Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Relaxamento

15/10/10

Falha minha (pra variar!) nunca ter falado aqui no blog sobre o relaxamento que faço no cabelo. Acho que é dos posts mais pedidos… Afinal todas sabemos que a maioria esmagadora das brasileiras não nasceu com cabelinhos lisos pra chamar de seus – mas gostariam!

A verdade é que esse é um assunto delicado, e cheio de detalhes e nuances. Cada menina tem sua particularidade capilar e é impossível dizer que o que funciona em mim vai funcionar em todo mundo. Falo muito de penteados e maquiagens, se der errado é só lavar que sai, química é outra história.

Eu vou contar minha experiência, mas realmente está além do meu poder fazer um “guia do alisamento capilar”, porque antes de qualquer procedimento é preciso encontrar um bom salão, com cabeleireiro de confiança, testar para uma eventual alergia, escolher seu método (amônia, guandina e até a tal progressiva – que eu particularmente sou contra, por causa do formol, mas super entendo que várias pessoas façam)… Enfim, pra resumir, é um perrengue, mas não tem como não tomar cuidado com uma coisa que pode basicamente destruir seus cabelos não é mesmo? Dito isso, vamos lá, ao X-Tenso!

Eu faço relaxamento com amônia, o X-Tenso da L’Oréal, com o Humberto do salão Marcos Proença (site com infos aqui). Antes de fazer lá, fazia no Cassolari’s, com a turma ótima da Iranã. Acho que faz uns dez anos que faço relax (amém, foi minha salvação).

Como é: o produto é tipo um creme, que ele aplica no cabelo mecha por mecha. Deixa agir um tempo, lava, seca, passa outro produto cremoso que é o neutralizante, deixa agir mais um tempo, lava de novo e PRONTO! Fios domados… que maravilha.

Detalhe importante do X-Tenso: tem como controlar o tanto que seu cabelo vai ficar liso, porque você pode só passar o produto e secar ou pode passar chapinha, pra deixar mais liso. Eu sempre fiz a primeira opção, mas atualmente tenho optado pelo esquema da chapinha. Por que? Prefiro ter o trabalho de fazer babyliss quando quiser ondas, e ter o cabelo liso e organizado quando estiver sem tempo e quiser só fazer um rabo! Mas meu cabelo NÃO fica liso escorrido lambido, não mesmo!!

O relaxamento não sai a medida que você vai lavando, como a progressiva, então meu cabelo todo tem química e eu só vou retocando a raiz crescida. Mesmo assim fico umas boas 3 horas no salão pra fazer todo o processo. Tento dar um intervalo de tempo considerável entre os retoques, pra não estressar o pobre cabelo – tipo 4, 5 meses. No final do ciclo eu já quero afogar meu cabelo, ele acorda em pé, fica com a raiz pixa, tenho que secar fazendo escova obrigatoriamente, mas prefiro.

Nunca tive problemas, mas sempre tomei muito cuidado – esses que falei acima e mais: raramente uso condicionador, toda vez que lavo o cabelo passo depois do shampoo uma máscara poderosa de hidratação – amo as da Kérastase e tenho usado também a de tampa laranja da Moroccan Oil, a Bonacure Repair Rescue da Schwarzkopf, a RX Protein do Fekkai, a All Soft da Redken… Mas tem milhares de máscaras potentes, tanto de marcas caras quanto das mais acessíveis. O importante é a abordagem: seu cabelo está danificado, e você tem que tentar tratá-lo sempre que puder. Nunca consigo ir ao salão fazer hidratação lá, então essa é a minha alternativa (que funciona muito bem!)

Bom, eu acho que é isso. Espero que esse post não seja frustrante pra quem tava esperando por um dossiê dos alisadores, mas é o que eu disse acima, nesse caso é tudo muito pessoal – mesmo assim tem dica aqui que serve pra todos os casos!

E já prevendo a pergunta: por que eu sou contra progressiva? Porque formol é ruim pro cabelo, é só dar um Google pra ver isso. Minha irmã mesmo, fez uma vez sem saber e teve o maior problema. Como fez sem saber?? Por que o povo chama de escova de chocolate, escova de maracujá, escova de saquê da costa do Japão, mas é tudo a mesma coisa, progressiva. É assim gente: se alisa, é porque tem química. Não existe mágica, infelizmente. Se existisse um alisador 100% natural e que não estragasse o cabelo, a pessoa que descobriu estaria milionária. E nesse cenário, eu acho que é melhor apostar nos procedimentos que não são tão polêmicos e são mais seguros. Mas eu não julgo ou condeno quem faz progressiva, porque também conheço casos de pessoas que estão felizes com o resultado e o cabelo não ficou detonado… Ou seja, mais uma vez, cada caso é um caso!

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

145 replies on “Relaxamento”

Oi Vic! adorei o post. Também faço relaxamento no cabelo, mas é só para soltar mais os cachos. Gostei da dica de passar creme para hidratação em vez de condicionador, meu cabelo fica oleoso quando uso condicionador, vou testar a sua dica! Uma vez eu fiz essa tal de escova progressiva e odiei, eu não me reconhecia mais, senti tanta falta dos meus cachos. Acho que cada uma tem que achar o seu jeito de lidar com o cabelo e ser feliz!
Bjo

Eu sempre morri de medo de mexer no meu cabelo. Nunca pintei.
Demorei 2 anos para fazer progressiva e amei. Meu cabelo é igual ao da Angélica da tv, fino e armado, então agora eu lavo com os produtos da marca e dou uma secada e fica ótimo.
Pensei em fazer com esse produto com amônia, mas eu li relatos de pessoas que não gostaram e que estragou o cabelo.
Como amônia também é produto químico, é preocupante tb.
Eu refiz após 4 meses e até o momento tudo OK.
Já ouvi pessoas que fizeram progressivas com 10% de formol, aí é loucura.
O produto que uso é o perfectliss da Visathair:http://www.visathair.com.br/brasil.html
Bjs

Eu amei sua materia eu fazer relaxamento hoje e queria saber como é que era .Obrigado vc me tirou uma duvida enorme

Ola Boa Tarde
Eu fiz o relaxamento X-tenso da loreal na semana passada, e costumo lavar o cabelo todos os dias, isso vai fazer com que o efeito do alisamento passe mais depressa? obrigada bjinhos

Oi Vic! adorei o post. Gostaria de saber duas coisas: esse X-tenso deixa o cabelo liso mesmo? ou só da aquela suavizada nas ondas; o seu cabelo não é “crespo” da raiz? (tenho cabelo bem ondulado desde a raiz!!) porque vc disse q demora uns 4 a 5 meses pra refazer, isso em mim já dá uns 4 dedos de raiz ao natural, o que faz uma diferença danada! arma a minha cabeleira. Ah… me arrependi tanto, mas tanto mesmo, de ter feito escova progressiva, eu não gosto de meu cabelo natural, mas quem tem cachos não gosta de cabelo muito liso, fica tão fake, parecia que não era eu!
bjo

eu tenho o cabelo super enrolado e armado será q esse relaxamento vai adinatar??

por favor respondam pra min

Olá! Alguém sabe me dizer um salão em belo horizonte/mg que usa x-tenso da loreal. Gostaria de experimentar. obrgidada

eu fui no beleza natural e ralachei o cabelo mais a mulher não me perguntou se eu tinha lavado ai meu couro começo a arder agora meu cabelo meio estranho e eu n sei o que eu faço

O que vc acha do relaxamento com hidróxido de sódio. Faço o da yellow, mas acho que as pontas ficam muito esticadas. Gostaria de ter um resultado mais natural (pelos menos nas pontas), mas para mudar o princípio ativo do creme preciso ficar sem relaxar os cabelo por pelo menos 1 ano?? Tenho medo de quebrar!!

Salvou minha vida!!
Vou te contar o porque!! Tenho cabelo picha e depois de muitas tentativas de usá-lo natural desisti de vez, não é meu estilo! Há uns 3 anos faço fio de seda no Laces. É muito bom, adoro e acredito que muito parecido com esse seu porque é com amônia.
Acontece que me mudei para o México e não posso depender do Brasil para alisar minha raiz. Imagina 4 meses sem pisar aí e já quero “afogar meu cabelo”(como vc diz!!). Essa semana decidi buscar algo aqui, mas como já fiz besteira com progressiva (sou contra tbm!!) tenho mto medo. Eis que o produto que eles usam no cabelereiro que me indicaram aqui é exatamente esse que você faz!! Lembrei que tinha lido seu post e quis confirmar qual era! Agora vou fazer tranquila!! Tks!!

bjo!!!

Oi, como o meu cabelo e bem enrolado desda raiz faco o X-tenso pra baixar o volume , mas nunca pra alisar , pois tenho medo de como vai ficar qdo a raiz comecar a crescer, acho que vai ficar metade liso e outra enrolada e dificil de disfarcar, qual a frequencia que vc faz e como vc lida ( esconde) a raiz crescendo?

Obrigada

Eu faço a Marroquina e queria fazer a X Tenso Relaxamento da Loreal mais andei pesquisando e dizem q n compativel com a gualidina q eu uso quando faço a marroquina isso quer dizer q eu n posso fazer n há outro jeito ??

Olá! tambem faço X-TENSO a um bom tempo. No começo eu achava uma maravilha, produto perfeito, de uma boa marca, processo caro(eu pago 300,00) melhor do que uma progressiva com formol, por exemplo! Mas agora sofro um dilema: meu cabelo está caindo muito!! antes meu cabelo era mt cacheado e volumoso, eu tinha muito cabelo pra dar e vender e hoje ele está muito “ralo”, pouco. Fui em dermatologistas, fiz exames de sangue pra saber se era carencia de algum nutriente, fiz exame da tireoide e está tudo normal comigo, a queda é devido ao uso da x-tenso mesmo. Tomei remédio mt bom e indicado pela maioria dos dermatologistas para recuperar queratina, mas ele continua caindo. Fiquei quase 1 ano sem retocar a raíz, estava horrível, mas foi o melhor para não danificar mais. Agora voltei a fazer o processo da x-tenso.Não mudo de produto, porque ele é o que alisa meu cabelo e deixa com o efeito que eu gosto. O que eu queria saber de vc, é se vc tem o mesmo problema de queda(não é quebra, é queda mesmo. Eu queria retomar meus cachos, o problema é que a x-tenso só sai cortando, e fica horrível quando a raíz cresce, ninguem aguenta, o jeito é o retoque mesmo. E os cachos não voltam como eram, voltam uma coisa feia. Soube recentemente que a amônia tem um efeito cumulativo no cabelo que danifica muito e leva a queda mesmo. A pessoa que me informou disse que se não parar de usar fico careca! e do jeito que meu cabelo cai… parece que faço quimioterapia! E eu cuido tanto… faço hidrataçoes semanalmente. O pior é que a x-tenso é um produto bom realmente, de uma marca boa L’OREAL, cara. Mas o que parece mesmo é que seu uso prolongado não faz nada bem! POR FAVOR, RESPONDA MEU COMENTÁRIO! se quiser pode ser no meu email mesmo l.peixoto@live.com. UM beijo!

Olá Vic, me tornei sua fã a partir de hoje porque INFELIZMENTE não conhecia você até então (como assim? e é porque vivo visitando blogs de maquiagem. mas enfim…) Queria saber quanto custa, se você souber, o pote fechado do X-tenso. Porque acho que sai mais barato comprar o pote (ou não?).
Meu cabelo é bem grande (abaixo da cintura) e faço progressiva. Até gosto do resultado. Mas essa questão do formol sempre me preocupou porque, apesar do produto que uso conter pouco, sempre tem, né? e queria mudar. Só que também faço relaxamento antes da progress com guanidina (olha quanta química) mas já faz cinco meses que fiz pela ultima vez. Queria testar esse, mas não consegui achar o preço. Se você souber, salve os meus cabelos. :)
Aaaah, você é uma linda e me tornei sua leitora a partir de hoje.
Um beijo.

Bom dia! Gostaria de indicação de salões de beleza em BH que façam o alisamento de Xtenso Loreal.
Desde já agradeço,
Geise

O salão que você faz é mesmo confiável?
Eu estava pensando em fazer mais o meu salão não faz esse tratamento.
Vou ligar no seg salão e ver!
Bjocas!!!

Boa Noite ,gostaria de saber se posso passar o x tenso faço definitiva com wella sera que posso passar o x tenso para ficar com um efeito de relaxamento naõ quero que fique totalmente liso,por favor me ajude

Tem como saber só pelo cheiro se oq foi usado foi o formol mesmo? É q fiz uma progressiva há mais ou menos uns 8 meses, só q dps perguntei pra cabelereira e ela disse q era escova inteligente… basicamente disse q os dois são a mesma coisa ‘-‘ aí fiquei mt na dúvida sobre oq foi feito mesmo :/

Adorei o post,eu sou uma exemplo referente a progressiva,comecei a fazer no ano passado,faço a cade 3 meses,e minha profissional faz relaxamento na raiz e a progressiva do meio para as pontas,porem com o tempo fui vendo o resultado,no momento ele está um liso com um volume de acordo.Eu estou adorandooooo, pena que não dura mais de 3 meses,pois meu cabelo cresce muito rápido.
Mas é como você falou: A melhor forma é hidrata-lo.

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: