só tenho o gel de banho…
Mas o que eu amo e saiu de linha, é um batom rosa da Avon, o Twig. Nunca mais vi no folheto!

Isabel, saiu de linha memso, a moça da loja que me falou… Só consegui comprar mais 1 hidratante, o perfume eu não achei mais….

Nada a ver com o post…
Mas as letras desse layout novo estão dificeis de ler, não sei se é o meu computador…
mas tá bem apagadinho, tenho que selecionar o texto pra ler.
Adoro o blog.
bjaum

Já fiquei orfã de tantos produtos que gostava, que agora faço estoque! Mas o que me deixa tristinha é a MAC não trazer coleções legais pro Brasil, como a Give Me Liberty of London. Ou, qdo vem, chegam 1 ou 2 blushes só, por ex, inacreditável. Tb me chateia o fato de lançamentos de uma marca demorarem mais de um ano p/ chegarem ao Brasil. Estou aguardando a Sephora vir pra cá e vender on line.
Qtos às makes nacionais, melhoraram bastante, mas ainda estão longe de dar show!

eu vim aqui só pra dizer do corretivo da natura e vi que nao sou a unica orfa dele!
minha amiga chegou a ligar la, mandou mail, brigou com todo mundo, inclusive a pobrezinha que atendeu e nao tinha nada ver com isso e eles simplesmente nao deram uma desculpa plausivel sobre o fim desse maravilhoso corretivo!!!!
vic, vc q é do babado (e tem moral) , fala pra natura voltar com ele! hahaha

beijooooooo

É que existe uma coisinha chamada RETORNO SOBRE INVESTIMENTO.
E normalmente essas empresas não gostam de seus clientes… mas sim do dinheiro deles (e só).

Como consumidora, também dói meu coração quando um produto queridíssimo é descontinuado.
Como professora de gestão de produtos e marcas, tenho que admitir que descontinuar produtos é a única fórmula economicamente viável de termos novidades. Ou seja, para que haja lançamentos, alguns produtos serão escolhidos para serem "assassinados", se não a conta não fecha. Resumidamente, se uma empresa tem um portfólio de produtos muito grande, precisa de mais gente para administrá-lo, mais trabalho para montar as previsões de volume, muitos insumos diferentes comprados em menor quantidade (por exemplo, pigmentos), representando menor poder de negociação com os fornecedores em função do volume. Precisa também conquistar mais espaço no ponto de venda. Todas essas coisas acabam gerando um custo maior para as empresas. (continua)

(continuação) Quando seu custo cresce, só há uma opção, que é aumentar seu preço. Então, para manter o preço dentro do patamar que a empresa escolheu para posicionar seu produto, ela escolhe não aumentar seus custos. Aí a solução é passar o facão no portfólio de produtos e os primeiros candidatos são os que têm baixo volume de vendas.
Agora uma coisa é verdade: há formas boas e ruins de se fazer isso. Quando o gerente da marca é bem ligado na opinião dos seus consumidores, pode (e deveria) levar em consideração outro fator, que é o nível de fidelidade que o consumidor tem com o produto. Às vezes o produto vende pouco, mas tem clientes tão fiéis que é melhor mantê-lo em linha, porque fidelidade é TUDO o que uma empresa deseja. Se o gerente está mais preocupado com o seu mundinho em vez de olhar como os consumidores se relacionam com o produto, pode fazer c***** mesmo. (continua)

(continuação) Para finalizar, fora do Brasil vemos produtos mais "eternos" nos portfólios por um fator demográfico – o percentual de pessoas mais velhas é bem maior que no BR, e normalmente esses produtos mais "velhos" são os que tem alto nível de fidelidade. Como lá número de pessoas mais velhas é maior, o tamanho do mercado justifica a permanência do produto em linha.

Sorry pelo post gigante, mas achei que seria uma contribuição válida para a discussão.

Vic! Vc ainda nao postou como fica na pele o blush em bastao da Tarte!!! Quero mto ver…ainda mas pelo tom uva que vc adquiriu!!! Coloca fotinho, vai?!
Bjss

Oi.. adorei o post..tb acho que não se deve acabar com os produtos que amamos!! Bom, mas mudando de assunto, Vic, queria saber se vc conhece algum produto que elimine aqueles horripilantes e indesejáveis cravos que teimam em se alojar no nariz?!!! rsrs.. Eu tenho pele oleosa e sofro um pouco com isso, só não tenho tanto, pois limpo religiosamenteeeeee o meu rosto com gel de limpeza e esfolio toda semana. Mas, aquelas coisas teimam em ficar lá!!! Ahh, tem mais uma coisas, para poros dilatados uso o quê? qdo passo ou o pó ou a base eles continuam dilatados, valeu, abraços…POR FAVOR ME RESPONDA;)

Puta falta de sacanaaaaaaaagem fazerem isso com a gente! Odeio quando acontece tbm! DO NADA aquele esmalte que você ama some das prateleiras! >=(
Vou entrar pra campanha tbm! hahaha

“senão sou apedrejada e dizem que eu vivo fora da realidade hahaha!”
Pagar R$300,00 de um coret de cabelo…. Desculp equerida mas……#foradarealidadetotal.

É só pra ferir nossos sentimentos mesmo, rsrs

Vic vc sabe como faz pra deixa aquele lapis de olhos duro mais ”macio” pra poder delinear melhor?,
pq meu eu vejo teus videos e vc passa com tanta facilidade, e eu tenho que ter toda uma concentraçao pra conseguir acertar, ou sera que nesses casos é melhor jogar fora e ir atras de outro que preste?

beijo

Olá.

Eu costumo passar no isqueiro assim muito rápido na chama, tipo 1 segundo, e isso ajuda a ficar mais macio, espero ter ajudado.

Beijos

Olá:
Eu costumo passar a ponta na chama de um isqueiro assim tipo 1 segundo só mesmo. e eles ficam mais macios.

espero ter ajudado.

beijos

Vic sempre acompanho seu blog, acho que vc é bem direta, divertida e já segui várias dicas suas…
Eu também fico arrasada quando um produto de maquiagem que eu não vivo sem é descontinuado (aí, haja espaço em casa para estocá-lo)…isso aconteceu comigo com um primer da Chanel maravilhoso, que não existe mais e limpei o estoque da Sacks Fifth Avenue… mas sei que as empresas as vezes não podem ter tantas cores no seu catálogo, pois dificultam a distribuição e diversas outras questões logísticas, além de ainda terem que incluir os constantes lançamentos… isso as leva a selecionar os itens mais vendidos e aqueles com pouca venda acabam sendo deletados do catálogo… não vejo muita alternativa para isso, a não ser torcer para que os produtos que a gente ama não sejam descontinuados/ sejam sucesso de vendas ou então que as empresas, em respeito, às consumidoras pelo menos avisem com alguma antecedência que vão descontinuar um produto para que possamos preparar nosso estoque ;-)

Também odeeeeeeeeeio quando as empresas fazem isso!
O Boticário tirou meu corrretivo preferido de linha (aquele que vinha em bastão), depois que eu coloquei a embalagem fora (tinha refil), relançaram. Comprei. Quando fui comprar o refil tinha saído de linha de novo!
E agora a Natura anunciou a morte do Seve de Avelã! Tem tantos Seve fedorentos, porque vão matar justo este que é ótimo e é o meu vícioooooooooo???
Raiva, viu?

jura que vão tirar o seve de avelã?? é uma delícia! será que dá tempo de fazer estoque? heh

concordo!
tenho um certo trauma.. sinto falta da linha toda da Única da natura, a Risqué ja tirou uns trocentos esmaltes q eu amava, a YSL tirou o perfume mais que perfeito do meu namorado (2 perfumes, diga-se de passagem).
triste!

Esse mes a natura tirou uns creminhos para rosto da linha todo dia,
só pq eu nao sei viver sem eles, snif

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Make ,
Tags: