Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Saga perfumada

06/02/12

Já repararam que o assunto menos falado aqui no Dia de Beauté é perfume? Isso porque eu era do time das pessoas que só conseguem usar um único aroma – meu eleito “da vida toda” era o primeiro perfume do Marc Jacobs, o de gardênia, que não tem nome (chama Marc Jacobs mesmo!). Perdi a conta de quanto tempo passei tendo ele como único perfume, nunca conseguindo me apegar a nenhum outro.

Detalhe que, sendo jornalista de beleza, vivo conhecendo inúmeros e deliciosos perfumes e suas lindas embalagens. Só que na hora que resolvia usar simplesmente não rolava – sabe quando você passa o dia estranhando aquele aroma que vem “do além”, não reconhece? Acabava dando para alguém querido (normalmente minha irmã!), para continuar sentindo o cheiro hehe. Com o tempo, montei uma linda coleção que enfeita minha estante do quarto.

Mas um dia, do nada, a situação mudou. Foi em novembro de 2010, quando numa visita a Sephora em Paris resolvi experimentar o então recém-lançado perfume da Balenciaga, 10 Avenue George V. Cheirei, cheirei de novo no papelzinho… e borrifei para sentir na pele. Fui embora para o hotel e, passado um tempo, percebi que não estava estranhando o aroma. Voltei e comprei. Um ano e meio depois, posso dizer que sou uma usuária de cinco perfumes diferentes!

Esses são meus (agora cinco) perfumes: Marc Jacobs, Elie Saab Le Parfum, Juliette Has a Gun Not a Perfume, Balenciaga 10 Avenue George V e Le Labo Bergamote 22

Porque uma vez que abriu a porteira, comecei a me interessar por outros. Deve ter um aspecto psicológico envolvido né? Sei lá, só sei que fui para o Líbano conhecer o primeiro perfume do Elie Saab e me apeguei. Um tempo depois, estive com o Romano Ricci, dono da Juliette Has a Gun (e bisneto da Nina Ricci), para conhecer a novidade Not a Perfume – perfume feito com uma nota só, o cetalox – e me apeguei também. Acho que, além do cheiro em si, o que conquista em um perfume é também a história por trás, a personalidade, e como isso tudo fala com a gente, além, é claro, da memória olfativa.

Quando fui para Londres em novembro do ano passado, encasquetei que queria mais um, para a agora crescente coleção. Foi a primeira vez que fui atrás de um novo cheiro, e o objetivo era escolher o de alguma marca nicho – já pesquisei muito sobre essas marcas fascinantes para a Vogue, elas são cheias de personalidade, saem do lugar comum e são uma resposta mais autoral a uma indústria de fragrâncias que é, não dá para negar, extremamente massificada hoje em dia. Entre as marcas “candidatas” estavam: Byredo, Serge Lutens, Francis Kurkdjian (aliás, o perfumista que criou o aroma do Elie Saab), Frederic Malle, By Kilian e Le Labo – pra quem gosta desse assunto e não conhece as marcas, vale super pesquisar mais!

Acabou que, de primeira, amei um perfume do Le Labo – na foto (clandestina) acima, um pedacinho do corner da marca na Liberty, minha loja de departamentos favorita no momento (farei um post só sobre ela logo mais). O Le Labo é originalmente de Nova York e é facilmente identificável pela embalagem simples e minimal e pelos corners que parecem laboratório (o nome não é à toa): os perfumes são feitos na hora – você escolhe entre os aromas já existentes, e aí ele é misturado e envasado na sua frente, e no rótulo e na caixa vem escrito seu nome e onde foi feito

Essa é a caixa, e o frasco tá lá na foto inicial. O Bergamote 22 foi amor à primeira vista, mas acho que voltei na loja 3 vezes antes de me decidir pela compra. O negócio é mesmo passar o perfume e sentir o desenvolvimento ao longo do dia… Só vou super ignorar essa data de “fresco até” março porque ainda não tá nem na metade ahaha!

Eu na hora da compra, passando os dados para imprimir o rótulo

E agora, minha nova realidade é ter que escolher qual perfume usar a cada ocasião… o do Elie Saab é o festivo, mais glamour, combina com casamentos e festas. O Balenciaga me lembra Paris, porque comprei lá e fiquei usando, então passo quando quero um momento “escapista”. O Juliette Has a Gun é bem fresco, limpo, bom para trabalhar e também combina com fim de semana. E o Marc Jacobs e o Le Labo são mais neutros e uso sem muito critério. Na verdade acaba que a roupa e a maquiagem também influenciam na hora de escolher o cheiro… Estou me divertindo com isso! Agora que comecei nesse universo mágico dos perfumes, acho que não paro mais.

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

60 replies on “Saga perfumada”

vic adoro seu blog e amo perfume tenho alguns dos seus 5 a tambem amo ,gostaria de saber onde comprou o juliet has a gun ?foi em new york?as duas ultimas vezes que fui la ,aultima faz 1 mes pesquisando antes nao consegui achar,o cheiro dele e docinho bjs obrigada

Oi Vic, td bem?
Eu tb sempre fui de um perfume só, porém meu cunhado trabalha na Frederic Malle de Paris, então já viu né?
Bjão cheiroso pra vc!

Procuro o Porto Balanciara! Conhece? parece que não estão fabricando mais! se souber me fala? Bj

Olá Victotia,
Sou viciada em maquiaguem,perfumes,hidratantes,enfim,tudo que diz respeito a beleza.
Adoro seu site,você dá muitas dicas e apresenta muitos produtos diferentes,só não sei onde encontrá-los.
Pedi para uma amiga comprar esse perfume,Balenciaga 10 Avenue George V.Gostaria de saber se é um perfume para noite,gosto de perfumes que tenham uma boa fixação e geralmente,são os mais fortes que uso.Você falou que usa em momentos escapistas,o que quis dizer?
Fiquei nadúvida entre ele e o Elie Saad, acabei pedindo o Balenciaga. Fiz uma boa escolha?Achei mais difícil de encotrar,por isso escolhi esse.
beijos, responde!

Oi Vic! Vivo a procura de um perfume que amava, mas não existe mais. Era de uma loja de roupas chamada Workout, final dos anos 80 ou início dos 90, não lembro ao certo. Alguém lembra deste perfume e/ou conhece algo parecido para indicar?

Eu amei a loja Liberty em Londres e fiquei apaixonada nos perfumes Frederic Malle e Le Labo. Queria achar aqui no brasil, será que tem?????

De tdos conheço ELIE SAAB, maravilhoso, mágico:))) amo agra qro esperimentar Balenciaga, cm ctza vou amar sou maluca por perfumes, tnho alguns…adorei, suas notas bem ditas, claras da para entender tdo perfeitamente ou seja se for usuaria dsses produtos.

bjins…belissima

OBS: qdo montar seu blog qro estr sempre por dentro de tdo…amey, nnca tnha pensado em pesquisar tao a fundo a história o criador etc…so leio a historia, personalidade akle básico.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: