Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

O que é batom nude pra você?

11/09/09

Esse é um assunto que eu estou querendo levantar aqui há tempos, e hoje é o dia! Vamos falar sobre nude. Nude, cor-da-pele, cor-de-boca… Muito mais do que uma cor específica, tipo azul cobalto, rosa fúcsia, verde limão, o nude é um conceito.

Isso para já esclarecer que o batom que é nude em mim pode ficar bizarro em você, e vice-versa. Exemplo rápido: a Bárbara, menina muito chique e fina que trabalha lá na Vogue, sempre usa um batom que me deixa obcecada. Ele chama Honeylove, da MAC, lindo nela, o nude PERFEITO, que fica um horror em mim. E ela nem é tããão mais morena do que eu. Mas é assim mesmo que funciona, e se eu vivo falando aqui do Myth e do Fleshpot e do Cream Color Base do Ungaro que nem existe mais na linha da MAC, não significa que essas cores vão ser o nude de vocês. Ao contrário do Snob, por exemplo, que eu super amo em qualquer mulher, com qualquer tom e sub-tom (existe essa palavra??) de pele, ou do Hue, que apesar de apagadinho (mais sobre a seguir) é rosa e portanto não é nude. Porque nude é pele, e peles são beges, por mais que o sub-tom (de novo, me apeguei já) seja amarelado, esverdeado, amarronzado ou rosado.

nudes
Algumas amigas fãs do nude!! Pra todos os tons de pele

Acho que deu para sacar a ideia geral. Mas para piorar, temos um detalhe fundamental: nude não é = a cor-de-boca. Cor-de-boca é = a cor da sua boca, um conceito bem 90’s, do batom que realça seus lábios sem parecer batom, e que pode passear entre os tons de marrom e rosados mas sempre um tom mais forte. Nude é = a boca apagada. Apagada, menos ou mais, mas apagada, uma ideia que pode espantar mães e avós adeptas do “batonzinho pra dar uma corzinha no rosto”, mas que é muito mais “hoje” do que o boca 90’s, falando em estética (não que seja proibido usar a cor-de-boca, claaaaro né pessoal).

Voltando… o objetivo do nude é aproximar os lábios do tom da pele, criando um visual monocromático que eu particularmente amo e que Balenciaga acredita tanto que é só o que coloca na passarela, há muitas e muitas estações. (E eu acredito em Balenciaga…) Nudes são beges mais claros ou mais escuros, com sub-tons rosados ou alaranjados, e é basicamente esse twist que vai fazer ele ficar bom em você. Por isso é praticamente impossível eu conseguir responder por exemplo qual é o batom nude da Rihanna, ou da J.Lo, ou da Keira Knightley, porque cada uma tem o seu “particular”.

Eu odeio regras do tipo “se você tem a pele assim, escolha esse”, não sei brincar desse jeito, acho que tem mesmo é que experimentar. NA BOCA, que é onde você provavelmente vai usar o batom. Então não desanime se o batom que fica nude na sua amiga ficar ruim em você, o seu está por aí em algum lugar te esperando!

Olha outro exemplo: no desfile da Gloria Coelho, o Phillippe Chansel maquiador queria tanto que as modelos fossem monocromáticas que optou por corretivo no lugar do batom. Assim, cada uma tinha sua própria mistura, igualando os lábios ao tom da pele.

Por experiência própria posso dizer que é muito muito muito difícil uma pessoa fantasminha como eu encontrar um nude nacional. Claro, ninguém quer fazer batom pra minoria pálida porque não vai vender horrores como os outros, e a maioria das gamas já sai de um tom de nude que pra mim fica marrom escuro. Dá pra entender né? Para apagar a minha boca e ficar da minha cor, o batom tem que ser muito mais claro do que o da maioria das brasileiras. E, quando tem algum que poderia dar certo, ele é cintilante, o que não me apatece. Então fico com meu arsenal de nudes MAC e mais o corretivo, que é sempre amigo nos momentos desfalcados de make.

Ah, pra concluir, falando em cintilante, temos o quesito textura. Eu gosto mais de mate ou quase mate, mas o nude pode ser de qualquer jeito, até com gloss por cima (alô J.Lo) contanto que dê o efeito monocromático com a pele.

 

{Fotos: Getty Images}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

110 replies on “O que é batom nude pra você?”

…”uma ideia que pode espantar mães e avós adeptas do “batonzinho pra dar uma corzinha no rosto”

SOCORRO!

Me senti uma vovó com o comentário!
Nada me convence que batonzinho não precisa dar um corzinha!
Hahah!

Viiiic!!!!!
Adorei o post!!!!!

Tb sou fã dos nudes. Eu tenho um batom que adoro, da Natura, que chama Alecrim… Mas que saiu de linha……………………. (Pq a vida é assim?!?!?!? ALOOOOWWW Natura!!!! Atenção às tendências!!!!)… rs

Outro dia tentei um produto da Avon que é 3 em 1 – corretivo/base/pó – e AMEI o resultado. Mamãe e família acharam meio estranho a “boca de morta”…. hahahaha… mas eu expliquei que era exatamente esse, o efeito desejado, e arranjei mais adeptos ao look… rsrsrs…

BjoX e quero saber como foi o FNO!!! Passeei pela região durante a tarde, mas não pude ficar para os “acontecimentos noturnos”….

Adorei a matéria sobre o batom nude! Também estou apaixonada por essa cor.

Mas gostaria de saber se além do batom da MAC, tens outras marcas (preferencialmente brasileiras) para indicar que tb tenham batons com esses tons??????????
Moro numa cidade do interior do RS, portanto, fica super difícil achar essas marcas internacionais.

Obrigado!

caroline, como falei no post, o negócio é sair em busca do seu, como uma saga mesmo, então vê aí na sua cidade as marcas que tem e experimenta!!! alguma coisa vc deve encontrar!

Caroline,

antes de achar meu batom MAC, experimentei o corretivo em bastão da Vult (no meu caso, é o número 4), depois de esfoliar e hidratar bem os lábios. Obviamente, ele não tem a mesma textura de um batom, mas se você aplicar um pouco de pó sobre o corretivo, fica ótimo! E o melhor, é baratinho, acho que paguei uns 5 reais pelo corretivo! :D

Beijos e boa sorte!

Oi Vic!

Ameei, adoro tom nude e cor de boca!
Tenho diversos, sou meio obsecada por maquiagem tbm! hehe
Como eu sou mto branca sempre acho q o vermelho fica demais, uso mto raramente..

Te vi no shop. Iguatemi outro dia
qse fui te dar um oi e agradecer pelas dicas mas fiquei um tanto timida

bjs

Nunca vou entender porque uma pessoa vai querer “apagar” a própria boca… Sério, cor-de-boca tudo bem, eu uso um bem creuza da Payot que acho perfeito. mas emendar a cor da boca com a da pele… Sinceramente, não acho que valoriza o rosto.

Vic, eu tb adoro um nude, que faz uma “não boca”. Acho lindo o look monocromático.
Mas, realmente, não é todo mundo que gosta. Tem muita gente q diz q esse tipo de boca deixa com cara de “defuntinha” ou doente. Eu não concordo, pois qdo a boca tá nude, o resto do rosto tá color.
Beijos
Amo seu blog

Nossaaa, quando eu penso q li o post perfeito de Vic…La vem outro!!

Amey, amey, amey!!!

Vic, amei as dicas, adoro acentuar com cores fortes nos olhos e boca bem clarinha, aquele olhar fatal e boca sensual…dá um up em qualquer mulher…ainda mais nas louras.
Beijos

Tenho lábios naturalmente vermelhos, e pele branca. Até brinco que pareco Branca de Neve.
Quase nao uso batom, apenas gloss e parece que estou de batom de cor.
Como funciona o nude neste caso? Consegue “apagar” o vermelho natural???

oi Vic..td bem??
vc sabe c no iguatemi tem mac??? e nars..tem em algum lugar de sampa??
ah.. vc jah experimentou o blush sunbasque da mac??? da p/ usá-lo como queimador ou p/ dar um bronze ?? dizem q a gisele usa ele nos desfiles…..será? rs

bjuus…adooooroo seu blog!! =]

Juro que tentei, mas pra mim não rola mesmo! Sou loira, pele rosada (não é tão legal assim, loira rosada fica com cara de Miss Piggy, às vezes pareço um presunto), olhos verdes bem clarinhos… se eu não colocar uma corzinha nos lábios fico muito estranha (pra não dizer feia).

Tenho que confessar que não era muito fã do seu blog, achava muito “certinho”, um pouco chato…mas depois prestei mais atenção e com os videos achei muito mais legal! Amei, visitas sempre!
Beijo

Vic, tu tem que comprar o Lip erase da MAC, não é batom, é pra apagar mesmo… É PRO, tem em dois tons, um clarinho e um mais escurinho.
Bjossss!

Vic.. Tu me convenceu a comprar batom sabia.. Antes de conhecer o Dia de Beaute.. eu era super receosa com batom… pois tenho boca grande.. entao.. ficava com medo de arriscar.. Depois q conheci vc.. tudo mudou.. meu medo de comprar batom e parecer “too much” .. foi desaparecendo aos poucos.. :))) hj amooooooo ate arrisco uns rosa mais fortes.. Amoooo o Hue (comprei só pq vc me convenceu.. o seu amor por ele.. convence qq uma..)

Te adoroooo mto.. Adorei a tua materia da Vogue desse mes.. :)))

beijinhosssssssssssssssssssssss

odeio nude, não consigo gostar. é pq sempre fui acostumada com batons mais escuros, e nude parece que me dá um ar de estranheza.

Oi! Já acompanho esse blog há um tempão, e também sou maníaca por inventar técnicas!

Não achei o meu nude perfeito ainda, mas enquanto isso dou um jeito com maquiagem de pele mesmo. Tentei corretivo (resseca super a boca) e base líquida (essa fica com “rachaduras”). Tenho duas técnicas: para apagar total a boca eu tenho um produto da Clinique que é misto de base com pó (é tipo uma pasta, ótima para cobertura), fixa super bem. Passo um pouco, e depois uma última camada de lip balm e pronto!

A segunda técnica é para quando não estou tão dramática: eu uso pó mesmo, tipo nas cantos da boca, não tanto no centro, e depois passo um pouquinho de gloss transparente (so last season né? mas eu gosto, o efeito fica legal). O meu batom nude/atual é um rosinha da YSL, mas ele é tão cremoso que fico com aquelas “rachaduras” nos lábios. Para resolver, eu passo lip balm antes, passo o batom, espalho com o dedo mesmo (dá dó, mas fica ótimo), e passo lip balm de novo. Fica super ótimo e natural!!!

Meu lip balm prefeirdo é da Chapstick, pena que é tão difícil de encontrar.

Beeeeeeeeeeiijos

Eu tenho Myth, Honeylove e Brave new bronze da MAC…amo o o honey e o brave mas ele não saum NADA nudes em mim.. e si cor de boca…o myth apaga muito e fika pessego…passo pó bronzeador na boca antes de aplicá-lo…ai fika um nude otemoooo…
Agora o disparado melhor eh o LIP ERASE da MAC PRO…o produto eh um corretivo pros labios todavia com hidratante…naum vai ressecar como um corretivo normal e apaga os labios com perfeição…respeitando o tom de cada uma!
Tem em 1 tonalidades DIM pras mais morenas e PALE pras mais branquelas…mas da certo qq um dos dois…eu sou branquela e uso o DIM…o nude perfeito para todas…sem duvida.. e ainda hidrata os labios(quer coisa melho???eu ainda naum achei)
Vic amoooo essa sua fixação por nudes…sempre fui assim mas nunca encontrei muitos lugares que falassem sobre(considerando q sou fã de nude desde de meus 14 anos…rs)
To amando essa nova fase da maquiagem e amando cada dia mais seu blog…
Vc eh show Vic!
beijossss

Vic, eu tenho a pele hiper clara como você e tenho o mesmo problema… outro dia comprei aquele Creme d’Nude na M.A.C, mas ainda ficou um pouco mais escuro que minha pele, e é aquela cobertura sheer, quando eu prefiro que seja matte, pelo menos quando se trata de nude. Você já tentou esse?

E quanto ao Flashpot, comprei o meu no E-Bay, mas como ainda não chegou, não sei como vai ficar.Eu compro tudo lá, e nunca paguei imposto porque os vendedores vendem como pessoa física, e rola uma isenção de impostos!

Vic…to querendo comprar um blush p/ verão..
ql vc acha + bonito…. o sunbasque ou o golden ( refined gold, nao sei c tem diferença) da MAC???

bjuus….. ah e batom nude..ngm ganha do snob! rs

Tenho a impressão de que gerações mais à frente irão olhar fotos com essa modinha de “batom cor de hospital” e rir dessa geração agora… kkkkkk

Esse “look” até então eu só tinha visto em cenas de filmes em que a personagem está em uma cama de hospital, ou morrendo, ou se recuperando de alguma desidratação.

Resumindo, acho o fim da picada.

Mas… Cada modinha tem sua época, né… E nada é eterno… Nem obrigatório, com a graça de Deus.

E pra quem pergunte, tenho vinte e poucos anos, não sou mãe nem avó. Gosto é de parecer uma pessoa saudável, e não uma aidética.

Sorry, minha opinião.

Beijos

Eu sou bem clarinha, a maior parte das bases ficam muito escuras, ou sei lá bronzeadas em mim, mesmo o tom mais claro. Mas encontrei o nude perfeito!!! É da natura, linha aquarela número 38. Fica lindo! Claro sem blush, rímel, corretivo para tirar as olheiras de defunto não rola

Oi Vic, fico lendo em vários blogues a busca pelo batom nude perfeito e tenho uma sugestão para dar. Ontem eu comprei o batom 10 Beige fiévreux da Bourjois e o gloss Les Nudes 33 também da Bourjois e os dois são tons de nude muito bonitos. Em minha pele que é bem branca, ficou ótimo. Fica aí a sugestão. Bjs.

Oi Vic, fiz um post no meu blog comparando duas cores de batom da MAC (Morange e Honey Love) com duas cores de batom de Natura bem similares. Se te interessar vai lá dar uma olhada! Sempre entro aqui no seu blog e adoro! Parabéns pelo trabalho na Vogue também! Bjus e sucesso.

Eu me dei bem com o nude cremoso da contém 1g
custa +/- 21,00 e é super bonito.

Adorei o post, super esclarecedor, tava moh na dúvida sobre esse conceito e tava misturando com o matte…

Show!!

Suoer Dica!!! Sou morena clara e uso baton NAIVE da TRACTA. É o nude perfeito!!! Acho q tb dá certo p/ peles mais clarinhas. ;)

Bjs

comprei o myth e amei!! eh o meu nude!
agora quanto ao snob estou ficando louca nao acho mais ele em nenhum lugar,…e olha que já pedi para vários amigos que viajaram….dizem que saiu de linha é verdade?? existe algum que chegue próximo a cor dele?

otima materia

bjuss

Olá…a “história da mãe” eh bm certinha…toda vz q coloco um nude,me achooo suuuuuuuperrrrrrr…vou sair e ela diz: credo..pq não passa um batonzinho????KKKKkk….
comecei a usar por acaso, me apaixonei e agora não largo mais!!!!!
Parabéns pelo blog….maravilhooooso, conheci hoje, e nm tinha te achado chata…rss…
bjinhosssssss….

Oi Vic !
Adorei o post, sou leitora do blog a pouco tempo e amei
to lendo todos post
Já to lendo a mais de duas semanas ^)
Onde eu posso comprar pela internet os batons Myth e o Fleshpot
Acho que sou mais branca que você! hahaha

Parabéns pelo blog! Sucesso!

Puxa, gostei demais deste post! Muito libertador, realmente!! O Myth e o Fleshpot me deixam muito estranha. Meu nude perfeito é o hug me. Adorei. Já estava me achando uma "sem nude",daí conheci o Hug me! beijos!

Adorei o post, estou na busca de um batom nude, mas não encontro, e igual a vc nao gosto de cintilantes prefiro os matte ou quase. Amei esse que a Rihana esta usando, alguém sabe qual é????

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: