Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

O que é batom nude pra você?

11/09/09

Esse é um assunto que eu estou querendo levantar aqui há tempos, e hoje é o dia! Vamos falar sobre nude. Nude, cor-da-pele, cor-de-boca… Muito mais do que uma cor específica, tipo azul cobalto, rosa fúcsia, verde limão, o nude é um conceito.

Isso para já esclarecer que o batom que é nude em mim pode ficar bizarro em você, e vice-versa. Exemplo rápido: a Bárbara, menina muito chique e fina que trabalha lá na Vogue, sempre usa um batom que me deixa obcecada. Ele chama Honeylove, da MAC, lindo nela, o nude PERFEITO, que fica um horror em mim. E ela nem é tããão mais morena do que eu. Mas é assim mesmo que funciona, e se eu vivo falando aqui do Myth e do Fleshpot e do Cream Color Base do Ungaro que nem existe mais na linha da MAC, não significa que essas cores vão ser o nude de vocês. Ao contrário do Snob, por exemplo, que eu super amo em qualquer mulher, com qualquer tom e sub-tom (existe essa palavra??) de pele, ou do Hue, que apesar de apagadinho (mais sobre a seguir) é rosa e portanto não é nude. Porque nude é pele, e peles são beges, por mais que o sub-tom (de novo, me apeguei já) seja amarelado, esverdeado, amarronzado ou rosado.

nudes
Algumas amigas fãs do nude!! Pra todos os tons de pele

Acho que deu para sacar a ideia geral. Mas para piorar, temos um detalhe fundamental: nude não é = a cor-de-boca. Cor-de-boca é = a cor da sua boca, um conceito bem 90’s, do batom que realça seus lábios sem parecer batom, e que pode passear entre os tons de marrom e rosados mas sempre um tom mais forte. Nude é = a boca apagada. Apagada, menos ou mais, mas apagada, uma ideia que pode espantar mães e avós adeptas do “batonzinho pra dar uma corzinha no rosto”, mas que é muito mais “hoje” do que o boca 90’s, falando em estética (não que seja proibido usar a cor-de-boca, claaaaro né pessoal).

Voltando… o objetivo do nude é aproximar os lábios do tom da pele, criando um visual monocromático que eu particularmente amo e que Balenciaga acredita tanto que é só o que coloca na passarela, há muitas e muitas estações. (E eu acredito em Balenciaga…) Nudes são beges mais claros ou mais escuros, com sub-tons rosados ou alaranjados, e é basicamente esse twist que vai fazer ele ficar bom em você. Por isso é praticamente impossível eu conseguir responder por exemplo qual é o batom nude da Rihanna, ou da J.Lo, ou da Keira Knightley, porque cada uma tem o seu “particular”.

Eu odeio regras do tipo “se você tem a pele assim, escolha esse”, não sei brincar desse jeito, acho que tem mesmo é que experimentar. NA BOCA, que é onde você provavelmente vai usar o batom. Então não desanime se o batom que fica nude na sua amiga ficar ruim em você, o seu está por aí em algum lugar te esperando!

Olha outro exemplo: no desfile da Gloria Coelho, o Phillippe Chansel maquiador queria tanto que as modelos fossem monocromáticas que optou por corretivo no lugar do batom. Assim, cada uma tinha sua própria mistura, igualando os lábios ao tom da pele.

Por experiência própria posso dizer que é muito muito muito difícil uma pessoa fantasminha como eu encontrar um nude nacional. Claro, ninguém quer fazer batom pra minoria pálida porque não vai vender horrores como os outros, e a maioria das gamas já sai de um tom de nude que pra mim fica marrom escuro. Dá pra entender né? Para apagar a minha boca e ficar da minha cor, o batom tem que ser muito mais claro do que o da maioria das brasileiras. E, quando tem algum que poderia dar certo, ele é cintilante, o que não me apatece. Então fico com meu arsenal de nudes MAC e mais o corretivo, que é sempre amigo nos momentos desfalcados de make.

Ah, pra concluir, falando em cintilante, temos o quesito textura. Eu gosto mais de mate ou quase mate, mas o nude pode ser de qualquer jeito, até com gloss por cima (alô J.Lo) contanto que dê o efeito monocromático com a pele.

 

{Fotos: Getty Images}

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

110 replies on “O que é batom nude pra você?”

adoreiii explicouu superr o hue da mac e dignoo acho lindoo msmoo gosto desse tipo de make boca nd e olha tudo ..acho os olhos da mulher um atrativo lindooo sexy e misteriosoo..mais o snob na mac(impossivel achar em sp uma mac que tenha) lindo de morrerrrr…tb segue essa lindaa…mais voltando ai assunto acho dignoo..bjuss vicc ahh lembrandoo vc estavaaa lindissimaa no desfile da dasluu vo te mandar a foto tem algum endereço ??
bjuss

Pois é, tenho uma coleção enorme de “nudes” em tons marrom/bege/doce de leite, e é bem dificil achar a cor certa para negras, sabe deixar aquela dúvida se está ou não de batom?

Eu adoro baton nude. Não sou muido chegada a baton, daí só compro aqueles bem baratinhos do Avon, pois sei que não vou usar muito, e nem vou ficar com a conciencia pesada depois por ter gasto demais. E comprei um cor de boca, que mata mesmo a cor dos lábios, mas toda vez que passo a mãe diz: ” Você tá com cara de quem tá passando mal. Capricha no blush, que a cara tá muito pálida!”
Não posso ver nada escrito COR DE BOCA que quero. Só que não sabia que cor de boca, existia em vários tons. Uns mais pro marrom, outros mais pro rosa, outros com brilho. É toda uma saga, pra achar o baton nude perfeito.
Esse seu post até me deu idéia pra fazer algo no meu blog.
Adorei!
Beijos!

Oi Vic,
Adorei esse post. Até pouco tempo eu nunca me dei com nude, mas agora que eu descobri que eles ficam lindos principalmente com um bom blush tentei várias coisas. Uma delas foi o base no lugar do batom. sabe o que acontece e que eu achei super feio, em mim, ficou marcado as “imperfeições” do meu labio, tipo fissuras e pequenas ruguinhas.
O que eu faço?
BJos

dephorah sou maquiador o melhor que vc tem a dazer e passar base na boa alem de fixar mais o batom vc naum fica rachaduras na boa , nem ruguinhas…espero que tneho ajudadoo..bjus

Déborah, isso acontece DIRETO comigo!!! Já tentei vários truques, mas acabo desistindo… sei lá, parece que a textura não está correta. Faço coro a vc e tb peço dicas da Victória. Bjs

Acho que dentro desse conceito “boca apagada”, tenho somente um batom. o Rea da NYX.
É realmente difícil encontrar um que fique semelhante ao tom de pele, e ainda tenha cobertura suficiente para apagar o tom natural dos lábios, que no meu caso é rosado. O Myth, por exemplo, que aliás gosto muito, em mim fica um bege mais para o salmão…meio alaranjado , sei lá.
Bjss.

Meu nude predileto tb é da Nyx, mas é o Circe. Fica exatamente do tom da minha pele.
Gosto muito, especialmente do preço!

Bjs!!!

Também uso o Circe da NYX. É perfeito. Ele apaga a boca totalmente. (Sou bem branquinha)

Oii, o meu nude tbm é o Honeylove, fica ótimo na minha pele!!O snob saiu de linha??tem algum outro próximo substituto??

Deborah, experimenta dar uma hidratada na tua boca antes… se vc tiver muitas pelinhas, pode passar um cotonete molhado até sentir a boca lisinha, ou de vez em quando misturar um pouquinho de açúcar com mel e esfoliar de leve os lábios… depois disso, passa um hidratante labial – mas pouco, só pra boca absorver e ficar sequinha. Depois disso passa base ou corretivo que a aparência não fica tão enrugada!!!
Bjooooooo

Vic,
acabei de comprar o Creme D’Nude da MAC!
Eu gostei de noite, mas de dia achei meio brilhoso..
Me dá sua opiniao?

Beijao!

Hummmm..entendi!!
Então arriscar e comprar pela internet nem pensar!!!
Vic! Vi teus videos e te achei super simpática e divertida….diferente do pré-conceito que eu tinha sobre vc!!
Adoroo blog!!!

Muito educativo este post! Adorei!
Pelo menos não sou só eu na saga “em busca do nude perfeito”. rs

Bjos!

Adorei o post! Adoro batom nude e acabo tb sempre q vejo um comprando pq nem sempre fica do jeito q a gente quer. rsrsrs. bjs

Realmente achar um batom nude pra chamar de seu é uma proeza.
O que melhor de adaptou ao meu tom de pele é o Boca Natural da Avon(breguinha esse nome)
mas é o que tem de melhor.Não é todo mundo que gosta de nude,mas eu amo,inclusive nas unhas(desde de que seja um de cada vez)

bjs Vic

Obs:Seu video sobre esfumaçar os olhos sanou todas as minhas dúvidas.

vic, quando vc coloca o batom myth..
vc tem que ficar retocando? pq depois de pouquíssimo tempo, começa a dar um efeito estranho, ele se prende nas dobras dos lábios.
parece que só fica bom na hora…o mesmo acontece quando coloco o corretivo da mac nos lábios.
o que fazer?

Ana,

Tem que hidratar, hidratar, hidratar sempre. Dormir com Bepantol ajuda muito. Além disso, convém fazer uma esfoliação leve nos lábios, passar um lipbalm e só então passar o batom. Mas nada no mundo dispensa um retoque, então quando começar a ficar esquisito, passa o balm de novo e reaplica o batom/corretivo.

Bjs!

É, retocar faz parte, eu acho normal e retoco sem problemas! Todos os batons ficam esquisitos quando começa a sair, fica só numas partes da boca….! Segue o mantra “retocar é legal” que dá tudo certo!

Sara,eu sou morena,no tom de pele da Camila Pitanga.(ui)
uso esse da Avon,o Boca natural

Quero um batom nude para chamar de meu!
Embora ontem descobri o batom vermelho e amei!
Tudo sua culpa, que fica linda de batom vermelho e me fez experimentar tb! haha
Mas o nude é tããão phyno né!
Beijos!

Eu não gosto de batom nude, minha pele já é nude, se eu passo uma cor assim na boca, parece que estou com anemia, definitivamente pra mim não dá. Mas engraçado, nas fotos que vc postou, eles ficam tão lindos, deve ser o conjunto da maquiagem, a qualidade do batom… sei lá. Em mim não tenho o hábito de usar.
Bjssssssss

Meninas, também quero muito um nude pra chamar de meu!!
Já uso corretivo na boca há um tempo na tentaiva de ficar nude, aprendi essa dica aqui!!!
Pra mim funciona, o único porém é que corretivo, mesmo o da mac que é excelente, deixa o lábio super ressecado.
Quero muito um batom nude, sem brilho, sem cintilar, e com efeito cremoso de boca hidratada.
Tenho o tom de pele parecido com o da cléo pires, se alguém tiver uma dica pra esse tom, please, deixa aqui!!!
Bjão!!!

Hum… Vic.. desculpa mas acho q cor de pele não é exatamente bege. Os próprios pintores usam/usavam várias combinações de cores muito além do bege para chegar o mais próximo póssível dos lindos tons de pele que Deus fez. E acho q existe, sim, a palavra subtom!

Não uso nude, mas AMO cor de boca porque dá ar de saúde, o que p/ mim é um requisito fundamental de beleza!

Adorei a matéria sobre nude, muito legal!

Eu gosto do efeito “cara de fantasma” [como diz minha mãe] e nunca acho um que fique no tom próximo a minha pele e sem parecer batom, mas aí resolvi inventar e consegui um efeito SUPER legal [bom, pelo menos em mim, hahaha]: usei um lip balm transparente e taquei o pó na boca! Juro que ficou ótimo, não ficou melequento e ficou na cor de minha pele! Ótima pedida mesmo, mas ainda vou experimentaro corretivo, enquanto não acho um nude para chamar de meu!

Beijo, Vic ;*

Eu ainda nao achei um nude perfeito, enquanto isso, uso o corretivo mesmo, so que passo chapstick antes hidratar os labios, assim espalha melhor e mais uniforme. As vezes se quero um pouco mais rosa dou umas batidinhas com o batom rosa por cima e espalho com o dedo ou pincel.
é isso.

Ps.: Já usei também o Boca natural da Avon na tentativa de ser o meu nude ideal, mas ficou super escuro em mim, snif snif.

comprei o myth e achei o meu nude perfeito!!! sou NC15/20, mais pra 15 do que pra 20, mas tenho cabelo castanho escuro e olho castanho claro, tô apaixonada por ele! o segredo dos batons mais secos da mac é usar bepantol como lipbalm pra dormir to-das as noites, no dia seguinte dar uma esfoliada básica de leve com a toalha, que a boca fica lisinha e o batom dura muito mais!! aliás, bepantol salva tudo. quero ampliar minha coleção de batons da mac (é um vício né?), tenho o please me, o pink nouveau e o myth. tô na dúvida se vou pro snob ou pro chatterbox agora. queria um vermelhão também, bem vivo, mas acho que sempre vou acabar usando mais os rosinhas, então o vermelhão não é a prioridade.

Vic, vc conhece a coleção HD da MAC?
Mais tarde vai sair um post de um batom dessa coleção que eu gamei! Chega a ser quase branco, mas calma! FIca lindo!

Claro, dependendo do tom da pele!!

Quem tiver interesse, dá uma passadinha no Paetês & Cia no fim da tarde!

Beijos!!

EU estou virando adepta do nude! Hj mesmo pintei as unhas com um esmalte da risqué no tom da minha pele e amei o resultado!

O que eu acho legal no batom nude é o destaque que os olhos ganham!!

Ameei!

Adorei o post!

Comprei hoje o batom hidrante do boticario na cor nude star. Em mim ele ficou nude! Milaaaagre! Há tempos procurava… Mas por ser hidratante, a textura não é mate, que era o q eu procurava, mas ainda assim eu gostei, só que tem q ficar retocando ne.. oh well…
Mas ainda tenho meu bom e velho corretivo… acho que vou tentar passar o corretivo e o nude star por cima e ver oq q da! hehehe! bjos!

Oi Anna Clara!

Ontem fui a uma loja da MAC e descobri meu nude, que é o Freckletone. O acabamento dele é lustre, ou seja, tem um certo brilho, mas se você usar um pincel e aplicar pó compacto sobre o batom, você o deixa mais matte.

Beijos!

Nossa, eu tenho muito batom cor de boca e nudes, eu amo de paixão, postei até alguns em meu blog, mas para mim batom nude não pode passar todo dia, por exemplo, se eu acordo e quero passar só batom, um nude fica horrível, eu acho q p. passar batom nude vc precisa pelo menos passar um blush basiquinho, se não fica com cara de mortinha msmo, passou um blush aí sim se joga em qualquer tom de boca ou nude, todos são lindosssss amoo =D AMEI o post!!!! Explicou superrrr, bjinhus

Nada av com este post, mas tenho uma dúvida cruel:
1- acho que todo mundo normalmente faz a mao com amsi frequencia que o pé. Eu por exepmlo faço a mão toda semana e pé a cada 2-3 semanas. Antes usava só clarinho no pé e na mão tudo qto era cor. Mas agora gosto de por mais escuros no pé. E aí na mão? Inverto e ponho clarinho ou até mudar a cor do pé só passo a mesma cor do pé na mão??

Adorei o post. Eu costumo usar bepantol todas as noites para hidratar os labios e, como nao achei ainda o meu nude perfeito, uso o bepantol+face&body(ou a base da clinique: superfit make up), que dá a cara de nude. Uma vez eu comprei um baton da AVON (nude, mas já saiu de linha… pq será q fazem isso?) q ficou otimo em mim, mas nao gostei muito da textura dele, pq ele acumula nos labios, sabe? Daí eu encostei ele, mas vou testa-lo com o bepantol por baixo, p/ dar mais cremosidade.Minha base é da cor NC20, vi que alguem comentou aí em cima do myth… vou tentar.

Querida, vc é uma das maiores responsáveis pelo meu amor maior pelo famigerado-esgotadíssimo-impossível-de-achar HUE!!!! EU AMO ELE!!!
Em mim, que sou clara como vc, fica ótemo. Bem nude.
Quando quero um tipo mais rosado, uso um MARAVILHOSO que compro em NY nas farmácias (aliás, qdo as farmácias brasileiras serão como as americanas, com mega seções de maquiagem??? Já pensou, local para comprar make 24h aberto?? “Ai, meu bem, são 2 da manhã mas eu preciso comprar um batom!!!”). É da marca COVERGIRL, n. 980, maravilhoso! Rosa claro, matte, estilo SNOB, mas na minha opinião mais bonito, sem ser aquele rosão que a moça da novela usa mesmo… como é o nome dela??
Ahhh hj fiz uma mistura que ficou MARA!!!!! Comprei o “pêssego tropical summer bronze”da AVON e passei por cima do HUE. Gente, ficou MARA!!!! Ele é um brilhinho pessego com pontinhos dourados, e o HUE ficou meio cor do verão. Tirou o leve rosinha dele e ficou mais verão tô-bronzeadíssima, sabe? Tipo… estou na vibe isla margarita total. LINDO DE MORRER. Fica a sugestão!
beijaaaaaaaaaao
Dani

Oi Vic,

Eu de novo, não sei s evc viu meu comentario do post anterior então vou colocar aqui ontem , vc estava LINDA ontem no desfile da Daslu FNO, parabéns!!!( senti com se vc fosse uma amiga rsrsrs)
Eu sempre amei os nudes desde quando não era moda. Fiquei louca época pelo gloss que J,LO usou num clipe, não sei o nome da musica mas eh clipe que ela briga com namorado e sai com varias malas … não sei se lembra? Isso faz tempo.
Amey que a essa tendecia esta com tudo agora. Como vc eu tb sou super fantasminha, as vezes eu uso um banotn rosa clarinho por baixoe corretivo em bastão em cima , eu adoro, eu acho que nude deixa a os labios maiores, nãos ei se só uma impressãoi minha.
Mas vc pode me da umas dica dos nome dos batons nude da mac, de preferencia que eu não tenha esperar seculos para conseguir comprar ( vide snob)

TKS!!!!

bjinhos

ps: cada dia amnado mais o blog =_)

brigada pri que fofa! devia ter ido falar comigo (se bem que tinha o mundo lá dentro né!!)

então, eu falei os nomes dos que eu uso no post, e as meninas tão falando os delas aqui nos comentários! dá uma olhada, mas tem que testar né…

Oi Victoria!

No quesito cor, vou de um um extremo a outro, basta ser opaco(não gosto muito de gloss) ou seja, do Ruby Woo amado ao Pink Paled. Ando agora pelo Honeyflower, todos da Mac.
Beijo!

Vic, nunca vi nada aqui sobre maquiagem mineral, acha legal? Indica alguma marca. Ah, e se souber algum demaquilante legal para peles oleosas,gostaria de saber, pois os que usei até ou deixavam minha pele muito vermelha ou eram muito cremosos…
obrigada
Nathália

nathalia, já falei sim, não muito mas comentei sobre a linha da contém 1g, dá uma pesquisada. eu gosto, mas sei lá não entrei na febre de ficar alucinada pelos minerais haha, mas acho que é uma boa opção sim!

sobre demaquiante amo o shampoo johnson’s pro olho e pra pele uso meu tônico manipulado mesmo então não tenho mtas dicas boas! experimenta algum da kiehl’s!

Vic!
Hoje é dia do nude… As meninas do oficina de estilo fizeram um post sobre nude pra todas as peles hoje que é complementar a esse seu.! Fantástica essa transmissão de pensamentos entre as blogueiras queridas.
Beijos

Oi Vic,
Adoro o blog, que tem informações ótimas, que servem para todas as idades e não apenas para it girls como vcs.
Tenho 61 anos e aproveito muito as dicas do “Dia de beauté”, estou até encomendando meu curvex”Shu” pra minha cunhada que viaja dia 13 pra NY!
Só pra reforçar, já que na minha juventude o máximo era usar a boca apagada e carregar no make dos olhos (época da Twiggy)
Nós usávamos corretivo e até um pouco de pó,pra sumir mesmo a boca, e brilho, nenhum.
Como as leitoras do seu blog são todas jovens que gostam de viajar, convido para conhecerem o meu blog
http://mamaeeointercambio.blogspot.com

Bjussssssssssss

que post ótimo!!!

também sou da classe das fantasminhas e o meu nude perfeito é o love dust, MAC, que não fazem mais! ainda tenho um restinho dele, amo demais a tom pálido que só ele deixa em mim.
=*

Adorei o post!!! Agora eu realmente entendi o que é nude!!! Vou procurar com muita determinação o meu ideal!!! Bjs

Amei o post. Sempre leio, nunca comento (dã)…mas assim, eu tb acredito em balanciaga e eu amo, amo, amo nude!
Meu nude perfeito se faz com o meu corretivo ou então com o “Circus” da NYX.
E, fatalmente, minha avó, minha mãe, minha sogra…td mundo acha q eu morri qdo uso nas unhas a mesma vibe nude do meke!!! Eu AMEEEEI a montação da Ryannah com esse azul no olho e nude no resto!!!
Beijo

TENTEI APAGAR OS LÁBIOS COM CORRETIVO LÍQUIDO E NÃO DEU CERTO. O CORRETIVO FICOU MUITO AMARELO CONTRASTANDO DEMAIS COM A PELE. ACHO QUE CORRETIVO É SÓ PRA OLHEIRAS MESMO. OU TALVEZ, EU DEVERIA USAR OUTRO CORRETIVO QUE NÃO FOSSE LÍQUIDO.

Oi Vic

Não é bem um batom, mas quando eu quero ficar monocromática, uso só o Renew Condicionador Labial, da Avon. Ele é um tom meio manteiga, e se passar só ele, os lábios ficam bem clarinhos, fora que hidrata e tem FPS 15!

Bjs

Enquanto ainda não arranjo um batom nude (creeeuza), eu vou de pó compacto sobre batom terroso e um pouco de gloss no fim de tudo. Fica bem bonito (na minha pele). Hehehe!

Eu tenho idade pra ser avó de vcs mas me sinto uma mocinha lendo essas talentosas blogueiras. Vic, qdo eu era adolescente, a gente usava o Erase na boca, erase era o corretivo da época. eu deixei de usar esse termo outro dia. mas como vcs vêm a moda vem e vai. parabens pelo blog, é uma delícia

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: