Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Dominando o iluminador

25/06/09

Vamos lá garotas! Façam um pacto comigo: depois de ler esse post todo mundo vai pra frente do espelho pra fazer, na pele, e ver no que dá. Se não der certo vai tentar de novo, e de novo. Porque é assim que aprende a maquiar! Ler e ver vídeo ajuda, mas só tentando, na prática, é que vocês vão se entender com seus próprios rostos, proporções, ferramentas e produtos!!! E muitas das dúvidas e das coisas que parecem complexas vão se solucionar sozinhas! Foi assim que eu aprendi e eu sou igual a vocês.

Post num esquema pergunta-resposta

iluminada
Iluminador poderoso no desfile da Forum. Além do Lustre Drops a pele foi preparada com Face & Body (base que é amiga do glow) e hidratante Strobe, tudo MAC

Por que iluminador é legal? Ele é essencial na maquiagem? Ele vai fazer toda a diferença?
Não, não é essencial e não faz tanta diferença quanto o blush e o corretivo (pra mim, top 2 coisas que mudam express o rosto). Mas é legal porque dá um efeito, deixa a pele incrível, é uma coisa nasci rica, é um detalhe que muitas vezes ninguém vai reparar mas você vai saber que está lá te deixando mais linda, tipo auto luxo mesmo. E quando você se mexe para fazer tipo para o namorado/marido/affair e de repende algo brilha, ele vai ficar ainda mais afim de você! E se for fazer tipo pra amiga ela vai ficar com inveja que seu rosto brilha e o dela não!
(ok, to rindo sozinha com essas duas últimas frases)

Mas Vic, eu não posso ouvir a palavra BRILHO que saio correndo, e agora?
Amiga, tem brilhos e brilhos. Brilho de pele oleosa não é legal, brilho de iluminador é. Não tenha o ranço da brasileira oleosa, saia desse mundo de preconceitos e mergulhe num pote de pigmentos brilhosos sem medo de ser feliz! Brincadeira, não mergulha senão vai no rosto todo, e o segredo do iluminador é aplicar no lugar certo. Se você pegar e passar no meio da testa, ah sim, não tem mistério, vai parecer oleosa. Mas se passar no lugar certo… Faz o efeito!

Mas onde usa o iluminador?
Os maquiadores, quando usam para efeito de passarela, aplicam em mais lugares do que os três que eu vou falar. Mas passarela não é vida real, então vamos focar. Em ordem de poder:
. Uma região ampla e pouco explorada que não tem nome. Vamos dar a ela o nome de área iluminada? E toda vez que eu falar “área iluminada” vocês vão saber onde é? Todo mundo com o dedo agora: ela engloba as têmporas, junto com esse osso que fica do lado do olho e desce até a bochecha. O iluminador pode parar antes da bochecha, mas nada na maquiagem tem linha divisória (tirando o delineador) então não tem problema se o iluminador invadir a região do blush e vice-versa. É por aí o foco máximo do iluminador, mais ou menos o formato de uma letra C
. Olhos. Você pode abusar do iluminador nos olhos, em tudo, só no cantinho de dentro, só embaixo da sobrancelha (embora não seja meu favorito), embaixo dos cílios inferiores….
. Em cima do lábio, naquele pequeno “v”. Dá impressão de boca mais cheia!

Mas eu tenho a pele oleosa, e agora?
Além de usar só nos lugares certo, você tem que entender que passar iluminador não exclui a base e o pó da maquiagem. Então seja feliz, use o iluminador e use, ao mesmo tempo, seu pó que segura o brilho como nenhum outro, nos lugares mais oleosos (basicamente o centro do rosto, testa, nariz, lado do nariz que desce embaixo do olho, queixo). Assim você consegue o equilíbrio.

E qual é o iluminador mais legal do mundo? O melhor de todos? O único e soberano?
Boa pergunta. Quando eu descobrir eu conto, enquanto isso prefiro amar vários ao mesmo tempo. Gosto de quantidade.

Mas então como eu escolho o meu? Me fala algum!
Lista de iluminadores que gosto, divididos por tipo, sendo que normalmente pó = mais brilhoso e potente, cremoso/seco = mais acetinado, cremoso total = mais natural e discreto, tipo brilho que vem de dentro:


Pigments da MAC, os clarinhos (bem purpurinados, vááárias cores)
Iridiscente Loose Powder cor Silver Dusk, MAC (bem brilhinhos mesmo)
Iridiscent Pressed Powder cor Belightful, MAC (um pouco menos purpurinado)
Pó Iluminador Duda Molinos (fantástico e acessível, parece o Belightful)
Délice de Poudre, Bourjois (em pó mas mais sutil)
Shimmer Brick, Bobbi Brown (ótima textura, ele tem tem um degrade de cores e acaba servindo como blush também)

Cremoso/seco
Bastão The Multiple, Copacabana, Nars (essa cor é mara mas tem outras também)
Lápis Mr. Frosty, Benefit (super prático e portátil!)
Cream Color Base, MAC (também tem muitas cores mas o Shell é top favorito)

Cremoso
Hidratante com brilho Strobe, da MAC (não é porque é hidratante que você tem que usar no rosto todo)
Lustre Drops, coleção Style Warriors, MAC (edição limitada mas foi muito usado no SPFW, ele faz aquele glow e não é tão purpurinado)
Iluminador Contém 1g (de canetinha, vários tons pra adequar ao seu tom de pele)
Moon Beam/High Beam, Benefit (tem mais branquinho e mais rosinha, esse é em creme mas mais potente)
Touche Éclat, YSL (o mais discreto, é como um corretivo iluminador)

Esta lista NÃO é definitiva!

Ah, eu to falida mas queria entrar na tendência, e agora?
Sabia que qualquer coisa que brilha e é mais clara que sua pele pode funcionar como iluminador? Dicas que coletei no SPFW com os maquiadores:
. Use sua sombra champagne/bege clara/douradinha/prata como iluminador
. Pegue um corretivo de cobertura mais leve, que seja mais claro do que sua pele, vai dar o efeito luz sem o brilho
. Misture um Pigment ou sombra em pó no hidratante ou na base, assim você consegue um produto mais suave
. Use um batom cintilante clarinho como iluminador

pigment e gloss
Na Iódice foi usado um Pigment dourado da MAC, com gloss por cima. Efeito duplo.

E as ferramentas?
Você pode passar com o dedo, principalmente os cremosos/bastão. Os em pó dá pra aplicar com qualquer pincel que não seja nem tão pequeno nem tão grande, como por exemplo o de blush chanfrado, ou o de sombra mais gordinho de todos. Como não tem muita precisão e não exige que você esfume, basta aplicar, o pincel não é de máxima importância.

E se eu for ousada?
Aí você pode se animar com duas coisas: textura melada, de gloss, ou visual carnavalesco, com glitter. O truque do gloss, me parece, é usar o tal do Creme Brillance da MAC (não é Pro e teoricamente pode ser encontrado nas lojas do Brasil, se a importação permitir). Ele é um gloss formulado para ser usado na pele, então gruda mais e portanto dura mais e escorre menos, além de ser seguro para passar no olho. Mas eu nunca testei para dar um parecer pessoal!
Outra coisa que dá pra usar para fazer a hidratada/melada: manteiga de cacau não tão dura, como o Lip Balm da Kiehl’s e o Smith’s Rosebud Salve, vaselina e o 8 Hour Cream, famoso creme da Elizabeth Arden.
Quanto ao glitter o truque é usar alguma coisa cremosa antes, para grudar.

glitter
Glitter na Osklen, dourado do lado e prata no olho.

UPDATE: outras perguntas que surgiram e que eu respondo aqui pra ficar completinho! Também adicionei produtos na lista, coisas que eu gosto e tinha esquecido no calor do momento hehe!

E como eu faço com a base? Qual é a ordem para aplicar?
Acho que o jeito mais simples de fazer a coordenação de texturas é combinar os similares, tipo: base cremosa + iluminador cremoso, base + pó ou base em pó + iluminador em pó. Sendo que você pode passar a base só em algumas partes do rosto, deixando a região do iluminador “nua”, e passar ele  direto na pele. Quanto ao blush, meio que tanto faz a ordem, mas eu prefiro deixar o iluminador por último. Mas essa coisa de ordem nunca é crucial, melhor é ir tentar e ver o que você acha mais fácil!!

Eu uso em outros lugares como o osso do nariz, embaixo do olho e ponta do queixo, pode?
Como eu disse lá em cima, ia citar só 3 regiões para não confundir a cabeça de vocês, mas esses lugares também são válidos, assim como qualquer outro que você achar que orna se ficar too much brilhos.

Pode usar no corpo?
Super pode, é um ótimo truque realçativo passar iluminador nos ossos clavícula e no ombro!

Todas as fotos by Paulo Reis, top!

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

105 replies on “Dominando o iluminador”

Que post liiindoooooooooooo, ADOREI!
ei, tem um bem baratinho na avon, acho que 9 reais! é cremoso.
iluminador dá um ‘toque’ lindo e rico, adoooroo

=**

Nossa, Vic!
Abalou geral com esta explicação!!!! Melhor não existe!!!
Ficarei bem mais iluminada no próximo verão!!!!!
Bjs

Eu amo iluminador!!!!
tenho alguns e os preferidos são o albatross da NARS, o wave qquer coisa da the body shop e o Shell MAC.
Ótimo post Vic!!!
beijos

Genteee, que post LINDOOOO! ADOREI.
Iluminador dá um ‘toque’ bem rico e lindo na maquiagem mesmo! adooro.

ei, na avon tem um cremoso bem baratinho, 9 reais mais ou menos

:**

Um iluminador usado corretamente fica liiindo to die for! esse post tirou varias inseguranças que eu tinha no uso dele, e tbm ta cheio de super dicas! amei demais! mega obrigada!
bjs bjss

Adorei, Vic!!!! Vou testar, mas vai ser amanhã, aproveitando o final das provas.

beijos

Iluminador é óptimo! Comprei um há pouco tempo da Helena Rubinstein que estava em promoção na Sephora mas já usava cm iluminador (sem saber bem q ia ser It lolol) um shimer creme de uma palete de uma colecção de maquilhagem que eu tinha… por isso comprovo que qualquer coisa mais clara pode ser iluminador, não precisa de se chamar iluminador mesmo!

Uma questão: Deve-se passar o iluminador antes da base/blush ou depois? Na Sephora, em relação ao da HR, a senhora disse para passar antes e sozinho até se eu quisesse, porque agora em Portugal é Verão e não pomos base todos os dias…

Vic, gosto de passar também, só um pouquinho, bem em cima do osso do nariz. Tá errado? E já misturei um cremoso na base, para um evento a noite. Acho que ficou bem legal, pois como coloquei beeem pouco, ficou sutil. Sou fã do iluminador do Duda pois tem um brilho mais acetinado. e a cor bege fica ótima na minha pele, não gosto muito dos mais brancos.
Adorei o post. Beijão.

Minha mini-cunhada (tem 7 anos) já descobriu a phyneza do iluminador! Anteontem ela resolveu passar uma sombrinha clara, dessas de estojinho de criança, nas bochechas. Ficou meio Belightful, parecendo essas modelos do post! A pequetita sabe das coisas…

nossa, eu amei essa onda! acho que tudo fica mais bonito com um leve brilho…o que eu uso é um super baratinho da ELF..e otimo…super ta dando conta do recado! e mesmo com pele oleosa fica bom na pele! adoro! te vejo domingo ;)

Vic, amei entrar e ver um monte de posts novos!

mas vc esqueceu de por ai o Delice de Poudre cor 53 da bourjois, vulgo chocolate branco, q da um glow super cara de rica!!

Ola Vic..excelente explicacao!
Acabe de comprar um blush da NARS..e o Super Orgasm…e lindo, mesmo cor rosinho so que com iluminador!!!!! adorei….

Viiiic,

Esse foi um dos meus posts top preferidos!!

Super informativo – e chorei de rir com suas dicas para apaixonar os mocinhos.

Perdi o medo do iluminador faz pouco tempo (por super influência sua) mas me animei ainda mais agora. Quero usar iluminador todo dia, testar todos os tipos. Hahhah

Beijoo

Nossa, Vic!
Que super post!
Depois dele ninguém pode falar que não sabe nada de iluminador…
Muito, muito obrigada!

ameii.. acho lindo qnd vejo nas fotos ele bem acentuado, porém eu sempre uso e nunca acho que fica esse brilho todo hehe.. uso um do natura que é misturado em 3 tons. eu adoro. beijãoo.

Victoria Ceridono!!!! Simplesmente A-M-E-I esse post! Amo iluminador há séculos, mas tinha algumas pequenas dúvidas que foram completamente resolvidas. Mas pq vc não falou do Touche Eclat?
Bjssssssssssss

Vic,
Amei o post!
Comprei o Eyeko Cream, que custa só 5 libras (entrega no Brasil) e dá um up maravilhoso, o That Gal da Benefit (na Sephora de Paris), 28 euros, que tb é lindo.
Adoro usar no C do osso das maçãs do rosto, no v dos lábios e nos olhos prá abrir… dá muita diferença!
Vc já experimentou estes?
Comprei tb a base studio sculpt da MAC. Vc conhece ela? Não achei ela tão boa como a minha Airflash da Dior…
beijos, querida!

Adorei o post. Comprei um blush iluminador do Boticário que está dando para o gasto. Minha dúvida é: como usar esses em creme? Em cima da base, e depois passa o pó? Não passa o pó? Fiquei super em dúvida!

Obrigada pelas informações! Seu blog é fonte de ideias para makes de luxo!

Vic,

Vou confessar que minha pele é oleosa e quando comecei a ler os seus twitts de que o make do verão seria iluminado comecei a ter arrepios, maaaaass esse post mudou a minha vida!
Sim, pq se o boy vai ficar mais apaixonado e a amiga vai ficar com inveja eu vou já me iluminar!! hahahaha

beijos

MARAVILHOSO Vic !
Só aumentou ainda mais minha paixão por iluminador !
Parabéns.

beeeijos

VIC!!!

Vc e demais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Sempre me alegre com seus post!
Amei e uso ja iluminador!

Obrigada pela dicas!

Vic, que post sensacional!
Arrebentou, moça! Parabéns (como sempre!!)
Vic, eu uso muito o HIGH BEAM, da Benefit (aprendi a usar vendo o Esquadrao da Moda americano, com a Carmindy).
Ele parece um vidro de esmalte e rende horrores…além de ser lindo.
Beijos

Nossa! Tenho há um tempinho um iluminador que veio junto com um mini kit de perfumes da Britney Spears (perfume Curious) e amanhã já vou experimentar!!! Ameeeei o post e principalmente a parte de como apaixonar o namorado/marido/affair! hahaha

Beijos!
=)

Nao sei se foi aqui que aprendi, mas uso iluminador debaixo da sobrancelha para disfarçar aqueles pelinhos crescendo (olha que tenho muuuuuitos pelinhos crescendo na sobrancelha). Comprei um iluminador em pó de 3 cores da Natura e já enjoei, to usando uma sombra champanhe da mesma e ainda estou atrás do meu iluminador perfeito, aquele com acabamento perolado que não tem uma bolinha sequer que lembre glitter.

Na MAC uma maquiadora me passou o Pearl, que acho que é uma sombra, e fica perfeito. Só preciso juntar 77 reais e daqui alguns anos rs consigo comprar – mas daqui alguns anos já vai ter inflacionado.

Tem uns vídeos ótimos sobre iluminador no you tube, e já vi passarem nos mais diversos lugares: ponta do nariz (ficou lindo na moça que mostrou, mas meu nariz é batatinha, creio que em narizes fininhos funciona), já vi usarem no alto do nariz (entre os olhos), no queixo, no v da boca e até na testa.

Sei que vai ser verão dos iluminadores, mas honestamente eu enjoei do meu iluminador depois de ver uma menina cheinha de iluminador no churrascão de sabadão, aquele puta sol e a pessoa toda iluminada com aquela cara de “gramu”.

Ah importante! Usa-se iluminador nos ombros? é que um dia vi uma moça que fez peeling ou algo do gênero e tinha uma blusinha com os ombrinhos brilhantes de fora, achei lindo!

Nossa! link salvador da pátria!
Vou ler, reler, estudar, treinar e colocar em prática.
Muito, mas muito bom, Vic! Faça mais posts desse tipo, please!!!
bjos,
Eliane

Oii
Nossa mais o iluminador da uma cara de rica né !!
Muito Lindo!!
Só não vale usar na cara toda, ai foca parecendo q entrou em um balde de óleo eeeeekkkk

Bjus

Eu tenho um iluminador liiiindo da Clinique!!É cremoso(vem num tubinho com válvula pump) e tem duas versões…a bronze e a mais prata.
Eu comprei a bronze e,quando usada em conjunto com auto bronzeador(pq não tomo sol no rosto…)fica liiiiindo!
Vc não dá nada qdo passa(no ossinho da bochecha,não em tudo!)……e depois vai ver em foto e não sabe dizer o que foi que te deixou tão com cara de star…hahahaha…..e é o santo iluminator!

Beijos!

Nossa, amei esse pigment dourado da Iódice, ficou um com uma corzinha pêssego linda!
Já vou tentar e ver se fica bom em mim.
Beijo

Adorei o post Vic!
A dica de “qquer coisa q seja mais clara que o seu tom de pele” e outras alternativas como sombra e baton é otima.
Estou usando iluminador no dia a dia. Gosto do Delice de Poudre cor 53 da bourjois, do Strobe e tb do Touch Eclat (q comprei de tanto ler aqui, rs). Dá um tchan na make que os leigos nao sabem de onde vem. Acho que é um super truque de efeito.
Costumo usar no ossinho do nariz, no canto externo dos olhos ou fazendo o C, um pontinho no meio das sobrancelhas e no V dos labios superiores (nao tudo ao mesmo tempo agora, um ou dois de cada vez!) .
O Strobe fica otimo qdo misturo com a Face and Body e passo so nos olhos, dá um up divino no rosto.
Bjos

Vic,

Acabei de comprar naquele site de amostras (acho que the body needs, ou alguma coisa assim) o Iridiscente Loose Powder cor Silver Dusk da MAC pra experimentar e um pigmento mais douradinho também. Como são pequenas amostras a preços baixissimos, posso comprar um pouquinho de cada, e experimentar o que fica melhor.

Suuuper obrigada pela dica!

Beijos

ótimo post! eu tinha alguns iluminadores cremosos mas não achava que fazia A diferença. depois que comprei o do Duda Molinos, minha vida mudou! ele é ótimo mesmo! detalhes que fazem toda a diferença!
beijo

Eu uso o Iluminador do Avon, baratinho e honesto. O pessoal do meu trabalho ja notou a diferença e elogiou a minha pele, mas não contei o segredo, rs. Com pele de rica por R$ 9,00 é tudo! Ah e dura o dia todo.
Bjo

já tava super ansiosa pelo post! adorei. pq ganhei um iluminador da avon e não sei direito como usar. mas agora não tenho mais desculpa =]

Vic:

adorei! Mega-amei o post, estou me divertindo aqui com o efeito namorado/amiga!
E ah, meu preferido é o MAC Shell frost ! Ele dá um super efeito e bochechas mega-iluminadas!

Beijo, beijo, beijo

Nossa! Depois desse post fiquei ainda mais apaixonada por iluminador!! Vou usar demais!! AMEI o make da Forum!!

voltei pra dividir com vocês uma dúvida que há tempos me atormenta. será que se maquiar todo dia faz mal pra pele?

vic, me ajuda, please?

Post perfeito! Amei!
Eu amo de paixão: Photo Op Under Eye Brightener, da smashbox (uso em pontos específicos, tipo no v da boca e na olheira…) e o The Bronzed & The Beautiful Bronzing Powder, da Too Faced. Apesar desse último ser chamado de bronzer, dá um mega efeito iluminado.. toda vez que uso alguém sempre solta: sua pele está linda!! Sem contar que a embalagem é um espetáculo e o pincel, a Flatbuki brush, é o mais macio que já usei!

Olá
Amei o blog..as dicas estão perfeitas!! Cada vez melhores!!
Estou amando ler o blog!!
Inclusive amo muito maquiagem e sempre estou colocando dicas de maquiagem no meu também e se quiser pode dar uma visitinha no meu:pinklifeofnih.zip.net

Beijão(e voltarei sempre aki! :))

Vic, sou adepta do Iridescent Loose Powder cor Golden Bronze desde 2007, já que ao contrário da maioria das brasileiras meu problema é pele opaca, extra seca. Acho que essa cor fica ótimo para minha pele oliva.

Minha dúvida é, eu sempre ilumino além das temporas a maça do rosto para ajudá-las a saltar e o nariz para destacar o quanto ele é lindo, rs. Vale também?

Bjs e obrigada

você me fez gostar de maquiagem! me fez achar maquiagem bonita, útil, arte…

eu não usava nada, nadinha, só manteiga de cacau nos lábios, agora arrisco os batons rosas-fofos, o rimel transparente, uma sombra… um dia eu chego no delineador e no iluminador!

um beijo e muuuuito orbigada! você me inspira a ser mais bonita!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: