Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Maquiagem para negras (+ vale pra todo mundo)

25/01/10

Então, antes de começar esse post eu devo dizer que nunca entendi o porque de receber comentários do tipo “mas Vic, você não vai falar sobre maquiagem para pele negra?”. Eu realmente acredito que não existe nenhuma diferença na maquiagem das negras – tirando o fato de que pode ser mais difícil encontrar produtos pra pele como base e corretivo. Pra mim sempre foi uma questão de encontrar os tons certos, coisa que eu também tenho que fazer sendo branca como um fantasma! Mas as dicas sempre foram universais, pra cada uma adaptar a sua realidade. Não tem essa de que porque eu sou branca, tudo o que falo aqui só serve pra mim. Pelamor né, isso ia ser um lixo de blog hahaha!!!

Então eu realmente achava que vocês, negras queridas, tinha algum complexo estranho. E pra tirar a dúvida fui conversar com a maquiadora e treinadora da MAC, Kátia Araújo, que é negra e bem, entende bastante de maquiagem.

A Kátia em ação no camarim – onde eu fiquei alugando ela!!

E sabem qual foi a primeira coisa que ela me falou? “Eu uso tudo sem restrição, o fato de ser negra não interfere”.

Ah tá. Eu SABIA!

Fiz ela me contar vários produtos que adora pra vocês verem que sim, negras podem usar de tudo, sombra marrom, batom rosa, blush rosa, sombra colorida etc etc. A única dica é: “cuidado com cores claras demais, é como um giz num quadro negro, pode ficar muito gritante”.

Agora, antes de começar com os produtos, atenção: a Kátia é treinadora da MAC então é claro que todos os produtos que ela cita são da marca, mas a ideia principal desse post é mostrar como vocês negras podem se aventurar além do bronze e do dourado. Então se MAC está fora do seu orçamento, procure em marcas mais baratinhas que certamente você vai encontrar substitutos!! Vocês tem que fazer um pouco do trabalho né, e experimentar maquiagem é uma delícia. Mas coloquei aqui os tons (tem no site da MAC) pra dar uma noção!

. Para fazer a boca nude ela gosta do ba

tom Blankety, do Viva Glam II, do Siss e do Honeylove. Boca nude fica linda em negras

. Pro batom rosa ela conta que o Snob fica claro demais, e prefere o Faux, o Pink Plaid e o Pink Nouveau. “E também adoro o Up the Amp, que é meio lilás”

. E cores vibrantes? Ela ama os vermelhos Ruby Woo e Russian Red (notem que são meus favoritos também), o Dubonet que é mais fechado e adora usar laranja, tipo o Vegas Volt e o Morange, supervivo, “mas esse tem que acreditar!!”

. De sombras ela conta que os tons de bronze e dourado são clássicos mas ela ama a Humid, um verde folha, o blush Frankly Scarlet usado como sombra – fica vinho, é o que ela tava usando no dia, superlindo – o Paint Pot Rubenesque, um bege pêssego. Entre as marrons favoritas estão a Embark e a Mistery (mais acinzentada). E pra iluminar ela gosta da Woodwinked e dos pós brilhosos Mineralize como sombra, pra dar aquele acabamento fino e rico

. Além do lápis preto ela recomenda o verde Minted, “é belíssimo!!” e o bege (ela tava usando o do Duda Molinos haha, shh!) “lápis branco já fica exagerado, prefiro o bege que dá o mesmo efeito mas é mais discreto”

. Blush? É CLARO que negras (e morenas!) podem usar blush rosa – eu não sei quem foi que falou que não podia… Kátia adora o Coygirl, o Pinch Me e o já citado Frankly Scarlet. Dos marrons ela gosta do Raizin e do Format

. Agora iluminador. Ela contou que até usa os mais claros, tipo o Silver Dusk (que é meu queridinho!!) mas daí tem que aplicar com parcimônia. “Mas sou viciada nos Mineralizes, e tem o iluminador em pó solto Golden Bronze que é o máximo”

Espero que as dicas sejam úteis – e que vocês tenham aprendido a lição principal desse post: TESTAR e OLHAR NO ESPELHO são fundamentais para a maquiagem. Não é olhando de longe e imaginando como fica que você decide se vai ou não usar uma cor diferente.

(Fotos das cores tiradas do site da MAC)

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

84 replies on “Maquiagem para negras (+ vale pra todo mundo)”

Achei importante as dicas de vcs par maquiagem em negras.. tenho uma amiga que sofre muito c isso..pois algumas bases e corretivos ficam com a coloração acinzentada na pele dela..será q vcs podem dar uma dica de uma marca.q não deixa esta aperencia na pele da mulher negra..além da Mac…

agradeço

kiss

Obrigada, você pode até pensar que não tem diferença, mas sou mulata, negra da gema e sei que é super complicado comprar e ter bons maquiadores que saibam aplicar cores bacana no tom de pele negro.
Amei todas as diquinhas e posso dizer que a natura tem uns tons bem parecido e mais baratos de blush quem queiser conferir o endereço esta aqui em baixo.

Obrigada novamnete !!!!!!

http://scf.natura.net/Busca.aspx?PalavraChave=blush

Confesso que gosto de cores, mas me acho estranha usando rosa. Eu até tenho algumas coisas, uns tons de batom, mas sei lá, não me sinto bem. Não sou escrava do marrom/bronze/dourado. Uswo verdes e roxos e vermelhos. E blush rosa, às vezes, apesar de preferir um alaranjado.

Minha encrenca mesmo é com bases e, especialmente, corretivos… :)

Vic,

Compartilho da sua opinião!
Acho que deve-se ao fato de fazerem tantas matérias como ” maquiagem pra negras”, “o que fica bem em vc”…..e blá blá blás…
Sempre me perguntei: como assim alguém sabe o que fica bom em mim? Eu é que sei…hehehe… logico, ver tendências, se atualizar, receber umas dicas é perfeito!
Mas o look é individual, roupas, makes, acessórios, isso cada uma vai compor conforme o estilo de vida e de ser!!!

beijos e adorooo suas matérias!

Pra mim, o post mais aguardado do século!!!
Já está tudo devidamente anotado!! :)

Vic,

adorei o post. ando me aventurando pelo mundo dos make depois dessas dicas, irei mais ainda.
tava esperando algo mais direto como esse post. gostei tanto que tive até que comentar (meu primeiro coments rs) adoro o ‘dia de beaute’ :)

Amei tudo Vic! Lógico que vai de gosto pessoal, ocasiões, bom senso e afins . . . mas este post me encorajou a me aventurar + ! Amooo o blog, os vídeos . . . Congrats, garota!

nuncaaaaa, mas nunca mesmo, que a make negra pode ser comparada com a de uma mulher branca. Opções de base e corretivo são bem menores para elas. Agora o bom senso ajuda realmente. Mas não é igual Vic, acredite!

Adorei o post, Vic!
E olha que sou branca transparente hehehe
Vc sempre nos inspirando!
Posso fazer uma sugestão? Vc podia postar mais aqui os seus makes.. Não só de festas e tal, mas de eventos mais informais tbm. Eu sou super contida com maquiagem (aqui no Rio, além do problema do calor, as pessoas te olham como uma alienígena se vc abusa mais nas cores), mas sempre que vejo um make legal numa pessoa ‘real’ fico mais inspirada e confiante. heheh Acho que mtas meninas devem ter a mesma sensação!
Beijão, fofa, e sucesso!!!

Vic, adorei esse post! Eu nunca tive grandes encrencas com cores porque sempre fui de experimentar muito e hoje acho que tenho o básico como base e corretivo nos tons certos. Agora sombras e batons, realmente vai do gosto pessoal né… eu adoro vermelho por exemplo e tenho uma amiga loiríssima que não tem coragem de usar, não acha que fica bem, etc. Tudo depende de achar o tom certo né? E experimentar bastante o que é invariável pra qualquer tipo de cor/etnia.
Ainda assim, achei uma super mão na roda essas dicas “extra”de produtos porque é bom já ter um “caminho” pra poder comprar, quando bate a insegurança, e também não é sempre que dá pra ficar experimentando tudo.
Beijo Vic, adoro o blog!

Que post bábaro! Adorei as dicas…. Irei adaptá-las para mim que sou branquela porque achei todas as cores lindas rs!!

beijos

Vic, te vi na rede tv!!! tava cheia de plumas e linda como sempre.
adorei mto, sucesso pra vc!!

Vic… as cores das sombras estão lindas!
e, menina, vi uma moça muito igual a vc no Shopping Rio sul hoje!
Nossa, chegou a me espantar de tão parecida!
rs
bjo bjo
=)

graziele pacheco.

VIC!

VIC!

POR FAVOR…!

ACESSE(M) O THE SUPERFICIAL E ME DIGA, O QUE ACONTECE COM DONATELLA VERSACE?
COM TODA AQUELA GRANA E GLAMOUR ..COMO ELA ESTÁ DESSE JEITO?

(FOTO 1)
http://thesuperficial.com/2010/01/donatella_versace_topless.php?bfm_index=1

(FOTO 2)
http://thesuperficial.com/2010/01/donatella_versace_topless.php?bfm_index=2

(FOTO 3)
http://thesuperficial.com/2010/01/donatella_versace_topless.php?bfm_index=3

TEM MUITA SOBRA DE PELE E PEÇO UM POST SOBRE PELE… PLEEASE..!

Beijos

Nossa, parabéns pelo post! De dar água na boca, deu até vontade de ter a pele no tom da maquiadora, porque deve fazer um contraste lindíssimo com as super cores indicadas!

Victoria (não chamo de Vic porque seu nome é ótimo),

Com acompanhante do seu blog há algum tempo quero declarar que estou orgulhosa da sua pessoa. Você fez uma montagem!!!!!! Sei que no passado você já escreveu aqui que queria ter tempo e saber fazer super montagens e fiquei super feliz de vc ter feito pq sei que dá trabalho! Ficou ótimo!!!

Em tempo, sou morena oliva (referencia NC35) e também sou viciada no Irisdescent Loose Powder Golden Bronze.

Beijos

Adorei o post… de verdade!!

Tenho que admitir q sou bastante complexada na hora de comprar maquiagem (base e corretivo principalmente).

Mas batons, blushs e afins nunca pensei duas vezes: sempre compro o que gosto e que acho que fica bem! Quando surgiu a febre do Snob, eu testei e me achei horrivel; acabei descobrindo o Faux. Amo muito essa cor, que já estou no meu quarto batom!
Agora estou muito feliz pois tenho mais uma listinha de produtos para testar!!

Beijao!

Como sempre arrasando hem vic, continue assim, vc é uma pessoa linda! bjos

Também não entendo essa coisa de preta, branca, azul, amarela… hahaha Cada pele tem um tom e não dá pra falar de cada um. O jeito é encontrar o seu.
bjks
Mel

AMEI o post! Estas dicas são ótimas.
Nunca entendi pq as morenas/negras se limitavam tanto em relação a maquiagem.
Bjo!

Ai, Vic, só tu mesmo :)
Muito obrigada pelo post, pelo incentivo e pelas idéias.
Sou morena (tipo a Jennifer Lopez, só que com cabelo crespo e bem escuro) e gosto de tons de rosa em mim, sabe, e de vez em quando vinha alguma vendedora com esse papo de que “ah, mas o rosa vai te deixar com um ar infantil” (ouvi de uma vendedora da MAC daqui de Porto Alegre/RS), “ah, mas tu deves usar tons mais terrosos, dourado, cobre, marrom” (o que normalmente escuto em lojas de cosméticos).
Achava que era um problema localizado aqui no RS, onde predominam as brancas e loiras, hehehe, e elas não sabem muito bem como lidar com clientes de outras tonalidades de pele.
Beijos!!!

Sou morena, meu tom de pele é marrom, bem latino. Achei difícil encontrar a base ou o corretivo perfeito. Fui em 3 lojas MAC, mas foi somente na 3a que uma maquiadora negra acertou a cor da base perfeita para mim. Tbm me indicou o blush Pinch Me. Realmente, não tem diferença, gente. É preciso bom senso e procurar a base ideal. Uma vez encontrando, é só se jogar. Ah, eu uso batons rosa, incluindo o Snob tbm.

MUito legais as dicas. As meninas perguntaram ai a cima sobre base e corretivo. Eu já rodei muito atras desses benditos….base até encontrei a contem 1g parecida com a minha cor mais corretivo….o unico que encontrei exato foi da MAC. Valeu cada centavo que gastei com ele. Ah a base mac tbm é exata ao meu tom de pele.
O bush da mac que gosto muito é o Loverhush, e um outro q não é mac mais que fica muito legal é o cocoa da jordana.
bjosssss

Vic !

Ai fiquei tãooo feliz com esse post !
Sou negra e adoro quando os blogs falam especialmente sobre esse assunto.

Porém compartilho com você essa opinião que podemos usar tudo ! Eu pelo menos uso tudo, e sou feliz hehehe
Adapto, invento copio maquiagem para ” brancas ” que feio falar assim, mas enfim !

Sobre os produtos, tenho que admitir o seguinte, infelizmente as marcas brasileiras, oi Avon, Natura, Boticario, Yes e entre outras …, elas NÃO investem em produtos especificos.
Acham que toda negra tem a mesma cor, logo lançam uma base e um corretivo.
Mas de resto, leia – se batons, blushes, lapiseiras e sombras eu dou meu braço a torçer, em especial a Contem 1 G, Vult e Yes, D.M. otima qualidade e otimo preço.

Como você disse, se não tiver dinheiro pra comprar bases da Mac, eu indico não comprar de uma marca brasileira, e esperar e comprar pelo menos uma da Mac, é um investimento e dura horrores.

Aqui no RJ, eu fui atendida no Barra Shopping pela Leticia, foi super atenciosa !

Sobre o ” trabalho ” isso tem que ter mesmo, é ir experimentar, perguntar indagar … faz parte.
E eu adoro :)

Infelizmente nem tudo são flores, eu mesma comprei um Snob genérico e agora to tendo que usar ele com outro pra escurecer, mas não me impede de usar um baton rosa, hehehe.
Esse post vai pros meus favoritos !

Um grande beijo e sucesso.

Alice Silveira

Vic, amei seu post e concordo tb qdo vc diz q a gente tem q olha no espelho e ver se ficou legal!! Amoooo blush rosa, principalmente um – meio rosa queimado-clarinho (existe???) – da LÂncome.
Agora pras meninas q perguntaram acerca dos tons de base e corretivos, no meu caso, funcionam bem a base do boticário, o corretivo intense (boticario tb), a base mineral da contém1g, a base mouse da maybelline, e os corretivos do Tio coreano da Marina (2beauty). Ah!! E os pós da maybelline tb arrasam!!
Me jogo totalnos batons cor de rosa, misturo duas cores da vult (acho q 5 e 9) e ficamaravilhoso! Na minha m~e ficou divino! E o nude mais em conta q os da Mac é o Terra do Sol do boticário, melhor não existe!!!

Bjss!

AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI O POST…
geeeeeeeeeeeeeeeente… essa maquiadora…. quero abraçá-la…. ele disse aquilo que passei a acreditar 1 e meio atrás….. a gente pode tudo…. YES YES YES!!!!!
Eu comprei uma sombra verde limão pra usar como iluminadora no canto interno dos olhos com uma sombra azul marinho…. geeeeeeeeente falando assim fica tenso…. mas noooooosssaaaa quando passei foi arrasooo total!!!!!
VIC, EU TE AMO.
Ah, esse post tem um lado negativo!
Eu estou com uma lista com 6 produtos MAC pra comprar…. hahahhahahhahahahahahahhaahha

Eu concordo com ela. Eu tenho pele escura e uso tudo. Se olho no espelho e o efeito ta legal, saio de casa!

Uso o batom siss faz tempo e realmente efeito com a pele é otimo!

O snob realmente é um batom que eu tenho mas não é o meu IT, comprei sem provar antes mas não ficou tão legal quanto nas fotos do pessoal. Por isso é importante cada um checar antes o que pega bem em vc.

Quanto ao Pink Noveau, eu já não concordo. Não acho que fique muito legal em peles escuras não. É um rosa muito barbie pra pele negra. O Faux dá um efeito muito melhor pra quem for negra e quiser investir num rosa.

Beijo Vic, vc estava sempre linda no SPFW. Minha musa…

Ahhh, quanto às bases, tem várias, é só acertar o tom.

A chanel 40 beige é o meu tom. Os Studio Tech da Mac tem e cores bem boas tbm… Comprei o NW 35 e ficou até escuro demais tive que mudar pro 30.

Quando eu estou com dificuldade na cor da base (quando acaba ou minha pele bronzeia demais etc) eu passo o primer da Berverly Knight (bem bom pra pele oleosa) e antes de secar passo studio fix. A textura fica ótima.

beijo

muito bom esse post Vic, vou recomendá-lo p/ uma amiga que sempre diz que não curte se maquiar pq não sabe o que usar, que não tem muita maquiagem p/ pele negra e blá, blá, blá espero que vendo lendo post ela mude de idéia :)
bjão

Concordo, o negócio é testar! Não tem como não saber se não testar, até porque nossos gostos nunca são os mesmos, né? Mesmo que eu fosse branquinha, podia não gostar das cores que tu usa e assim por diante! Vaaaamos testar, meninas! ;)

Que bonita a Kátia!
E mesmo sendo morena, adorei as dicas e concordo plenamente que é necessário testar na nossa pele. Melhor ainda se for marca como a MAC, lembro de ficar em dúvida entre os tons e subtons por causa da ampla variedade, isso é ótimo!
Haha falando em poder tudo… Eu antes só tinha um blush vermelho, pensava que combinava mais… aí comprei um rosa aberto da Natura e mais um rosa brilhoso da Maybelline — e uso mais os rosas do que outra coisa! hahahah, chega de preconceito gente!
Beijoss

tem q testar tudinho msm. tá certíssima, vic. eu sou branquela e prefiro lápis bege ao branco, blush alaranjado a rosado e adoro “melecar” o rosto das amigas d pele escura com makes q elas acham inusitados.

Vic. Simplesmente amei o post. Sou negra e sempre concordei que não tem essa de ser branca, negra, amarela ou vermelha, é só testar e ver se tá legal e PRONTO. Gostei muito das cores que ela usa e vou usa-las como inspiração.
Beijos

Não é questão de complexo estranho. Não só bases e corretivos, mas tem muita sombra nacional que a pigmentação é baixa, e na nossa pele fica esbranquiçada- hj em dia muito melhor, mas enfim- aí não tem como vc acreditar que aquilo vai ficar bem em vc. A sombra fica tipo, acinzentada? cansamos de ouvir frases a vida inteira de tipo, ah,negras ficam ridiculas de rosa…e como vc já falou em um post, brasileiro se acha no direito de falar o que bem entender e se meter na vida dos outros mesmo que não seja chamado. E por mais que a galera grite que vc vc tem q usar o que entender, e todas as outras mil´hões de frases feitas, as pessoas em geral temem sim, o julgamento alheio , justamente por essa caracterisca do povo. E não acho q maquiagem valha pra todo mundo todas as cores. todos tem cores que ficam melhor ou pior, e sim, com a experimentação vc descobre, sim. mas… ate a criatura tomar coragem…demora…lendo, com o tempo , indo em blogs, a pessoa acaba “descobrindo” sim, o que vc disse. mas, ate lá…

Obrigada, você pode até pensar que não tem diferença, mas sou mulata, negra da gema e sei que é super complicado comprar e ter bons maquiadores que saibam aplicar cores bacana no tom de pele negro.(2)

lado ultra negativo do post:muita coisa que eu quero testar agora !kkkkkkkkkkkkk!

Morei ha um ano em NYC e qdo fui comprar o batom na cor FAUX (que uso ha alguns anos) e em alguns lugares estavam em falta, alguns lojistas alegaram que essa cor sairia de linha. Sera verdade?

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: