Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Dicas preciosas para pele oleosa

14/03/14

Mais um post da série “dicas preciosas por quem realmente entende do assunto” – depois da Maria Cecília Prado falando sobre cabelos cacheados (aqui), convidei minha querida Athena, assistente do DDB, para falar sobre pele oleosa. A Athe é do time das que sofrem com oleosidade em excesso, e mesmo assim está sempre com a maquiagem (e a pele!) impecável, então achei que seria incrível dividir os segredos dela com vocês, tanto de make quanto de cuidados.

“Trabalho com a Vic há mais de um ano e continuo super fã do trabalho dela e do blog, então quando ela me pediu para escrever esse post fiquei tipo “OMG!”. Mas vamos lá. Acredito que os cuidados com a pele oleosa sejam um pouco mais chatinhos que para pele seca. É preciso limpar muito bem, ter muita atenção na hora de comprar todo e qualquer produto, ter sempre um pó matificante por perto etc. E no calor que tem feito no Brasil nas últimas semanas então, cuidados redobrados! Pele oleosa sem tratamento = espinhas e cravos.

CUIDADOS

O primeiro passo é a limpeza. Existem vários sabonetes específicos para esse tipo de pele, uns mais fortes e outros nem tanto, o que faz toda diferença dependendo do quão oleosa é a sua pele – se ela não for muito problemática e você usar um produto muito forte ela vai ressecar e descascar, e se o problema for maior e você usar um sabonete mais fraco, não vai adiantar nada.

Já usei vários (Gel de limpeza facial da La Roche Posay; Gel de limpeza profunda da Vichy;Sabonete líquido para pele acneica da Darrow), mas meus preferidos no momento são o Foaming facial cleanser da Exsicata e o Blue Herbal gel cleanser da Kiehl´s. O primeiro uso de manhã, é uma espuma tipo mousse de cabelo, bem suave e com cheirinho agradável. O outro uso a noite, é mais forte e tem um cheiro também mais marcante. Vale lembrar que esse processo de limpeza não pode ser feito mais de 3 vezes por dia. Se você lavar o rosto a cada vez que senti-lo oleoso, o problema só vai piorar.

Outra coisa muito importante é fazer uma boa esfoliação uma vez por semana. Isso ajuda a tirar a pele morta e o excesso de óleo que às vezes parece que só o sabonete não dá conta. Quando encontrei o Pó Esfoliante Revitalizante Facial da Granado foi amor à primeira vista, é ótimo e limpa super bem – lembro que a Vic fez um post (aqui) falando de um esfoliante em pó e eu fiquei aguada pra experimentar algo do tipo. O Gel esfoliante da Nivea e o Esfoliante de uso diário da Neutrogena  fazem uma limpeza beeeem suave, nada muito dramático, dá pra usar até mais de uma vez por semana. Já a máscara Facial mask exfoliating da Exsicata entra numa categoria intermediária, limpeza boa com hidratação, gosto bastante também. Agora, se você quiser uma limpeza daqueeeeelas, eu recomendo luvinhas esfoliantes (encontra em qualquer perfumaria). Você coloca nela o sabonete que quiser e manda ver – é tipo uma saída econômica para o Clarisonic!

Depois vem a hidratação. Sim! Pele oleosa também precisa ser hidratada. Não acredita nisso? Faça um teste simples: lave o rosto com seu sabonete de tratamento e não passe nada depois, veja quanto tempo durará a sensação de pele seca e limpa. Agora, lave com o mesmo sabonete e, após, use um hidratante específico para pele oleosa – é importantíssimo que seja específico mesmo. Sentiu a diferença? Isso acontece porque a falta de hidratação aumenta ainda mais a produção de óleo, e não é isso o que queremos…

Usei o Hidratante anti imperfeições Tri-Active da Vichy por uns 2 anos, gostava super dele, mas achei que a pele deu uma enjoada depois de tanto tempo então mudei para o TriAcnéal da Avène, que é ótimo também. O Liftactiv Retinol HA da Vichy eu comprei errado numa viagem, mas é óóóótimo pra aqueles dias que a pele está mais judiada por muito sol, frio, demaquilante, ou para depois da esfoliação com a luvinha. Ah! Outro ponto positivo é que ele é anti rugas/sinais, e eu tinha algumas linhas de expressão na testa que sumiram depois dele… #ficaadica! Mas não pode ser usado ao redor dos olhos. O Lysalpha Cicapeel da SVR não é bem um hidratante, comecei a usar para tirar marquinhas de espinhas que tinha no queixo, mas hoje em dia acabo usando no rosto todo umas 3 vezes por semana pra dar uma limpada em alguma manchinha que possa ter surgido. Lembrando que o Liftactiv da Vichy e o da SVR só podem ser usados à noite, e os outros não têm protetor solar, então se forem usar durante o dia é preciso aplicar um fator FPS junto.

Uma dica para os momentos de pânico (leia-se espinhas): o Acne cover Nexcare da 3M é um adesivo que tira toda secreção e seca qualquer espinha. É tipo mágica: lave bem a região, coloque o adesivo a espere. O ideal é colocar a noite pra dormir, mas dependendo do desespero vale colocar durante o dia mesmo. Não deixo de ter nunca!

A parte mais chata da pele oleosa é achar um protetor solar que aguente firme o dia todo sem deixar a cara melecada. Eu confesso que até hoje não achei um que me deixou 100% satisfeita, mas encontrei dois que são assim, QUASE perfeitos – acho que nesse tópico não tem muito milagre. O Capital Soleil da Vichy é o que uso atualmente, tem nas versões FPS 30 e 50. Eu sou beeeem branquela e uso o 30, mesmo na praia, e o rosto não queima. O Promat da Vichy tem FPS 15 só, bom pra quem é mais morena e só fica em locais fora do sol. Ouvi dizer que o Alta proteção FPS 30 da Avène é ótimo, mas ainda não tive a oportunidade de experimentar.

MAQUIAGEM

O momento mais aguardado! Esse é um tópico longo e se eu colocar aqui todos os produtos bons ficaremos até amanhã de manhã lendo… Então vou falar só do meu combo preferido.

Lição número 1: primer. SEMPRE! Você pode sair de casa sem roupa, mas NUNCA sem primer (exageros a parte, vocês entenderam a ideia haha) Meu preferido de todos é o Porefessional da Benefit, mas como ele é mais carinho, não rola usar todos os dias, então deixo para ocasiões que exigem uma pele super duradoura e intercalo com o Skin Base Visage da MAC que também é muito bom. Outro legal é o Anti-shine Mattifier da Vichy, lançado há pouco tempo, matificante anti-brilho. E vou contar um segredo pra vocês: quando eu tenho eventos importantes durante o dia, mesmo que seja em lugares abertos, eu não passo protetor solar! Quem tem pele oleosa sabe que protetor solar é um coisa que não colabora muito pra manutenção do efeito matte, então eu pulo essa etapa. Mas é só de vez em quando! =)

Corretivo eu tenho um filho único, o Pro Longwear da MAC. Ele é líquido, mas seca super rápido e se você bobear na hora de espalhar… já era! Tem que tirar e começar de novo. Gosto de aplicar com aquele pincel tradicional achatado, acho que o efeito fica melhor do que com os dedos. Quando tem algum ponto menor ou que precisa duma correção mais detalhada, uso uma versão mini desse pincel.

Base líquida eu evito um pouco, deixo mais pra ocasiões especiais – tenho sorte de ter uma pele que não exige muita correção. No dia a dia uso a Mineralize Foundation Loose da MAC, uma base em pó solto, minha paixão. Aplico com o Bionic Flat Top Buffer da Coastal Scents, ele dá um efeito aveludado e bem natural, gosto muito. Agora, das bases líquidas, minhas preferidas são a Time Wise Matte da Mary Kay e a Double Wear da Estée Lauder. Ambas seguram muito bem a oleosidade e o brilho, mas sempre dou uma ajudinha com um pó matificante, uso o Blot da MAC com pincel gordinho de pó – na bolsa levo um kabuki mini pra reaplicar. E um truque mágico é usar aqueles lencinhos que tiram a oleosidade sem tirar a maquiagem, a Contém 1g vende um ótimo. Ah, a Vic fez um post com as melhores bases para pele oleosa baseado nas sugestões das leitoras, vale a pena dar uma olhada aqui.

Outra coisa importante (vocês perceberam que tudo pra mim é importante, né?) é a hora de tirar a maquiagem. Tem gente que não gosta dos demaquilantes bifásicos pois eles são sempre mais oleosos, mas eu acho que quem tem pele oleosa TEM que lavar o rosto depois de usar qualquer produto pra tirar o make, isso é tipo a regra número 1 da pele limpa. Já usei bifásicos, mas atualmente tenho usado os Lenços de limpeza da Nivea e o Demaquilante facial da Granado (em creme e com ótimo custo/benefício), depois o Tônico adstringente da Nivea e para os olhos o shampoo Johnson´s mesmo, aquele amarelinho de bebês, para não ter que ficar esfregando. Todas as opções são baratinhas e fáceis de achar.

É isso, meninas! Espero que vocês tenham gostado das dicas – e quem tiver mais sugestões, por favor deixa nos comentários! Sempre bom compartilhar novas descobertas”

Obrigada Athe!!

Extra da Vic: tenho ouvido muitas amigas no Brasil e em Londres falando sobre as maravilhas que a base Immaculate, da Hourglass, faz para peles oleosas. Vale incluir na listinha de produtos para testar também (vende na Sephora brasileira aqui)

{Fotos: Jana Kukeba/ Pexels e Haley Lawrence/ Unsplash}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

113 replies on “Dicas preciosas para pele oleosa”

Mto bom o post! Vc já usou o protetor solar da ROC? É mto bom!!! Sobreo Liftactiv, pq não pode usar na região dos olhos???

Linda.. !
Eu tambem tenho pele oleosa e no momento to fazendo um tratamento para espinhas, e minha derma passou o filtro solar da FILTRUM ultra seco, é o melhor filtro solar de toda a vida.. virou paixão.. experimente pois ele deixa a pele aveludada e se você passar ele de manhã lá pelas cinco horas da tarde que começa a aparecer um brilhinhoo..
Beeijos

Adorei o post! Só uma dica para adicionar: protetor solar Minesol Oil Control, da ROC. Amo porque ele segura muito a oleosidade e não pesa como os outros. Já tentei outras opções mas sempre volto pra ele, toda arrependida hahahahaha Recomendo!

Amei o postttt!!!
Eu tenho 25 anos, tenho pele mista (a zona T é suuuuper acneica e as outras partes o rosto ressecam fácil) e uso um sabonete mara p o rosto há aaaanos: o Dermotivin líquido ou foam para pele oleosa à mista! Ele é top!!!! Já usei vários e esse é o q mais gosto..limpa suuuper bem a zona T e não resseca as outras partes do rosto.
De primer eu uso o Skin Base Visage na MAC tb e aamooo..ele segira muuuito bem a oleosidade e deixa a pele bem bonitinha. De base tb estou amando a da Mary Kay..fotografa suuuper bem. Gosta muito da Lingerie de Peau da Guerlain tb..mas ainda não repus a minha q acabou.
Uso o protetor solar Minesol Oil Control e amo!!! Combinado com o blot powder da MAC ele segura super bem a oleosidade e parece q vc não tem nada na pele.

Ameii demais as dicas. Sofro com pele oleosa inclusive eatou cheia de gravinhos na testa ja tentei se tudo comprei varios tipos de sabonetes e parece que nao ta fazendo efeito. Vou testar as suas dicas, que na minha opiniao foram oteeemaass !! Obrigada

Que post maravilhoso, hein…
Sonhando (muito!) com um igualzinho para peles secas como a minha!

Viiiic querida, faz um desses pra pele secaaa (ou SUPER seca)! :D
Moro no Norte, minha pele é supeeeeer seca, mesmo no calor, suando, meu rosto continua super seco! Do tipo de descascar =/
Uso hidratante antes de dormir e antes da maquiagem, não uso nada que álcool na composição, não uso pó compacto pra não acumular, uso bases líquidas, BB cream e continua super ressecada.. Ah e meus poros no rosto são enormes =/
Beijo e adoro o blog, visito sempre mas nunca comento hahaha

oi, athena e vic. adorei o post. queria indicar um protetor solar que mudou a minha vida: minesol serum. a textura dele é coisa de louco, seca suuuper rápido e deixa a pele zero oleosa. sempre tive problemas com protetores solares também, mas esse conquistou meu coração. eu uso a versão 30 mesmo. vê se você gosta. um beijo!

Acho MUITO estranho que a Athena não tenha respondido às várias meninas que comentaram sobre o protetor solar Bioré. Vemos nos comentários que todas o recomendaram com muitos elogios e em nenhum momento a Athena respondeu a nenhum destes comentários. Diferente de outras recomendações: teve gente falando sobre o Adatina, sobre o ROC, etc, e sobre estes ela emitiu uma opinião. Mesmo sem conhecer o Adatina ela ainda assim respondeu à menina que comentou que gostaria de experimentar. Pq assim não o fez quando dos comentários sobre o Bioré? Percebam que todos os comentários do Bioré dizem maravilhas sobre este produto! Eu mesma o uso e tenho certeza que não existe NADA igual no ocidente no que tange a protetor solar matificante para pele oleosa.
Posso dizer uma coisa? Este post da Athena é publieditorial não sinalizado da EXSICATA.

Acho MUITO estranho que a Athena não tenha respondido às várias meninas que comentaram sobre o protetor solar Bioré. Vemos nos comentários que todas o recomendaram com muitos elogios e em nenhum momento a Athena respondeu a nenhum destes comentários. Diferente de outras recomendações: teve gente falando sobre o Adatina, sobre o ROC, etc, e sobre estes ela emitiu uma opinião. Mesmo sem conhecer o Adatina ela ainda assim respondeu à menina que comentou que gostaria de experimentar. Pq assim não o fez quando dos comentários sobre o Bioré? Percebam que todos os comentários do Bioré dizem maravilhas sobre este produto! Eu mesma o uso e tenho certeza que não existe NADA igual no ocidente no que tange a protetor solar matificante para pele oleosa.

olá, athena!
adorei o post! tenho uma dúvida em relação a ordem dos produtos: primeiro hidratante, depois filtro solar e por último o primer? obrigada por esclarecer!

Ameeei o post. Sofro com pele oleosa e sou adepta da linha Effaclar (super recomendo) há algum tempo.
Adoro o hidratante da Vichy tbm.
E como base tenho muito amor pela Mary Kary. Minha pele fica zero oleosidade.

Gostei muito das dicas, pois tenho pele oleosíssima! Quanto ao protetor solar, confirmou minha impressão: o melhor deles não é tão bom assim quando se trata de pele oleosa!
Agora, quanto ao “extra”: eu comprei e tenho tentado usar a base Immaculate, mas não consigo me encontrar com ela! Minha cara fica com aspecto de reboco e definitivamente, ela sai quase toda um pouco depois do almoço. Se alguém souber se há um jeito específico de aplicar, por favor, dívida a informação!

Nossa, adorei o texto!!! Parabéns!
Também tenho esse drama de pele oleosa, e pra piorar ainda moro no Rio, onde verão é verão mesmo!!
Eu já uso alguns produtos que você citou, mas com alguns complementos. Uso o sabonete líquido da Darrow religiosamente 2x ao dia (eu também uso o em barra todo santo dia na hora de tomar banho pra lavar o colo e as costas, que no meu caso, também são bem oleosas), os lencinhos da Nivea pra pele normal mesmo (e depois lavo com o sabonete) e no final dou uma bela borrifada de água termal da Avene. Uso também o filtro solar Capital Soleil da Vichy, mas no fator 50, que eu descobri que fica menos oleoso na pele do que o fator 30! Eu também tenho o Porefessional, e tenho que dizer que minha pele fica ótima com ele. No dia-a-dia eu não uso base, só coloco o filtro solar e por cima uso um pó da Shisheido pra dar uma cor homogênea a pele. A pele fica muito boa, sem brilho, e eu retoco uma vez só.
De maquiagem eu tive a oportunidade de comprar lá fora a base Maestro da Giorgio Armani. Só uso em ocosiões especiais, mas eu acho o toque dela sensacional, parecido com o Porefessional. Minha pele fica ótima com ele!
Acho que é isso.. espero ter contribuido pra essa troca de experiências =)

Vic, você poderia fazer um post sobre produtos anti-idade, né?! Sou meio neurótica por eles, mas nunca sei direito qual exatamente comprar.
Beijos

Oi meninas
Sou uma decana das peles oleosas, tenho 46 anos e minha pele ainda é oleosa e com tendencia a acne. Ja provei de tudo um pouco que foi comentado aqui. Recentemente meio por acaso testei o Pore-purifying lotion for acne-prone skin da Mary Kay e amei. Uso como um primer, embaixo de filtro solar. Quem tem pele oleosa sabe como somos suscetiveis a manchas, entao nao da para dispensar o filtro solar. Por outro lado, mesmo os filtros oil free parecem aumentar a oleosidade de minha pele. Este produto segurou a oleosidade o dia todo, mesmo durante o verao. Vale a pena testar. Super recomendo.
Outro produto sensacional que nao citaram foi o filtro Minesol Oil Contrl FPS30. A textura dele é realmente incrivel. Parece que vc nao esta usando nada. Sou muito clara, e normalmente uso o Minesol fps 70 tb oil control, que nao tem a mesma textura leve do Fps30, mas é o melhor que ja testei com fator de protecao solar mais alta.

Adoro o TriAcneal da Avene, mas pelo amor de deus, ele não é um hidratante diurno! Ele tem ácido glicólico e retinol em quantidades monstras. Ele é um produto para acne e também um anti-idade noturno, que deve ser muito bem enxaguado no dia seguinte. Não se esqueçam de um filtro potente no dia seguinte, porque ácidos deixam a pele mais sensível ao sol. Mesma coisa para o Lysalpha Cicapeel da SVR.
Ps: esse filtro da avene é o pior que existe para pele oleosa. Vão por mim.

Nossa, esse post + os comentários vão virar uma bíblia impressa no meu banheiro!!!!! Obrigada, Athena e todo mundo que comentou! :)
Meus favoritos: lavo o rosto com Cetaphil Oily Skin Cleanser sem sabão (favoritão mesmo); protetor solar uso o Minesol da RoC ou conto com os embutidos em outros produtos; tenho usado o CC cream da Loreal anti-redness e to curtindo e tenho um pó que uso e/ou ponho na bolsa que é o Maybelline SuperStay24h.

Oi Athena, gostei muito do post.
Será que você pode me ajudar? Onde eu posso encontrar o anti shine mattifier da vichy? Em alguma farmácia? Pela Internet? Não estou achando. …
Muito obrigada!
Beijos

Amei o post Athena!
Sera que você pode me ajudar? Não estou encontrando o anti shine mattifier da vichy. Onde você conjurou? Em farmácia, pela Internet ou fora do Brasil?
Agradeço a atenção!
Beijos =)

La Roche Posey é fantástico! Inclusive recomendo o microesfoliante também da linha Effaclar – a diferença é instantânea! Adoro suas dicas Vic!!!

Olá Athe, eu amo o protetor da Roc Minesol oil control f30,mas quero testar o da Adcos totalizante…obrigada pelas dicas!

Olá Vic.
Acredito que a pele oleosa seja a mais difícil de se cuidar e de se adequar a produtos.
A infinidade de cosméticos é grande e sempre estamos tentadas a testar um lançamento… E aí mora o perigo…
Falo isso porque tenho pele oleosa e amo testar produtinhos, mas quando encontro um que dê certinho passa a ser para a vida inteira….
Posso dar exemplo da espuma 3em1 da Vichy Normaderm… Tem sido perfeita pra mim… Lavo pela manhã e à noite e depois hidrato com água termal e então está tudo certo.
Poderia escrever várias linhas sobre esse assunto, mas preferi ser breve…
Adoro seu trabalho !
Beijos,
Alessandra Castro
http://www.encontrodebeaute.com

Gosto muito a barra effaclar da La Roche-Posay, senti uma boa diferença sobre o controle da oleosidade depois de uns 2 meses de uso! Também recomendo o gel de limpeza e o tônico da linha Normaderm da Vichy, incríveis! E uma boa dica de base é a Forever, da Dior – o preço é salgado, mas vale o investimento

Adorei esse post Athena, afinal tbm sou do time das “oleosas” e encontrar produtos as vezes é um desafio…hahaha

Sobre o protetor solar, demorei um pouco pra encontrar um que a pele aceitasse bem e não ficasse “grudando” o dia todo. Após muiiitos testes e decepções encontrei e adorei. Estou usando o Minesol Oil control da ROC com FPS 70 (sou exagerada mesmo…hahaha), ele é ótimo e deixa a pele bem sequinha durante o dia todo, vale a pena experimentar :)

Beijoos

Adorei esse post Athena, afinal tbm sou do time das “oleosas” e encontrar produtos as vezes é um desafio…hahaha

Sobre o protetor solar, demorei um pouco pra encontrar um que a pele aceitasse bem e não ficasse “grudando” o dia todo. Após muiiitos testes e decepções encontrei e adorei. Estou usando o Minesol Oil control da ROC com FPS 70 (sou exagerada mesmo…hahaha), ele é ótimo e deixa a pele bem sequinha durante o dia todo, vale a pena experimentar, funciona quase como um primer :)

Beijoos

minha pele é normal na maioria das vezes. Mas, quando chega a menstruação fica oleosa.

Oi Athena!
Você poderia me informar se o Curativo Nexcare 3M Acne Cover remove também os cravinhos de pontas pretas? Eu não tenho espinhas, mas sempre aparecem aqueles cravinhos pretos nas minhas bochechas e acima do nariz. :/ Você sabe se ele retira esses pretinhos também?
Obrigada,
Aline.

Uso a muitos anoso pó/base em pó com protetor solar da Shiseido, o Protetor Sun Protection Compact Foundation FPS 35, recomendo demais!!!

Oi … Comecei a usar o gel de limpeza da La Roche por causa da minha pele oleosa , estou usando o gel a menos de uma semana e começou a sair muitas espinhas no meu rosto será q isso é normal nos primeiros dias de uso???

Dizem que o melhor primer da vida para pele oleosa é o Ever-Matte Poreless Priming Perfector da Becca! Dizem que ele é tão bom, mas tão bom que se você usar todo dia a pele até resseca. Efim, vale a pena pra que tem a pele bastante oleosa e pode gastar um pouco á mais com esse tipo de produto!

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: