Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Quer montar um kit básico de maquiagem?

23/01/14

Nem sei dizer quantos emails e comentários recebo pedindo dicas para montar uma nécessaire básica de make. E juro: para mim, essa é uma das perguntas MAIS difíceis de responder! Por duas razões: o que é básico para uma pessoa não necessariamente é para outra – e eu não gosto dessa coisa de “você TEM que ter o produto x no nécessaire” porque né, quem falou, se você não usa o produto x, não precisa ter hahah!

A segunda razão é mais complexa: normalmente, as meninas que pedem uma lista de makes básicos não querem que eu fale “sombra marrom, blush rosa, batom nude”. Querem marca, cor exata e por aí vai – e é aí que me complico toda. Porque gente tem TANTO produto nesse mundão, eu não consigo nem escolher favoritos para mim (tá certo que minha diversão é testar coisas, mas enfim), que dirá para vocês! Se eu falo de um, estou deixando de falar de vários outros que vocês poderiam conhecer e gostar mais. Nossa essa “restrição” me deixa muito aflita.

Então minha sugestão é sempre pesquisar bastante, criar uma listinha de desejos, por outro lado analisar o que você já tem e pensar no que precisa mesmo, no que sente falta quando está se maquiando. Outra coisa que sempre adorei fazer é ter tipo um produto de cada marca que curto (isso é ótimo para conhecer melhor e ir descobrindo suas marcas favoritas). Acho tão sem graça um nécessaire todo unimarca hahaha! Tá certo que é mais prático, e para quem está mais na vibe “montar um kit de make é questão de necessidade, sei que preciso, mas maquiagem não é a coisa que mais amo na vida” é a melhor opção – aliás, muito válida essa vibe, óbvio que não é todo mundo que ama maquiagem e acha o máximo descobrir e experimentar produtos… Né? Nem por isso essas pessoas precisam ser privadas da mágica que o make faz por nós, e aí chegar numa loja e resolver o assunto de uma tacada só não tem preço.

ENFIM, estou muito falante hoje! Tão vendo a dificuldade de responder uma pergunta tão simples né? São muitos fatores que entram na equação “montando um kit básico de make” hehehe.

Aí, dito tuuuudo isso, outro dia recebi um email da minha amiga Julia Faria falando o seguinte:

Te escrevo para te convidar para uma pauta no meu juliafaria.com.br: “Começando do Zero”. Tipo um guia de compras para a primeira necessaire de make. O básico do básico.
Para a menina (eu tb, no caso!) que nunca teve o costume de se maquiar e quer aprender. Que vai literalmente começar do zero: primeira base, primeiro corretivo, primeiro tudo.

E pensei: ótima oportunidade para fazer um enorme exercício e finalmente montar uma bendita lista de makes básicos no molde produto tal da marca tal!!! Gente, foi muito difícil. Eu mal consigo viajar 2 dias e levar só um rímel e um batom e um blush… hahaha. Mas consegui – parabéns – e claro que aproveito para dividir com vocês. O legal é que a Ju chamou também para participar do post a maquiadora querida Nadia Tambasco e meu amado Proença (que também arrasa no make, apesar de ter acabado focando no cabelo! Lembram do vídeo que fizemos com ele me maquiando??).

Então vou colocar minha listinha aqui, com a montagem fofa que ela fez, mais minhas “aspas” (amo) abaixo.

Lembrando que: é claro que tem mil alternativas para tudo o que citei, tentei mesclar produtos com diferentes faixas de preço e fui nos que gosto muito, mas nem precisa dizer que dá para adaptar a lista a QUALQUER orçamento, e sem precisar viajar – nunca teve tanta oferta boa de produtos baratinhos no Brasil (tem uma TV Beauté com esse tema aqui, e uma lista com baratinhos que recomendo – ela está anciã, farei uma nova versão em breve)

Base HD
Make Up For Ever

“É quase impossível indicar uma base universal, mas essa é uma que costuma agradar muita gente. Tem que testar antes de comprar!”

Aqui
Bronzer
Too Faced

“Algum opaco, como o da Too Faced ou da Maybelline, assim funciona para bronzear e também para fazer contorno.”

Aqui
Caneta Delineadora
Natura Una

“Líquido, para fazer aquele tracinho, e um dos mais fáceis que já usei.”

Aqui
Lápis Color & Glow cor Black Paparazzi
Eudora Soul

“Existem milhões de opções de lápis pretos, mas gosto desse porque tem boa consistência e intensidade, um lado preto e outro preto com brilho, e preço camarada.”

Aqui
Máscara Colossal Volum'Express
Maybelline

“Curinga, funciona sempre!”

Aqui
Paleta de Sombra Naked 2
Urban Decay

“Tem todos os tons que você precisa para fazer vários tipos de olho! Entre a 1 e a 2 indiquei essa por ter uma sombra preta opaca, mas gosto muito das duas versões da Naked.” (obs: não tinha saído a 3 quando fiz a lista, mas mesmo assim acho que a 2 é a mais universal se tiver que escolher uma!)

Aqui
Batom
Mac

”Um nude e um vermelho! A Quem disse, Berenice tem muita opção de tons e ótima qualidade.”

Aqui
Corretivo Studio Finish
Mac

“O da Clé de Peau é meu favorito – mas super caro e difícil de achar! Então recomendaria o Studio Finish da MAC (prefiro os de consistência mais durinha).”

Aqui
Iluminador The Multiple
Nars

“Acho muito legal ter um iluminador para dar aquele glow na pele. Esse é em bastão, fácil de aplicar e deixa um efeito lindo.”

Aqui
Blush


Nars

“Gosto muito dos da MAC e da Nars. Mas a cor vai de cada um! Iria em algo pêssego/rosado que é neutro e embeleza todos os tons de pele.”

Aqui
Primer Photo Finish
Smashbox

“É legal que tem toda uma gama de opções, então dá para escolher de acordo com sua necessidade.”

Aqui
Buffing Brush
Real Techniques

. Para base

Aqui
Pincel E30
Sigma

Para sombra, mais pontudo para detalhes.

Aqui
Pincel 224
Mac

Para sombra, mais gordinho para espalhar e fazer côncavo

Aqui
Pincel 168
Mac

Para blush.

Aqui

Mas minha dica para pincel seria comprar um kit, porque aí tem mais opções e um preço que compensa!”

Aproveito também para linkar outros posts que já fiz sobre o tema “lista de maquiagens básicas”:
Um kit básico de make
Meus clássicos
Checklist: o básico
Montando um kit de pincéis

E para deixar o post um pouco mais longo….. tem outra pergunta que recebo sempre e é mais difícil ainda de responder: “Estou indo viajar, o que deveria comprar no país XXX?” Ih, essa não tem jeito! Porque é uma lista que varia o tempo to-do – do jeito que tem lançamento nesse mundo da beauté, vocês podem imaginar! Nesse caso, minha sugestão é de fato fazer uma pesquisinha pré-viagem.

Inaugurem um caderninho de beauté, ou mesmo uma bloco de notas no celular ou no computador, para anotar sempre que virem algo legal – facilita bastante! Porque depois você fica “ai o que era mesmo aquele produto que eu ouvi falar bem?”. Eu pelo menos esqueço tudooo se não anotar hehehe. Nos meus posts e vídeos eu sempre tento variar bastante os produtos que mostro, assim vocês podem conhecer coisas diferentes, vale também olhar blogs variados do Brasil e de fora, ler revistas (e prestar atenção nos anúncios!) e aí montar sua listinha de desejos. Se tiver tempo na viagem, recomendo dar uma bela volta nas lojas ou numa lojona de departamento antes de sair comprando de cara – porque aí você corre o risco de matar a verba de uma vez e continuar encontrando coisas legais nos outros dias! Experiência própria hahah

Espero que essas dicas ajudem – tanto a montar uma nécessaire básica, quanto a fazer compras em viagens!

Imagens {Element5/Unsplash e @diadebeaute}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

37 replies on “Quer montar um kit básico de maquiagem?”

Post maravilhoso, Vic !
Também amo os blushes MAC e Nars ! Tenho o Melba e o blushbaby da MAC e o Orgasm e Super Orgasm da Nars ! Amo os 4 ! São imbatíveis !

Meus batons favoritos da vida são o Mocha e Spirit da MAC. Tenho bocão, não curto batom muito colorido ….

Rímeis são meu xodó, gosto dos da Maybelline e a máscara efeito cílios postiços que o Boticário lançou ano passado também é muito boa. Evito lápis de olho porque meus olhos são pequenos, se eu usar lápis na linha d’água ficam menores ainda !

Senti falta de um pó na sua lista, mas enfim … post maravilhoso !
Parabéns querida ! Amo seus videos, me maquio melhor com sua ajuda !
Bjsk
Tamara Gomes

ótimo post, sempre muito útil esse assunto. vic, quando fizer a lista de produtos melhor por a foto perto da descrição, a gente fica subindo/descendo toda hora. :)

Apesar de eu já ter o básico, digo que adorei o post, achei superválido e atende todos os tons de pele!! Muito show de bola, aproveitando quero dizer que se hoje uso e amo muito make vc é uma das principais responsáveis hahaha (ri mas tou falando sério) BJ – de uma ex-mulher zero make…

Nossa Vic! Que demais! Vc normalmente já é excelente, mas os últimos posts estão de babar! Todos muito elaborados! Só tenho a agradecer a dedicação com que você os faz para os seus leitores! Grande beijo!

Olá Vic,

Amei as dicas! Apesar de eu já ser uma maníaca por maquiagem, sempre fico atenta no que você indica.

Uma dica para a mulher moderna, antenada e que quer manter o ritmo, mas sem perder a pose. Nada de farol acesso, alça de sutiã aparecendo, barra mal feita, de roupas que mostram mais do que devem, manchas surpresas que acabam com o bom humor, os produtos da That Girl ajudam a resolver os seus problemas com muito estilo e charme.

Um grande beijo,
Bettie – Pin up That Girl
http://www.thatgirl.com.br

Oi, Vic!
Adorei o post! Apesar de eu já ser do time das malucas por make que já tem de tudo e em mais de uma unidade, eu ainda me lembro bem dá época que comecei a me maquiar e acho que tenho algumas dicas! Quando eu comecei, eu era novinha e não tinha muita grana para gastar em make, e além disso, precisava de tudo porque não tinha nada! ha! ha! ha! Então, a minha necessaire de primeira geração (he!) era toda de produtos baratinhos que comprei na Americanas. Foi assim que consegui comprar já de saída um kit que me permitia fazer uma maquiagem completa e era financeiramente possível. Foi com o tempo, e com um pouco mais de autoconhecimento que comecei a investir em produtos mais desejo, digamos assim, mas foi com o tempo! Algumas garotas ficam frustradas porque não podem ter uma necessaire toda grifada, mas todo mundo que eu conheço que tem uma necessaire recheada de produtos mais “desejo” só conseguiu depois de anos. É como construir um guarda-roupas, num mês você consegue comprar um sapato incrível, depois de alguns meses você compra um vestido maravilhoso, e depois de alguns anos você terá um pequeno tesouro no armário. ;) Então eu diria para ninguém ficar maluco com listas de produtos cheios de marcas caras, porque essas listas só puderam existir depois de anos de experiência com make, de muito conhecimento. É uma lista depurada, com produtos especialmente pinçados. São tesourinhos de beauté! Com o tempo todo mundo acaba tendo os seus. Essas listas funcionam mais como atalhos, não como tem que ter AGORA.
E maquiagem é uma experiência bem pessoal, é coisa de muito auto-conhecimento. Então uma outra dica é precisamente investir em auto-conhecimento. Ler livros, ver filmes, sair com os amigos, ouvir música. É essencial saber o que se gosta. Um jeito legal de fazer isso é agrupar o que faz os olhos brilharem numa pasta física ou virtual e fazer moodboards. Com um material assim em mãos fica mais fácil saber o que se deseja e se tem mais foco na hora de comprar, fica-se menos suscetível a modismos e mais coerente com a gente mesma.
Uma dica boa para quem não tem prática nenhuma, zero intimidade com maquiagem e quer começar a se maquiar é procurar por um curso de auto-maquiagem de alguma marca simpática que reverta o dinheiro em produtos. O bacana desses cursos é a oportunidade de “colocar a mão na massa”, de experimentar no seu rosto os produtos, de conhecer uma marca nova, de ganhar “quilometragem” e confiança, e, de quebra, ainda sair da loja com produtos que você mesma usou e curtiu e que provavelmente está precisando! Aqui em Curitiba eu sei da M.A.C, da Lafayette e da Boticário, mas é sempre interessante peguntar, afinal é perguntando que a gente descobre as coisas!
E por fim, maquiagem é descoberta pra vida inteira, então é bom ir se acostumando com aquela sensação que se tem sempre mais pra saber, tem sempre mais para experimentar porque essa sensação é eterna! Então muita calma, segura a carteira e boa jornada! he! he! he! Beijos =***

Olá Vic, sua linda !!!! Te descobri há pouco tempo, mas já sou fã !!! Adorei esse post, vou comprar 4 produtos dos indicados !!! Parabéns pelo seu trabalho !!!

O post até seria bom se não tivesse tantas risadas desnecessárias. Tão irritante isso.

Amei o post, Vic! Com certeza respondeu a altura esses e-mails rs
Mas também acho que não exista um “kit básico universal”! Quando se trata de maquiagem, cada mulher tem suas peculiaridades, seus produtos preferidos, suas “neuras”… Ah, senti falta de um pó nessa lista e nas demais!

Beijos!

Muito bom o post Vic! O que fiz ano passado antes de viajar foi assistir tooodos os seus vídeos do Youtube e ir anotando os produtos que eu mais gostava. Assim comecei o tal bloco de notas de beauté e agora sempre vou atualizando quando vejo algo legal por aí. Inclusive boa parte desses que vc indicou eu já tinha na lista! hahaha
Beijos! Adoro seu trabalho!

Amei amei e amei! Esse post veio bem a calhar, pois estava precisando de uma indicação de base e vou experimentar esta que vc indicou! Obrigada! Bj

Posso dizer que esse não é dos kits mais acessíveis de make. haha
Mas fez com produtos que você tem e gosta, ser sincera é bem importante.
Como você bem disse no Brasil estamos com várias marcas de make com preços bem amigos, tô adorando isso, acho que a popularização dos blogs trouxe muito isso.
Pesquisando bem a gente consegue achar coisas bem bacanas, tipo a marchetti mesmo, descobri a pouco tempo e tem uns batons lindos, bem pigmentados e de longa duração. Temos também a natura una que sempre tem boas make, a vulti que tem ótimos batons e sombras. Outra que tem o preço bem amigo e alguns produtinhos ótimos é a panvel, comprei 2 pinceis da linha da Isabela Capeto, 2 batons vermelhões lindos, um lápis bege e 2 lápis delineadores azul e verde, sério gente, vale a pena. Comprei pra experimentar e me surpreendi.
Eu adoro experimentar desde produtos baratinhos até os mais caros e ó da pra encontrar tudo de todos os preços, é só procurar.
Vic adorei o post e imagino o quanto deve ter sido difícil mesmo pra vc escolhi alguns produtos, pq pra mim já é difícil que tenho poucos imagino você que tem váários. rs
Beijos ;*

Adoro quando você faz posts longos assim. Os posts “express”, com o tempo, acabam cansando, com o tanto de matérias do tipo a que temos acesso o tempo todo pela web. Sinto falta de conteúdo, de aprofundamento nos assuntos e da conexão com o autor que advém desse aprofundamento. Eu não sigo vários blogs, me fidelizei com uns dois ou três – o seu é um deles – e acho que isso é o que acabou acontecendo com várias outras pessoas. Por isso não nos importamos de encontrar posts maiores, aliás adoramos! É relaxante e instrutivo!!
Abraço e obrigada pelo blog!

Oi eu amei todo e gostaria de saber como eu faço pre te essa bela maquiagem muito obrigada beijos

amo maquiagem e gostaria muito de poder ganhar tem produtos que não conheço e nesse post lindo e maravilhoso eu vi mais não conheço ,muito obrigada beijos

amo maquiagem e gostaria muito de poder ganhar o que faço para consegue ,muito obrigada mais por favor mim ajude beijos

amo maquiagem e gostaria que mim ajudasse a ter maquiagem pois estou louca para fazer um curso e estou precisando de maquiagem muito obrigada beijos

Olá moça, adorei as dicas, tenho já por algum tempo querendo aprender sobre esse tema, quero assim fazer para poder maquiar minha esposa, e quem sabe ganhar uns $$ isso pro futuro rsrs, mas adorei as dicas, grd beijo.

Aaaai Vic, amo você, demaaais!!!! Sempre nos ajudando a resolver nossos problemas seríssimos, haha. Lembro quando comecei a acompanhar seu blog e logo depois te mandei um e-mail perguntando “se eu fosse montar um kit de make do zero” o que você indicaria? Você, super simpática, acessível e fofa me respondeu pessoalmente e depois fez um post respondendo a minha solicitação (e de muitas colegas), que é o primeiro link da lista de posts antigos sobre o tema que você elencou alí em cima. Obrigada por ser tão linda e existir em nossas vidas. Bjos!

Bacana suas sugestões, eu amei, mas no caso da menina que você citou que não tem costume de se maquiar e quer aprender, quando ela visse o preço de alguns destes itens é capaz até de desanimar e achar que maquiagem não é para ela. Sugiro um post com um kit básico com produtos mais acessíveis, quem sabe até com bons produtos nacionais?Adoro seu blog. Bjus

Oi Vic, vc vai falar alguma coisa sobre a escova Tangle Teezer??? Dizem que é a escova da kate middleton!! Faz milagres!!! Beijoss

Oi Vic, adorei o kit basico de make.
Aproveitando …
Eu tenho uma lojinha e vendo alguns produtinhos importados
que vc mencionou, vou deixar o link aqui para as meninas que tiverem interesse.
Não quero ser chata, então se vc quiser pode apagar.
Bjs!!!
Rose
http://www.wonkafactory.com.br

amo maquiagem por favor vou amar muito se eu pode ganhar estou muito precisando ,obrigada beijos , eu já escreve e não teve resposta

Amei me ajudou muito esta lista estava prrcisando dar uma repaginada na minha maleta de makes

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: