Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

A sobrancelha

08/01/10

Vou contar que estou ansiosa fazendo esse post. Porque eu considero sobrancelhas uma coisa extremamente importante, e ao mesmo tempo (me espanta!) em dois anos de blog, NUNCA falei sobre esse assunto.

E acho que sei porque (é meio egoísta mas faz parte!!). Porque as minhas são boas, eu fui agraciada com a genética da sobrancelha cheia mas nem tanto, bem definida e que não me dá trabalho nenhum (quer dizer, eu mesma tiro, desde sempre, não deixo ninguém tocar, e não considero tirar um trabalho e sim uma terapia). Ou seja, sobrancelhas quase não são uma questão em minha vida, se eu tivesse uma sobrancelha difícil, sem formato, cheia até demais, rala, com falhas, podem ter certeza de que eu já teria dado truques aqui.

Então, voltando na ansiedade, já adianto: é um assunto que não vai ser resolvido em um post só – ficaria gigante – e também é impossível contemplar todos os problemas que as mulheres podem ter. Então vou falar de algumas coisas e, com o tempo e baseada nas perguntas que surgirem nos comentários, vou falando mais, combinado?

. Sobrancelha não tem que seguir tendência. Tá, de fato está rolando uma onda sobrancelha apagada, descolorida, nos desfiles, editoriais, algumas modelos adotaram etc e tal. Mas se não combina com o seu rosto e mais, com a sua sobrancelha, não adianta você tentar que vai ficar bizarro. O que dá pra fazer é incorporar de leve. Exemplo: se você tem sobrancelha bem escura e grossa pode passar aquela escovinha de sobrancelha num corretivo e aplicar de leve sobre a sua, dá uma clareada mínima, pouco radical. Mas se você já tem fios ralos e clarinhos nada impede de dar uma passo além e clarear mais e entrar na tendência. Porque vai ornar. Por outro lado, se a “tendência” é sobrancelha super grossa e definida Audrey-style você pode aumentar de leve o desenho da sua, não precisa tentar reproduzir algum outro desenho no seu rosto.
Entenderam o ponto principal? Você pode brincar e mudar, desde que se mantenha fiel a sua realidade sobrancelhal. E sempre sabendo que a mudança vai ter impacto no rosto inteiro.

Lara Stone sem sobrancelha (o seu normal) e com, na capa de uma Vogue Paris (foto aumenta)

São duas razões pra sofrer com a sobrancelha: ou porque precisa acertar o desenho ou porque precisa completar o desenho.

. Pra quem precisa acertar, a solução é encontrar o tirador dos sonhos, digo, o profissional que vai cuidar do seu traçado com todo amor e carinho. Não é fácil, eu até posso dar alguns nomes que já ouvi falar bem – nunca testei – mas acredito que é aquele tipo de busca pessoal. Tem que ter empatia, tem que ser uma pessoa que te escuta e respeita seus desejos e o seu desenho (o que mais vejo é gente que tira mais do que devia, afinando muito o desenho original, sendo que na maioria dos casos eu sou a favor de manter, melhorando, o desenho original).

Acho que mais do que mil técnicas elaboradas e teorias de distância entre um ponto e outro e sei lá mais o que a pessoa tem que ter olho, pra ver o conjunto. Afinal você não tem só uma sobrancelha, tem um rosto no qual habita uma sobrancelha. Ou seja, pode até usar uma régua, mas também tem que usar o olho

. Pra quem precisar completar o desenho o negócio gira mais em torno de produtos para executar o trabalho. As opções são basicamente: lápis, sombra, rímel, sendo que eles existem em versões especiais para a sobrancelha. Cada um tem uma textura e um resultado final, e o jeito é você testar e ver com qual se adapta. Eu por exemplo acho que o mais fácil de manusear, e que dá o melhor efeito, é a sombra aplicada com um pincel chanfrado fininho. Mas já conheci uma mulher que tinha os pelinhos tão, mas tão loiros, que usava um delineador preto pra pintar os benditos. Eu acredito que com a necessidade vem a prática e consequentemente o resultado perfeito. Ninguém nasceu sabendo escovar os dentes, não é mesmo?

. Ainda sobre produtos, além de encontrar seu tipo ideal você tem que achar sua cor. Por exemplo, você pode não querer comprar uma sombra específica pra sobrancelha, já que tem uma marrom, mas não é qualquer sombra marrom da sua coleção que vai dar certo, por conta do tom. Os maquiadores costumam dizer que pra sobrancelha o tom deve ter um fundo cinza, mas eu não sei dizer se isso é universal ou se tem exceções. O negócio é seeeeempre testar na própria e ver como fica.

A lição final é: sobrancelha tem um impacto enorme do rosto de uma pessoa, e deve ser tratada com cuidado, carinho e atenção!

Susan Boyle, antes e depois: a “limpeza” na sobrancelha foi o que fez a maior diferença

Ficou gigante de qualquer jeito hahahah!!!

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

134 replies on “A sobrancelha”

Minhas sobrancelhas são clarinhas e super ralas… morro de raiva! eu uso um lápis próprio da contém 1g, mas o melhor produto q já testei é o duo perfect da contém 1g. muuito bom. se a pessoa souber aplicar, fica super bonito e natural. mas o q eu queria mesmo era fazer um implante! hahahahahahahahaha
beijos!!

poxa nunca ligo mt pra minha sombrancelha,so nao deixo ela ficar volumosa demais (q ela tende a ficar como a do willima bonner KNSDFKJSDFH) e tento dar um formatozinho
mas agora,quero aprofundar isso.
nao tenho habito de procurar um profissional para cuidar,e as vezes,menos q pouco perceptivel seja,faço algumas falhas com a pinça..
qndo tenho q fazer uma make que permita q eu passe um pouco de sombra marrom com pincel para olhos chanfrado fica tao mais bonito,q eu assumo,ja é hora de dar mais carinho e cuidado as sombrancelhas! isso vale pra mim e para todas que nao ligam mt xD

tipo minha mae que nem faz a dela,mas tipo eh per-fect.. O_o

e cara, a susan coitadinha,pode ser bacaninha e talz,mas mesmo “ajeitando” ela fica feiosinha rs
ri bastante com a foto no final do post rs

a minha sobrancelha, infelizmente, ainda é um problema.. que está melhorando, é verdade, mas tem o que mudar! amo olhar blogs.. e depois que vi esta OTIMA materia.. passei la no da julia petit ( http://www.juliapetit.com.br ) e vi um video, muiiito bom por sinal, no qual Marcos Proença dá umas dicas !

beijos.

Oi, Vic! Super obrigada pelo post sobre sobrancelhas! Muito necessário!!
Numa próxima oportunidade, será que você poderia falar um pouco sobre os diferentes métodos para tirar os pelos? A minha sobrancelha é bem cheia, então eu preciso cortar um pouquinho, e limpar embaixo. Para retirar os pelos eu acabo optando pela cera quente. Com a pinça, infelizmente, o acabamento não fica tão bom; sobram uns pelinhos chatos que acabam deixando o desenho com um contorno pouco marcado, meio imperfeito… Será que estou usando a pinça de maneira errada? Dá pra conseguir o mesmo acabamento da cera só usando a pinça?
Como dizem que a cera torna a pele flácida (é verdade isso, mesmo puxando com cuidado?), pensei em investir no threading, mas tenho medo de arriscar, já que estou super adaptada à cera e o resultado é ótimo.
Enfim…
Beijão!

Ola Renata,
Eu fazia numa mulher que só usava a pinça. Fiz anos com ela, depois acabei perdendo contato. Minha sobrancelha é bem chatinha e sempre achei que a pinça deixa melhor desenhada. Hoje a Jaque (Mirage-Porto Alegre) tira o excesso com cera e depois com pinça, e fica perfeito!

Já ouvi dizer sobre a flacidez tb, mas só boato, nunca vi ninguém falando isso como verdade…

Beijos,

Vic, existe implante de sobrancelha?? Já pensei seriamente no assunto já que as minhas são muito cheia de falhas.

O que Vanessa Rozan e eu temos em comum? A designer de sobrancelhas..A Poli, do Nino alguma coisa ..fica lá em Pinheiros.. Gente.. a moça é mára!

o problema da minha sobrancelha é que ela é naturalmente MUITO grossa e junta no meio, quase uma monocelha [ok, não tanto] ahuahuahua, eu mesma faço ela e a amo, todo mundo elogia, até desconhecido. Enfim, meu problema com ela é que por ser mt grossa me da preguiça de fazer. Já tentei descobrir se pode fazer a ‘depilação a laser’ na sobrancelha, mas sem ser daquela que tatua [q eu acho bem fein], só aquela limpeza mesmo sabe? no resto com ela é bem tranquilo.
Adorei o post!

Lidia, eu já procurei uma demato com essa dúvida do laser nas sobrancelhas hahahah Ela me informou que não é recomendável, pq não se é possível fazer um controle do desenho pelo feixo do laser. A luz atua numa “área”, mas eles não tem como determinar precisamente que área será essa, saca? Como isso foi a quase 3 anos atrás, não sei se hj já rola uma tecnologia de ponta. Mas sou super fã de depilação a laser! Já fiz quase no corpo todo. Melhor invenção pras mulheres!

Fiz um curso de automaquiagem da Natura e o maquiador de lá deu a dica que pra completar as sobrancelhas morenas que fica bom com a sombra “Lorena”, da Natura, claro.
Bom, aí vai a dica, quem quiser testar…eu adorei, deu super certo!
Beijos!

adorei as dicas de produtos pra fazer crescer… eu acho as minhas sobrancelhas no geral boas, eu msm sempre tirei desde os 12 (se bem q nessa época minha mãe percebeu e fez eu deixar crescer pra ELA tirar, pq ela tinha medo q eu estragasse a minha como ela diz q estragou a dela).
Basicamente tiro o meio, o q fica fora embaixo e um pouco nos cantos externos. O que eu acho mto chato nelas é que uma pra mim parece perfeita, mas a outra é bem esquisita. Eu tento deixar elas mais parecidas, mas é difícil. A minha sobrancelha chata ou fica um tanto mais fina q a outra, ou eu deixo crescer uns pelinhos pra ver se engrossa e fica falhado e esses fios q cresceram as vezes meio rebeldes. Eu não quero mexer na q eu acho bonita, a feia q tem q ficar igual ela, não o contrário, né. vou ver se consigo fazer crescer ali na feia.

no fim, pro dia a dia, do jeito q tá é bonito, mas eu não consigo passar nada nela…. toda sombra, lapis, whatever q tento fico me achando c uma baita taturana.

Vic, pa-ra-benssssssssssss. Tua sobrancelha é lindona.
A minha é difícil, eu vou na mesma esteticista há mais de 6 anos. So confio nela… não mexo de maneira alguma sozinha!!! Ela fica lá em Curitiba, de onde eu sou. Não me entrego nem nas mãos dos profissas bacanérrimos aqui de SP.
Minha única dica pra compartilhar é a mesma que a sua… tbm uso pincel chanfrado e sombra marrom quando tem alguma falha. É infalível e bem discreto…
Parabéns msm. to adorando teu blog, sou nova seguidora :)
bjos

Eu tb tiro com a Jaque do Mirage Três Figueras – Porto Alegre (como a Lilian colocou). Sempre tive problemas para encontrar um ser abençoado e já saí de salão com sobrancelhas finíssimas.
A Jaque é ótima!!! Olho o espelho porque ela me alcança, porque nem me preocupo em conferir. E a minha sobrancelha não é nada fácil: é grossa, cada uma tem o fio crescendo para um lado e ainda está incompleta no meio (a Jaque-toda-poderosa que me disse, pois até então não tinha notado). Ela mede com o restante do rosto e dá certinho. Já até pedi pra ela afinar e ela disse que se afinasse não ia ficar legal, não combinaria com o resto do rosto. Bah, se quissesse ganhar $$$, já tinha me pelado. hahahaha

Ah, a maquiagem dela tb é excelente!!!

Vale muito a pena!!

Karine

Meninas, tb sou fascinada por uma sobrancelha perfeita. Faço a minha com uma esteticista de origem persa, craque na técnica da linha, que só limpa e dá uma leve arqueada pra levantar o olhar. Mas meu pelo cresce muito (daqueles que precisa cortar com tesoura) e sempre fica despenteada. Uso sempre uma escova de dentes velha pra pentear durante o dia e rímel tranparente. Recentemente comprei o Brow Set, cor Beguile da MAC, deve ser parecido com esse produto do Boticário que foi falado, é como um rímel pra sobrancelha, tem 5 cores diferentes, essa foi a que ficou melhor em mim (sou loira com a sobrancelha castanha, nem mt clara nem mt escura). É perfeito pra preencher as falhas, pentear, dar aquela cara de sobrancelha recém feita!!Eu amei!!Fica a dica!!

Sim, sim… sobrancelha faz TODA a diferença. A gente percebe a diferença na hora.
Todo mundo fala “não é tão barato” ou algo do gênero, mas ninguém fala em número… o que é caro para vocês?

Eu pago R$ 25… é o preço, né?
[Na verdade esse preço é com desconto, de segunda a quinta, para pagementos em dinheiro. Acho que o valor normal é R$ 30].

Faço com a Adriana Perez, no Walter’s do BarraShopping, no Rio.

Faço com linha / retoque com pinça.
Já fiz todas as técnicas e esta é a melhor DISPARADO.

oi Tatiana! Moro no Rio… vc pode me dar o contato desse Gilles que vc acha legal??? meu email é lucianam73@yahoo.com.br
Meu nome é Lu, e muito obrigada se vc puder me dar a dica tá???

Além de ter poucos e compridos pelos, tenho um bendito sinal gigaaa e escuro no fim da minha sobrancelha direita, o que atrapalhar tudooo!! O pelo cresce pra “frente” e etc. Tenho receio de tirar o tal sinal e não crescer mais.. Aí, a emenda é pior que o soneto.. Triste. Alguém já tirou e tem alguma experiência pra me contar?
Tenho feito com a fofa da Vanessa Rozan, que deu um lindo jeitinho nela!
Não consigo usar lápis, pq me acho aquelas velhas de 99 anos que passam o pilot marrom…
É uma saga tratar da minha sobrancelha, viu?!
O post e os comentários de vcs mto me ajudaram! bj

As minhas sobrancelhas são bem irregulares. Os pelos são escuros e grossos, mas ralos, e têm umas falhas perto do que seria o arco delas, são meio curtinhas, pro meu gosto, e não são iguais. Queria que fossem mais compridas e cheias.
Bom, em busca do desenho perfeito, procurei a designer de sobrancelhas do Hugo Beauty da filial da Lajeado (POA/RS). Ela deixou as duas iguais, conseguiu disfarçar as falhas com o lápis 4B, se não me engano, mas achei elas meio fininhas, e fiquei na dúvida se é bom usar no rosto um produto que não foi dermatologicamente testado (sem contar que a ponta do lápis é bem durinha, será que, a longo prazo, não machuca a pele?).
Uma coisa que usei e achei que deu uma ajuda para os pelos crescerem um pouco foi o kit para sobrancelhas da mãe da Marina, do 2 beauty (www.2beauty.com.br). Gostei bastante, não digo que fez milagres porque eu acho que a minha genética determina que eu tenha falhas nas sobrancelhas mesmo :)
Vou procurar a profissional do Mirage, como indicaram nuns posts acima, fica pertinho da minha casa e eu nunca fui.
Bjs, ótima idéia de post!!!!

Gente, no Rio um excelente profissional é o Ivan do Oficina da Beleza em Ipanema, na galeria entre Vinicius e Farme. Ele só usa pinça ( ele acredita, como muitos dermatologistas, que cera quente causa flacidez nas palpebras) e faz um desenho divino, sempre proximo do natural da pessoa. Vale muito à pena.

Vic, eu faço com a Virgínia do W Iguatemi, ela é incrível, eu tinha afinado minhas sobrancelhas ai deixei meeeeses crescendo e ela ajeitou, ficou ótimo, é carinho r$ 65,00, mas vale a pena, muito boa, delicada e rápida. recomendo SUPER!

Para a Carla Pinheiro: você pode usar o lápis marrom em alguma falha e esfumar com uma escovinha. o resultado fica super natural e a sobrancelha bem desenhada.

beijoos Vic! ADORO seu blog

Olha Vic… se tem uma coisa da qual me orgulho e q sou expert é em sobrancelhas, a genética me foi muito, mas muito generosa! Claro q quando criança e adolescente ela já me trouxe muitas dores cabeça, até pq ela não era como ela está hoje definida e delineada! Sem falar que me perguntam direto se eu as pinto.. mas juro q não… elas são minha identidade visual assim como meus cílios (muito longos, espessos e bem pretos) sou uma felizarda… bjsssssssssssss

O lápis 6B é o melhor pra corrigir as sombrancelhas!
É mega fácil de usar e tem aquele fundo acinzentado que a Vic falou que deixa super natural. Recomendo pra todas que tem sombrancelha rala e cheia de falhas como a minha!

Você tem toda a razão em dizer que sombrancelha é muito importante. Já saí de um salão com cara de triste por conta de uma tirada mal feita!!!!
Beijos,

Oiee, eu gosto de ler o seu blog é bem interessante. Gostei muito desse post. Temos uma coisa em comum, é que minha sobrancelha também não dá trabalho. :) beijo :*

Vic gostei do post, sofro horrores por conta das minhas sombrancelhas, a da esquerda é perfeita, mas a da direita é dificil!!! elas não são ralas, mas também não são cheias!!!resumindo, não são bonitas, mas já dei o primeiro passo achei uma profissonal que me entende, e que cuida delas com muito carinho!!!kkkkk….bjo

The whole point to wearing a mini skirt is to show off your legs. But the wrong footwear choice can actually call attention to things you’d rather not emphasize. Below are a few of the best choices in shoes to wear with short skirts, as well as a few styles to avoid.
for more information ,please enter http://WWW.kelkooshoes。com !

Vic, eu tenho uma pessoa MARAVILHOSA que faz a minha sobrancelhas e até comprei uma pinça daquelas de oncinha para dar de presente (além de tudo ela é uma querida!!). um truque uque ela me ensinou e que cai super bem em mim pois sou Loura-branquela é usar lápis de escrever (grafite 2B), para dar um leve realce. Não dá nem para perceber!!! e super baratinhos tbem!!

Bjos Flávia

muito legal o post, vic!
infelizmente nao fui agraciada com sobrancelhas bonitas como as suas (sempre babo por elas nas suas fotos). as minhas sao beeeeeeeeeeem ralas, finas e falhadas desde sempre.
até que fui na dermato e ela passou uma soluçao de minoxidil manipulada e super baratinha. ela disse que demoraria pra dar resultado (uns 4 meses) e só funciona se tiver bulbo capilar no local. felizmente depois de 2 meses, usando de manha e a noite, já percebo uns fios novos nascendo! claro que nao vou ficar com sobrancelhas de malu mader, mas acho que vai melhorar bastante. deixo a dica pras meninas procurarem suas dermatos sobre isso.

Oi, Vic!

Olha, aqui em Brasília tem uma designer de sobrancelhas FAN-TÁS-TI-CA chamada Rosana.

Pode perguntar pra qualquer uma que fez com ela e todas irão lhe garantir que é A MELHOR.

Comecei a fazer as minhas com ela recentemente e logo no dia seguinte já recebi elogios. Foi quase que instantâneo! hehehe…

Adorei!

Beijos e sucesso!!!

Só pra fazer número: Sou da turma do make+óculos ah, e do lápis b6 tbm!!!!!!!!! Fica super natural!!!!

Minha sobrancelha é super clarinha e eu dei certo com o duo de sobrancelhas da Contem 1g. AMO!

Nossa, engraçado ..eu tenho a mesma opiniao que vc.. a sobrancelha tem que ser uma coisa natural mesmo..acho o fim quando deixam aquele risco finiiiiiinho…feio mesmo..

Outro dia fui no hortifruti proximo de casa, e a caixa tinha DEPILADO todos os pelos e passou um risco de lápis pra fazer as vezes..tipo ..ficou..um desastre..

deu uma pena tadinha..

Por mais que a pessoa faça mil e uma coisas na sobrancelha, tem de parecer 100% natural..

eu uso lapis B da faber castel, um com revestimento verde. ele e bem grosso e da uma cor chumbo que combina com minha pele e meu cabelo. meu cabelereiro que ensinou, mas como nao eh dermatologicamente testado ele nao costuma fazer nas clientes. mas enfim, funciona e fica valido, pq da acabamento bem natural.
bjos Vic

Oieee.

Lilian, é o Galois do Parque. Fone: 61 3323-6341 e o nome dele é Alex.

Espero ter ajudado.

bjus

Vic,
Vou deixar uma dica aqui que pode ser meio surpreendente pra mtas, mas realmente funciona:
dica pra engrossar as sobrancelhas e fazer crescer aqueles cabelinhos múdos que circundam o couro cabeludo:

bepantol líquido!

É sério!
A pomada já é milagrosa por suas mil e uma funções, e o líquido ajuda no crescimento de pêlos tbm.
Usei por quase um ano e foi uma grande descoberta! Eu tinha várias falhas e hj minha sobrancelha é super preenchida. Só não me arrumei ainda com o formato hehehe Mas seu post ajudou horrores!

Vic!!!!!

Li todos os comentários, mas ainda tou com uma dúvida. É o seguinte eu tinjo ha aaanos meu cabelo de loiro. No entanto meu cabelo agora tá mais claro do que nunca, e a cor das sobrancelhas castanhas tão “chocando” com a cor do cabelo. Meu cabeleireiro desaconselhou eu pintar a sobrancelha, mas vejo que na TV e revistas ( Claudia Leite por exemplo) muitas mulheres pintam a sobrancelha…Então não vejo qual seria o problema. Você sabe quais tintas são próprias pra sobrancelha??? Não encontro nada do gênero na minha cidade…Se você pudesse se informar aí com a galera que você tem acesso ( e que entenda do assunto) eu vou ficar agradecida!!

Me desculpem a sinceridade, mas eu achei ridicula essa moda de apagar a sobrancelha… parece que a pessoa ta em tratamento médico, de quimioterapia por exemplo.

Vic,
só vale lembrar que o tirador dos sonhos pode ser temporário.
eu tive uma tiradora que foi a dos sonhos por umas duas vezes…. na terceira vez que fui lá, acho que a moça ficou mais a vontade e, pá, rapou demais a minha sobrancelha…
agora,e stou em busca de um outro. passe os contatos quem souber, pleeeease!

ai, eu queria sobrancelhas cheias e definidas como as suas, Vic. acho lindo! a minha é ralinha e tem falhas. posso sair descabelada, o que for, mas não deixo de passar um lápis pra sobrancelha da Contem 1g (é grafite) antes de sair na rua, senão fico com a expressão totalmente apagada.

Susan é a prova viva q não existe mulher feia e sim mal cuidada!!!
É duro uma sobrancelha mal cuidada é praticamente uma segunda franja qdo não é feita com frequência…rs!!!! Axei mega importante o post Vic!!!

Bjo grande

Ei
Encontrei o site hoje na matéria do Jornal Hoje. Estou adorando. Vi que já existem mil comentários para esse post, não li todos, mas tem um produto que gostaria de indicar. Trata-se do “SOLUÇÃO PARA SOBRANCELHA”

Ele é maravilhoso. Corrige qualquer cor de sobrancelha. É perfeito para preencher aquelas falhas internas e fica super natural. Custa R$ 35,00 e dura bastante. O último que comprei já tem quase um ano. Vale a pena conferir

Olá Meninas, muito bom o post!
Foi uma cliente que me passou a indicação do blog.
Gostaria de deixar uma dica, cada dia mais tenho visto clientes reclamando que estragaram com as sobrancelhas delas, procurem informações, foto de antes e depois, o profissional tem que atender sua expectativa, se vc quer sobrancelhas naturais procure um que atenda seu pedido.

Para quem tem falhas a henna, é uma boa pedida, dura em média 10 dias, é natural e ainda realça o tom dos pêlos. Existem pelo menos 5 tons de henna, os mais utilizados são os castanhos claro e médio. Tenho pavor de sobrancelha com henna preta, aquelas que você vê de longe que foram desenhadas.

Se surgir alguma dúvida, podem deixar comentários no meu blog/ orkut.

Beijinhos

Gente, não li todos os comentários por isso não sei se já falaram sobre isso aqui..
Tenho uma dica, que depois q descubri, nunca mais larguei!!
Pra quem tem as sombrancelhas falhas.. NADA melhor q lápis 6 B.. éééé, aqueles lápis de escrever.. 6 B para sombrancelhas mais escuras.. e 4 B para as mais claras.. é suuuuuuuuper barato e é uma maravilha.. fácil de aplicar e fica mto natural!

Beijinhos e Vi, não me canso de vir aqui no seu blog.. por mim passaria o dia todo lendo tuudo..rs

Me dê um nome de alguem que saiba o de método indiano de tirar as sombancelhas em sao paulo?

Comments are closed.

Categorias:
Tags: