Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Para ler e pensar

24/06/09

A Ale Garattoni fez um post super importante em seu It Girls, que vale muito a leitura e a reflexão, tanto de blogueiras quanto de leitoras. Cliquem aqui para conferir.

Eu acredito no conteúdo, na informação que ajuda vocês a tirar a própria conclusão e na opinião sincera. E acredito muito no blog como veículo sério e influente, cada vez mais.

UPDATE: A polêmica já tinha se espalhado e eu cheguei atrasada, mas pra quem acha esse assunto importante (eu acho muito, e acho que o debate só vai melhorar nossa vida blogueira) vale também ler aqui:

Vende na Farmácia
Sweetest Person
Chata de Galocha
Trendy Twins
Eu Comprei
e o update da Ale no It Girls

Sobre o Dia de Beauté: nunca falei bem de um produto porque ganhei por isso. Já falei bem de um produto que ganhei, o que é diferente e acho super válido, já que a ideia é dividir informações. Não ganho $ da MAC, por exemplo (acho que é a marca da qual mais falo no blog!) para indicar os produtos deles, recomendo porque acho bom, uso e gosto. Do mesmo jeito que tem produtos que eu não gosto e simplesmente não falo nada, nem se a marca pagar!

Acho importante que as leitoras tenham a segurança de poder confiar no que a blogueira escreve, mesmo que não concorde. Porque opinião não tem preço, e é uma das coisas mais importantes em um blog.

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

25 replies on “Para ler e pensar”

Vic,
Por sua causa estou apaixonada por beleza e estou mais feliz assim!
Por isso acho super válido o que a Ale (itGirls) aponta nesse post!
Definitivamente vocês são formadoras de opinião e tem legiões de fãs. Merecem rspeito pela tentativa de “comprarem” essa confiança que as leitoras tem sobre os cometários de vocês sobre tudo!
Beijinhos de mais uma fã,
Nina

Já tinha lido o post da Ale ontem, e achei super bom!! Inclusive os comentários e as respostas dela. Acredito que o blog deve ser levado a sério sim, e vcs estão super apoiadas!!

Oi Vic,

Acho que vale linkar o post novo, mais completo e que, definitivamente, encerra a polêmica:

http://itgirls.com.br/?page_id=2677

Que todos sejam mais conscientes e passem a refletir mais sobre essa nova ferramenta de informação que tanto vicia a gente!!!

Adoooro seu blog!!!

Acho que as pessoas tendem a levar tudo muito a sério. – não que não seja “sério” manter um blog maravilhoso sobre make como o seu, que fornece muita informação para um monte de moças desesperadas como eu – mas as pessoas esquecem que blog ainda é algo mais pessoal, leve, descontraído, que narra de certa forma as experências de quem o escreve, e que não necessariamente é 100% dono de alguma verdade ou procura ganhar dinheiro com isso.

Beijos!

Vic querida,realmente a carapuça serviu pra muita gente ,mas cada um faz o que quer e
tb recebe o que não quer não é mesmoa vida dá o troco
Num país onde a lei da vantagem é imperativa, onde o jeitinho se consegue de um tudo
pra satisfazer o ego mimado,vejo tanta baboseira reinvindicada pra fingir que
tá tudo certo e tá tudo bem,
será que a vaidade fala mais alto nos blogs onde se faz sorteio e posts pra ter mais seguidores pra que? o que conta é a quantidade ou a qualidade??,parece que se faz
no mundo blogueiro uma aposta de quem tem mais seguidores?como se fossem apenas números,eu pergunto pra que? pra satisfazer a vaidade que apodrece as pessoas por dentro!
que age assim aqui age assim em todo lugar .
Os blogs estão virando o que ? vitrine de vaidade? de quantidade? de levar vantagem?
repensar e refletir é a palavra de ordem,e transformar é o resultado satisfatório de uma
consciência limpa ,produtiva e participativa
Todo meio de comunicação implica responsabilidade e ética,
é isso

copiando o comment que deixei no It: ” Acho que cabe a cada um fazer o que quer com seu blog. Há pessoas que realmente só querem escrever por prazer (…) há outras que querem ver o trabalho recompensado. O importante é não deixar o blog – que deve ser um site mais leve e descontraído – virar um stress na vida de quem o mantém, como se fosse um negócio”

Beijos!

to acompanhando desde o primeiro post da Ale essa polemica necessaria, e to adorando ver como as meninas dos blogs q leiam são direitas, respeitosas e atenciosas com seus leitores!
bjs bjss

Vic, concordo super com isso. Nunca falei de produtos por preços oferecidos. Tudo que sai lá no blog, é porque eu consumi, porque amigas consumiram e avisam, ou até pelas blogueiras mesmo a gente acaba sabendo de algum babado. Sinceridade é que leva ao sucesso e não o oposto, né?

Bjokas

Nada a ver, mas eu gostei de vc e do namô na revistinha L’Occitane/Vogue RG, fiquei surpresa e contente quando abri porque achei que era mais um folder qualquer, e lá estavam vcs.

Ah meninas!! Tem leitora que é cri-cri mesmo! Acho tão claras as “resenhas” que vocês fazem… Vocês falam do que gostam, do que usam. Acho que talvez esse seja o grande segredo dos blogs. A opinião de consumidoras para pessoas como eu que não posso comprar tuuudo que lançam. Vou lendo, grimpando, formando minha opinião baseada em opiniões de pessoas abalizadas como vocês oras! Simples. E dane-se quem cria polêmica com isso!
Um ótimo exemplo de blogueira consumidora é a Marina Smith do 2-beauty. ela ganha váaarios produtos e quando acha que eles tem algum defeito ela fala! Se as marcas forem espertas, usam as opiniões trocadas em espaços como esse para reinventar, melhorar. Simples assim!
Vic, adoro seu blog! Nunca comento, mas adoooro! beijoss

Tenho q. concordar com algumas meninas!!
Gosto do jeito decontraído e descompromissado dos blogs, exatamente pq tem a opinião e olhar peculiar de quem o escreve…
Eu por exemplo escrevo por puro prazer de compartilhar informações e dicas com leitoras e amigas.
Acho esse lance de fazer do blog um negócio coisa de quem esta realmente procupado com o q. vai ganhar ou tirar de proveito da situação. Muito diferente de quem tem blog pelo simples fato de querer expor sua opinião sincera e pelo prazer de escrever e partilhar informação bacana com outros, essa pessoa esta preocupada apenas com seu EGO e vaidade.
PS-Sou leitora é de blogs bacanas e de conteúdo… Assim como o seu Vic ; )
: **

Hoje em dia os blogs vem se tornando um espaço de divulgação de conteúdo com tanta credibilidade quanto os jornais, revistas e sites jornalísticos. Claro que isso depende muito de quem está por trás do blog. Ando acompanhando muitas páginas de blogueiros que são simplesmente maravilhosos no que fazem (profissionais em comunicação ou não), e tu Vic é uma dessas pessoas. É questão de ética falar bem ou mal de um produto tendo contato com ele, usando e avaliando. E não tendo contato com o que tu vai ganhar falando dele.

Se todos os blogueiros fossem como tu, a Ale, e como muitos que tem pela internet, os blogs não seriam tão criticados do jeito que ainda são. Como existe um “filtro natural” que elimina do meio os que não se portam com respeito, logo isso acontecerá. Se até o twitter ganhou a simpatia da mídia e do mercado, porque os blogs desvinculados à empresas e afins também não podem ser considerados críveis?

Oi Vic! Muito bom seu blog, moro no Japão e sou viciada em cosméticos e make-up e aqui é o paraíso rsrrs, sempre visito o seu blog a procura de uma opinião de “amiga” (descontraída e descompromissada), acho esta discussão super válida!!! Agora se quiserem comercializar seus espaços, para mim será apenas mais um meio de divulgação, não sou presa fácil, vou continuar buscando informação em quem me passar confiança!!!
Bj ^-^

Vic, obrigada, mais uma vez, por compartilhar sua opinião e sinceridade conosco.
Acredito que o caminho mais rápido para a derrocada de qualquer ser humano e qualquer empresa é a falta de respeito com seu público. E esse público pode estar em qualquer lugar, e sob a influência de qualquer tipo de mídia.
Parabéns pelo o que vc é e o respeito com que nos trata, especialmente quando é verdadeira e diz o que realmente pensa.
Beijos grandes

Vic:

Só posso dizer uma coisa … fou fã do Snob, Hue … Pink Nouveau … que, aliás, a gente já usa muito antes da Ivone, né? Adoro suas dicas de batom!

Você é uma fofa querida!
Beijo, beijo, beijo!

Vic, concordo com vc e com a Ale.

Uma coisa é a prática das marcas de cosméticos enviarem press kits a jornalistas importantes para CONHECEREM os produtos. Cosméticos só podem ser avaliados se usados, não é mesmo? A mesma coisa é válida quando uma marca de moda que está nas sombras, que teve críticas ruins, enviar um produto para jornalistas verem de perto o que é – quebrar preconceitos.

Mas, enviar um presente constrangedor e forçando a barra como troca de favores, este é o famoso JABÁ que, condenável pelos princípios da ética jornalística (que deveria fazer parte do mundo dos blogs, já que é uma forma de comunicação de massa).

Como comentei no blog da Ale, acho que as agências que fazem isso sabem que os blogs são vulneráveis e às vezes desconhecem que isso é errado e se aproveitam.

bjsss

O negocio de blogs é que formam opniões de alguma forma, e as pessoas que os dirigem tem que ter noção do que escrevem para não acabar criando uma mídia marrom em um local que esta crescendo e se tornando uma bela forma de mídia.

Vic, querida:
Amo seu trabalho e acho que vc, assim como a Ana & Vivi do Trendy Twins, a Paula do Sweetest Person, a Ale do It Girls e outras meninas bacanas fazem um trabalho impecável, cada uma com seu jeito.
Como falei lá no meu post sobre a polêmica, só não acho legal em blogs as pessoas que copiam o conteúdo, que não dão os créditos de idéias/ textos/ fotos, que só fazem criticar e detonar os outros, que não se preocupam em escrever corretamente, que são preconceituosas…
De resto acho que cada um usa o blog da maneira como gosta, como uma expressão da sua verdade. E viva a liberdade!
Beijos, linda!

Há um tempão parei de ler um blog q todas amam pq percebi a invasão de “propagandas”, não sei se ela recebe dinheiro, mas essa coisa de ficar ganhando presentinhos e falando sobre eles me deixou com o pé atrás, e o blog ficou menos interessante, deixou de parecer uma conversa entre amigas, sumiu a troca…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: