Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Bela adormecida

27/10/08

Eu tenho muuuito problema para acordar, e sei que não colaboro com o processo, porque faço um monte de coisa errada, mesmo sabendo que só faz mal – tipo dormir muito pouco e apertar aquele botão snooze um milhão de vezes (tem dia que fico “dormindo” no snooze uma hora, uma hora e meia… um horror). Aí tava lendo a Allure de novembro (com a Eva Longoria, que aliás tá muito bonita, na capa) e tem uma matéria ótema sobre sono. Decidi que vou fazer um teste e tentar obedecer algumas regrinhas para um bom despertar. Minha seleção:

. Abolir o snooze de uma vez por todas. É muito autosabotagem então vou me esforçar bastante. Tem que deixar o celular/despertador do outro lado do quarto pra forçar a levantar. E não pode ir lá, desligar e deitar de novo (sim, eu já fiz isso várias vezes). O ruim do snooze é que, segundo a Allure, você fica meio grogue. E ele adia o inevitável (adorei essa conclusão).

. Consequentemente precisa colocar o despertador na hora que você deseja acordar. Porque eu coloco meia hora antes já pensando no delicioso sono picotado que ganho com o snooze (credo)

. Tomar um banho morno mais para frio, que ajuda a despertar e ficar mais alerta. Aproveitar e usar algum sabonete ou gel de banho ou qualquer coisa que tenha cheirinho de peppermint (ainda não concluí se é a mesma coisa que menta, a tradução na botânica é menta piperita, agora tenho que sair em busca de produtos, alguém indica algum?) Diz que o cheiro de peppermint deixa a pessoa mais rápida e mais atenta.

. Beber dois copos d’água antes de qualquer coisa, porque a gente acorda desidratada e o cérebro precisa de água para as reações bioquímicas que fazem pensar e mexer os músculos. Muito interessante.

. Comer ovo mexido (não precisa ser mexido mas foi o que eu escolhi porque é mais fácil), porque é rico em colina, fundamental para o bom funcionamento do cérebro. Fora que um bom café da manhã é importante pra não ficar verde de fome dali duas horas, e ovo é proteína.

. Por fim, tentar dormir mais cedo porque dormir é mesmo fundamental para ficar mais esperta (ajuda a memória, é comprovado) e ter menos olheira.

Pronto, vez ou outra virei contar minhas experiências no meu diário do novo sono. Hoje já posso dizer que roubei e voltei pra cama depois de desligar o despertador, mas tomei banho e comi ovo então estou muito mais inteligente nessa manhã. Hihi.

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

103 replies on “Bela adormecida”

Celina,
O rivotril dá sono sim, e não deixa aquela sensação de ressaca e mal estar no dia seguinte. O problema, como todo ansiolítico, é que ele vicia um pouco se a gente toma por muito tempo. Já teve vezes de eu tomar 4 mg (em geral 1 mg já faz chapar) e ficar acordada… Mas eu não posso ser um bom exemplo, porque eu tenho insônia, mas ao mesmo tempo luto contra o sono. Doido isso, né? Mas é assim comigo!

Eu tb vou dormir por volta das 3, 4 da manhã… Já teve vezes de eu ir dormir às 6! O problema só é quando tenho algum compromisso pela manhã… Aí, é fogo!

Ah, e só como dica: eu já fui medicada com fluoxetina e quase tive um troço de tanto que me fez mal. Ficava inquieta, angustiada, uó! Daí a médica mudou para sertralina, e foi o que me adaptei bem e me ajudou pacas. Fale com sua médica sobre isso.

Beijocas!!!!

“Hoje já posso dizer que roubei e voltei pra cama depois de desligar o despertador, mas tomei banho e comi ovo então estou muito mais inteligente nessa manhã. Hihi.” HAHAHAHAHAHAH, amei!!!

Pois é, eu também tenho esse probleminha do botão snooze — mas ao invés de apertar isso, aperto o desligar mesmo e aí o despertador não toca mais e eu durmo até dizer chega! hahahahaha. Auto-sabotagem total.
Massss graças a deus parei um pouco de fazer isso, na verdade depende do dia…

E adorei sua dica, Karinny!

bjooo

Eu VIVO pelo snooze. O pior é que coloco o despertador do blackberry e o do celular, e deixo a televisão para ligar na hora que eu quero acordar. Resultado: meu bberry fica tocando de 5 em cinco minutos (consequentemente meu sono fica picado por quase 1 hora!!!), o celular a mesma coisa, e bem, a televisão, apesar de deixar o controle na comoda, pra eu poder levantar, eu com toda força de vontade, levanto, desligo e volto pro quentinho da minha cama. Mas agora, estou animada pra sair desse vicio do snooze. Estou acordando quando está escuro (às 6), pego minhas tralhas vou jogar tenis, não volto pra casa (antes eu voltava, e dormia mais uma hora, rs.), tomo banho e me arrumo na academia mesmo, e vou trabalhar. Olha, é um alivio!

Tudo bem que eu tenho um deficit de sono de mais ou menos uns 3 anos, mas enfim, né, não dá é pra ficar migalhando 30 min desse sono entrecortado.

Sobre o gel de peppermint, bem, eu não conheco, só uso um produto a noite pra dar sono (como se fosse preciso), que é o sabonete líquido da Johnson & Johnson (não sei o nome, mas é um roxinho e é pra bebe, heheh).

beijos e boa sorte ai pra todo mundo nas experiencias para acordar na hora e dispostas!

Tem um sabonete líquido de ervas da nativa spa, um verdinho, além do sabonete em barra de hortelã. Além deles, tem um gel de banho maravilhoooooso da L´Occitane, com esse cheirinho de menta… ai ai…

nossa, eu odeio ter que funcionar hoje de manhã. engraçado que eu ia fazer um post sobre isso no meu blog hoje! perdi um exame hoje, aula ontem, porque meu sono tá completamente desregulado.

Thanks God!! pelo jeito eu não sou minoria c/ problemas de sono hahahahaha, eu sou daquelas que prefere dormir a comer, no meu trabalho o povo até sabe que começo a ficar c/ uma cara amigável depois das 10:00hs.Tenho que levantar as 7:00hs p/ não ter problema de me atrasar,pq. detesto levantar e ter que ficar correndo, preciso fazer tudo c/ calma pq. se não o humor vai ficar pior do que está rsss.Conheço algumas pessoas que dizem que precisam somente de seis horas de sono, ai, ai, esse definitivamente não é meu caso.

como vc faz para conservar os seus esmaltes? vc poderia fazer um post sobre isso? Obrigada,beijos.

hUHAuhAHUHAHUAHuAu me matei de rir aqui =X eu sou igualzinhaaaaaa…aiai dormir é tão bom =X snooze é nosso amigo! hUAhUAHUA ok, vou tentar levar as dicas adiante ;) mas hj não conta…

Beiiijo.

Vic,

Sou mega adepto ao SNOOZE, santo pai!
Vou mudar isso amanhã cedo e dormir meia-hora a mais. Deixar o despertador um pouco fora do alcance tb pode ajudar, depois conto! bjs

nossa eu sou muito assim! haha boto pra tocar as 6h05 e soh levanto 6h55 na base do snooze aiuhaiuhaui mas paciencia, nao tenho a menor disposicao de tgomar banho de manha e nao consigo dormir tarde!
ah, ate onde eu sei, peppermint eh hortela
(desculpa a falta de acento, eh que eu moro fora)

People,

as pessoas que não são parecidas com a Vic não comentaram ou todo mundo é igual e eu que sou bizarrona?!

Xô contar meu causo:
Eu nunca tive um despertador… por um único motivo: eu não ouço. Não ouço nada, pode se esgoelar que eu não ouço. Não gente, não sou surda, mas meu sono é muito pesado. Preciso sempre de alguém pra me acordar, me descobrir, sacudir meu ombro e falar meu nome.
Eu não acordo de mau humor, nem grogue, apenas com olhos tão inchados quanto os do Rocky Balboa. É como se eu já estivesse acordada, posso até acordar querendo dormir mais, mas acordo conversando normalmente, brincando com o cachorro e cantando (sempre acordo com alguma música beeeeem rara e antiga na cabeça).
Tb é indiferente a hora que eu acordo, às 5h ou às 14h, eu sempre quero dormir mais, a não ser que eu já esteja dormindo há 12 horas, que é o máximo (e ideal) que eu fico dormindo sem ninguém me acordar.
Apesar de acordar como se eu já estivesse acordada e dormir como uma pedra, EU TENHO INSÔNIA. Me deito e não durmo na mesma hora por nada, todas as informações e os planejamentos ficam rodando na minha cabeça e o cérebro nao relaxa pra q eu consiga dormir, mesmo desligando tuuuuudo, eu não durmo antes de 3 horas me virando na cama e olhando pro teto.
Então, geralmente vou virada ou tendo dormido apenas 2 horas para os compromissos da manhã, sem problema algum, com a mesma face fresh se tivesse dormido 12h (santa M.A.C e YSL), rendendo a mesma coisa.
Se eu puder dormir 5h, mas tiver que ir baranga, eu durmo 2h e vou deslumbrante.
Durmo quando der, quando conseguir, quando rolar uma cama ou uma poltrona disponível e eu não esteja querendo dormir, pq eu só durmo fácil se não tiver a obrigação de dormir. Eu conseguindo adormecer, é o paraíso, por 12h eu serei de Morfeus, se permitirem.

Engraçado… apesar de eu ser snooze addict, não tenho o menor problema prá dormir!! Costumo brincar que preciso apenas de autorização…. Durmo em pé, deitada, sentada, na rua, no ônibus, com barulho, luz… tenho prblema para acordar, dormir não!!
Aliás, prá dormir eu tive prblema qdo criança que era igual a Camila, deitava e não dormia por nada… Aí meu padrinho me disse que era problema de fígado, tomei o tal do Xantinon B12 e tudo na minha vida se resolveu!!! Prá dormir!!! Preciso achar agora um equivalente para acordar!!! hahahahha

Sem contar que no fim de semana, se posso dormir, morro de dó… tenho a sensção de perda de tempo. Torço muito e sempre por vários domingões de muita , mas MUITA chuva, só assim prá dormir sem peso na consciência e sem a sensação de a vida estar passando e eu dormindo!!!!

Oi Vic!
Tem uma marca de macarrao que chama taeq.
Bom eles lançaram uma linha de produtos de beleza,tem um esfoliante de pimenta com hortela!
E otimo eu uso!
Vende no Pao de Açucar!
Acessa meu blog:
contandodiamantes.blogspot.com

Tb amo dormir, e amo o snooze, ja cheguei ao cumulo de colocar DUAS HORAS antes e ir picotando… Doença, eu sei…

Eu uso uma linha de hortela e gengibre da Natura que é ótima, SUPER CHEIROSA, mas como sempre acordo com sono e assim continuo até a hora do almoço, acho que só adianta com quem desperta mais facilmente….

Agora, não tomar banho pela manhã, como muita gente aí em cima disse, pra mim é O FIM. Preciso de um banho, me sentir fresquinha, inviável pegar ônibus, andar na rua só tendo lavado o rosto, AFF!

Camila,

Olha, meu marido é igualzinho no quesito não dormir na hora em que deita. Agora, na hora de acordar, não importa quantas horas tenha dormido, é um sacrifício! Não acorda por naaaaaaada e quando levanta tá num mau-humor intolerável!

Já eu sou muito boa de cama: se eu deitei e fechei o olho, pode ter certeza de que já estou dormindo! Tanto que se ele quiser conversar alguma coisa antes que eu durma, tem de me avisar, senão… tarde demais!

Você já tentou fazer orações pra dormir? Sério! Tipassim, se você é religiosa, funciona porque você se emociona com a coisa e tal e dorme. Se você não é, aí funciona MELHOR AINDA! Porque você vai achar tão boring que vai acabar dormindo rapidinho! Rsrs

Tenta aí!

Beijo!

Daniela D., nao sei nem rezar, mas já fiz coisas bem chatas, tipo jogar no celular o jogo da cobrinha, ver filme no sbt, contar carneirinhos (já que todo mundo fala, fiz pra ver se funcionava, mas um carneirinho sempre tropeçava e dava origem a um super auê)… e nada!
Mas nem sempre foi assim… não sei pq comecei a me preocupar com as coisas logo na hora de dormir!

Dani, vc sabe que sua dica da oração deve funcionar?
Ainda bem que não preciso, não tenho problemas para pegar no sono, mas sou igual a vc, preciso de 9 horas de sono para ficar legal!!!
Mas voltando a sua dica, tenho uma amiga cujo filho pequeno era sonâmbulo.Mas daqueles que falam dormindo , com os olhos abertos! Já presenciei algumas vezes e dá uma aflição enorme. No começo inclusive, ela achava que ele estava acordado, e fazendo birra. Tentou homeopatia, floral,etc. Até que falaram para ela rezar JUNTO com ele, antes dele ir para a cama. Acabaram os episódios de sonambulismo.
Bjssss.

Camila acho que isso da preocupação vir na hora de dormir acontece em períodos que estamos com a vida muito corrida, e esse , querendo ou não, é um momento que estamos com a mente mais livre, sem estarmos ocupadas com uma porção de tarefas ao mesmo tempo.
Uma coisa que acho que adianta é fazer exercícios de respiração, procurando respirar fundo e bem compassado, e prestar atenção somente nisso. Relaxa bastante, e o sono acaba vindo. Mas não pode sabotar o exercício, e respirar pensando no monte de coisas que tem para fazer no dia seguinte,viu?

Juraaaaa Maria Ester? Ai, vou desencavar meu livrinho de religião do Santo Agostinho e decorar o Credo, que é beeeeem longo e deve funcionar melhor… pq outro dia eu levantei num sonho e fui acordar minha tia dizendo coisas altamente sem nexo com os olhos hiper arregalados! Acordei no meio da confusão pq não conseguia explicar o que eu queria. Isso me rendeu boas gargalhadas depois

Não custa tentar né Camila?
Vc estudou no Santo Agostinho? Tive váaaarios amigos que penaram, ops, estudaram lá. Não sei se vc sabe, mas sou sua conterrânea, mas não contemporânea, kkkkkkkk, por isso vc não deve conhecer nenhum.
Mas o lance da respiração ajuda com certeza .
Bjssss cariocas para vc.

Alda usei ontem a noite, niver do marido, a máscara que compramos juntas e gostei bastante.
Na verdade me surpreendi positivamente, pois já tinha experimentado outras máscaras com essa proposta de primeiro passar a parte branca. Tinha usado a Volume Shocking da L´Oréal e a XXL da Maybelline e não tinha gostado de nenhuma das duas.
Agora, a Double Extension Beauty Tubes da L´Oréal eu gostei bastante. A parte branca é realmente diferente, é menos sêca e parece que adere melhor aos cílios, sem fazer uma camada muito grossa. Quando eu passei a preta, não ficou cinza nem fez aqueles grumos. Meus cílios que são finos ficaram lindos. E na hora de tirar, fiz o que a vendedora recomendou: deixei o demaquilante um pouco parado em cima, pois tenho aflição de tirar puxando. já que tenho tão poucos cílios kkkkk!
O mais engraçado, é que ficaram tão legais, volumosos e compridos, que depois que tirei tudo, cheguei a ficar surpresa , vê se pode,com o que restou e fui conferir se não tinham caído,KKKKKKKK!
É claro que não vou abandonar o meu querido Telescopic dourado que é ótimo para o dia a dia, mas esse novo é um espetáculo para produções mais poderosas.
Beijão.

Gente, nao pude deixar de comentar, achei engracado ver várias pessoas reagindo negativamente ao ovo com medo de engordar, hehe. A maioria tá em dieta aqui?
Beijos

Acabei de descobrir esse blog e estou completamente apaixonada!
Que delícia de ponto de encontro com a beautérsrsrs

Vic, você é uma fofura, tão novinha, tão boa profissional e tão simples.
Te adorei, mocinha!

Voltando ao post, estou com imensa dificuldade pra dormir, acho que estressei um pouco…acho muito pior dormir que acordar. Já nem deito mais na hora certa pre não ficar rolando por horas, enfim, ontem dormi às 3h e acabei de acordar! 6 horas de sono.
Um perigo, já que dormir pouco engorda.

beijo grande pra todas as meninas

Olha eu uso o sabonete liquido da OX, ele vem no formato pump, é grandão acho que 500 ou 400ml,é verde! custa uns 18 reais aqui no Rio, mas dá um friozinho depois, só uso quando tomo banho a noite, 06:30 da manhã??? ahahaha não mesmo.
bjinhosss

Ai eu sofro mto pra acordar…essaa dicas realmente vão me ajudar mto!!! Eu deixo sempre meu despertador adiantado, pq sempre sei q terei mais uns minutinhos na cama…péssima mania!!!

Valeu pelas dicas!
Bjs,
Camila

Ihh gente, eu tenho 500000 manias erradas.
Coloco o despertador às 6:15, 6:20, 6:30, 6:40, 6:50 e 7:00 (sim, em todos esses horários), porque tenho medo de cancelar o snooze sem querer e dormir pra sempre. Com isso, tenho quase uma hora de sono picado. Além disso, o relógio do meu cel é adiantado 10 minutos para eu ter um prazinho (diminutivo de prazo) maior caso só consiga levantar no último toque do despertador.
Há um tempo atrás, eu dormia NO MÁXIMO 4 horas por dia, e ficava super bem. Não ficava mal-humorada, nem sonolenta, nem nada. Eu tinha dificuldade para pegar no sono, ou nem sono eu tinha (já “virei” várias noites sem motivo especial) ….
Mas minha mãe não acreditava que isso era normal e me levou num médico para fazer um tratamento. Resultado: durmo horrores, com o sono bem mais pesado e tenho uma dificuldade imensa para acordar…. Acho que preferia antes…. Será que o médico consegue me “des-concertar”???
Desculpa pelo comentário gigante meninas!
Bjos

==== PARA AS AMIGAS VEGETARIANAS——

”Uma vitamina importante nesta fase é a colina, fundamental para o desenvolvimento cerebral humano, com atuação relacionada à função da memória. Dentre os alimentos ricos em colina, estão a lecitina de soja, o bife de fígado e a gema de ovo. Contudo, os especialistas afirmam que a lecitina de soja é uma das fontes de colina mais bioativas do nutriente, além de ser natural e não conter colesterol. ”

FAÇAM UM SUCO C LARANJAS, 2 FOLHAS DE COUVE, LINHAÇA DOURADA DE MOLHO DE UM DIA P O OUTRO, LAVE EM AGUA ABUNDANTE A LINHAÇA DORMIDA, RSSS… E UMA COLHER SOPA DE LECITINA DE SOJA.

BJOS

Alimento ( 100 gramas ) mg medida caseira Peso (g)

Lecitina 2200 2 colheres de sopa 20g

Gema de ovo 1400 1 unidade 16g

Fígado 550 1 bife pequeno 50g

Ovo inteiro 504 1 unidade 50g

Germe de trigo 406 3 colheres de sopa 20g

Feijão de soja 340 1 concha 140g

Feijão 257 1 concha 140g

Levedo de cerveja 240 1 colher de chá 4g

Lentilha 223 1 concha 140g

Ervilha partidas 201 1 concha 140g

Farelo de arroz 170 2 colheres de sopa 15g

Amendoim 162 1 porção 30g

Aveia 156 1 colher de sopa 7g

Cevada 139 1 colher de sopa 16g

Trigo integral 94 2 colheres de sopa 2g

Colina: “A Mais Nova Vitamina”. Embora os cientistas de nutrição conheçam a Colina há anos, somente hoje os pesquisadores estão entendendo o quanto essa vitamina é essencial. A colina tem sido chamada “a mais nova vitamina”. A Academia Nacional de Ciências (NAS), dos EUA, a reconheceu como um nutriente essencial em 1998. É o único componente dietético na categoria de vitamina a ser reconhecido como tal. A NAS recomenda que os homens consumam 550 mg por dia, e as mulheres, 425 mg. A colina pode afetar positivamente o desenvolvimento cerebral – incluindo a memória por toda a vida – saúde cardiovascular, função hepática e desenvolvimento reprodutivo.

A Body Shop tem uma linha de peppermint. Anyway, de manhã eu uso um sabonete para o rosto da Anna Pegova de verbena e limão, acho que é limão. O cheirinho cítrico ajuda a dar uma acordada!
Beijos

A técnica de deixar o despertador longe da cama não funciona pra mim… Já caí de tanto sono tentando encontrar,de pé, o despertador! Claro que depois de um tombo e de um acesso de riso daí decorrente, acabei acordando, na marra mesmo!
Mas é comum acontecer de o snooze apitar por mais de duas horas.
E tenho que trocar o som do despertador frequentemente, pois me acostumo com o barulho e ele simplesmente deixa de me acordar!
Beijos a todas!

Depois de mto tempo sem comentar nda…

Ruim mesmo é acordar as 5h da manha pra trabalhar….e ainda mais agora nesse horario de verão…nao tem como despertar se nem o sol despertou ainda…rs!

Também já li um estudo em que dormir as 8 horas por noite é bom para manter o peso, pois evite que o cérebro produza corticóide (que engorda)

Maria Ester e Camila,

Pois é, na única vez em que tive uma insônia (foi um horror, quem sofre disso realmente SOFRE), foi batendo um desespero doido, mas de várias horas lembrei que tinham recomendado isso de orar pro meu marido e resolvi tentar. Eu não rezei nenhuma daquelas orações prontas porque aí ficava fácil de rezar no automático e deixar espaço para a imaginação rolar solta enquanto isso. Aí fui orando inventando na hora mesmo e tal. Gente, eu A-PA-GUEI em coisa de 1 minuto! Tá, eu sei que eu não sou parâmetro pra isso porque costumo – mesmo! – dormir em 20 ou 30 segundos, mas nesse dia eu tava com insônia!
Pois é, tenta aí, Camila e depois conta pra a gente!

Maria Ester, que rímel poderoso é esse??? Custa quanto? Tem marrom também???

Ah, comprei o curvex da Contém 1g que vc falou e adorei mesmo! Fiquei feliz, já que tô pobrona e não tava rolando o Shu nessas horas de dólar alto. Ah, achei um lápis cor-de-boca perfeito e um corretivo diferentoso que tb adorei! No nosso próximo encontro eu levo pra mostrar pra vc e pra Alda.

Beijocas!

Dani, é o Double Extension Beauty Tubes da LÓréal. Parece que é novo por aqui. A embalagem é branca e vinho.
Gostei muuuuito, principalmente para um visual mais poderoso. Acho que substitui bem aquele da Shiseido que vc experimentou comigo.
Mas não sei se tem marrom. Comprei na Onofre da Paulista. Acho qu custou um pouco menos de R$60,00. Mas ficou poderoso!!!!! E vc sabe que meus cílios não contribuem em nada para isso.
Agora, que corretivo é esse? Vou ter que esperar até nosso próximo encontro para saber,kkkkkkk?
Beijão.

Maria Ester, que bom que gostou do rimel eu tbm. gosto bastante dele, adoro principalmente a hora de tirá-lo pq. é taaaão fácil aproveito a hora do banho p/ tirar c/ agua morna, as vezes dá uma preguiça de tirar c/ demaquilante hahahaha, mas em geral gosto muito das máscaras da loreal, ah lembra do delineador da loreal que comprei c/ vc.? ele é MARAVILHOSO, posso dizer que melhor que o da Catherine Hill, que comentei uma vez, pq. ele é muito fácil de passar e o melhor de tudo, seca rápidinho, daí não acontece aquela meleca no olho hahaha, tô tão viciada que já usei três dias seguidos kkkk
Dani, que bom que tá curtindo o curvex da contêm pq. ele bom mesmo, e menina que corretivo é esse diferentoso??? tô curiosa vamos marcar logo um próximo encontrinho kkkkk
bjka p/ todas

vic, além de uma noite de sono, depois de uma festa é essencial uma boa dose de açucar, como a encontrada em mini cocadas.
we love it!

beijos, nice to meet u!

Maria Ester e Alda,

O corretivo é o “making of duo lápis corretivo”. Não tô conseguindo postar link nenhum aqui (oi, alguém me ensina?), mas lá na página da Contém dá pra achar.

Pela primeira vez eu consegui uma boa cobertura, no tom da minha pele (meishmo!) e sem craquelar nas linhas(que não são rugas! Hahahaha Tô na mesma fase de negação da Camila)! A textura é muito macia, até mais do que a do corretivo do Duda, mesmo sendo em lápis.
Ah, vamos marcar um encontrinho sim!!! Tô dentro! Rs

Peppermint é hortelã pimenta. O mesmo q hortelã (mint) mas um tiquinho mais forte =)

Esperto ter ajudado!

haha vc eh muito fofa, esses “papinhos” de bem-estar e qualidade de vida, adoroo…qdo conseguimos seguir eh a mais pura verdade . Funciona! bjs

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags:
sono ,