Simplicidade, praticidade, leveza. Produtos para a vida real.

Produtos para a vida real.

Compre aqui!

Dominando o iluminador

25/06/09

Vamos lá garotas! Façam um pacto comigo: depois de ler esse post todo mundo vai pra frente do espelho pra fazer, na pele, e ver no que dá. Se não der certo vai tentar de novo, e de novo. Porque é assim que aprende a maquiar! Ler e ver vídeo ajuda, mas só tentando, na prática, é que vocês vão se entender com seus próprios rostos, proporções, ferramentas e produtos!!! E muitas das dúvidas e das coisas que parecem complexas vão se solucionar sozinhas! Foi assim que eu aprendi e eu sou igual a vocês.

Post num esquema pergunta-resposta

iluminada
Iluminador poderoso no desfile da Forum. Além do Lustre Drops a pele foi preparada com Face & Body (base que é amiga do glow) e hidratante Strobe, tudo MAC

Por que iluminador é legal? Ele é essencial na maquiagem? Ele vai fazer toda a diferença?
Não, não é essencial e não faz tanta diferença quanto o blush e o corretivo (pra mim, top 2 coisas que mudam express o rosto). Mas é legal porque dá um efeito, deixa a pele incrível, é uma coisa nasci rica, é um detalhe que muitas vezes ninguém vai reparar mas você vai saber que está lá te deixando mais linda, tipo auto luxo mesmo. E quando você se mexe para fazer tipo para o namorado/marido/affair e de repende algo brilha, ele vai ficar ainda mais afim de você! E se for fazer tipo pra amiga ela vai ficar com inveja que seu rosto brilha e o dela não!
(ok, to rindo sozinha com essas duas últimas frases)

Mas Vic, eu não posso ouvir a palavra BRILHO que saio correndo, e agora?
Amiga, tem brilhos e brilhos. Brilho de pele oleosa não é legal, brilho de iluminador é. Não tenha o ranço da brasileira oleosa, saia desse mundo de preconceitos e mergulhe num pote de pigmentos brilhosos sem medo de ser feliz! Brincadeira, não mergulha senão vai no rosto todo, e o segredo do iluminador é aplicar no lugar certo. Se você pegar e passar no meio da testa, ah sim, não tem mistério, vai parecer oleosa. Mas se passar no lugar certo… Faz o efeito!

Mas onde usa o iluminador?
Os maquiadores, quando usam para efeito de passarela, aplicam em mais lugares do que os três que eu vou falar. Mas passarela não é vida real, então vamos focar. Em ordem de poder:
. Uma região ampla e pouco explorada que não tem nome. Vamos dar a ela o nome de área iluminada? E toda vez que eu falar “área iluminada” vocês vão saber onde é? Todo mundo com o dedo agora: ela engloba as têmporas, junto com esse osso que fica do lado do olho e desce até a bochecha. O iluminador pode parar antes da bochecha, mas nada na maquiagem tem linha divisória (tirando o delineador) então não tem problema se o iluminador invadir a região do blush e vice-versa. É por aí o foco máximo do iluminador, mais ou menos o formato de uma letra C
. Olhos. Você pode abusar do iluminador nos olhos, em tudo, só no cantinho de dentro, só embaixo da sobrancelha (embora não seja meu favorito), embaixo dos cílios inferiores….
. Em cima do lábio, naquele pequeno “v”. Dá impressão de boca mais cheia!

Mas eu tenho a pele oleosa, e agora?
Além de usar só nos lugares certo, você tem que entender que passar iluminador não exclui a base e o pó da maquiagem. Então seja feliz, use o iluminador e use, ao mesmo tempo, seu pó que segura o brilho como nenhum outro, nos lugares mais oleosos (basicamente o centro do rosto, testa, nariz, lado do nariz que desce embaixo do olho, queixo). Assim você consegue o equilíbrio.

E qual é o iluminador mais legal do mundo? O melhor de todos? O único e soberano?
Boa pergunta. Quando eu descobrir eu conto, enquanto isso prefiro amar vários ao mesmo tempo. Gosto de quantidade.

Mas então como eu escolho o meu? Me fala algum!
Lista de iluminadores que gosto, divididos por tipo, sendo que normalmente pó = mais brilhoso e potente, cremoso/seco = mais acetinado, cremoso total = mais natural e discreto, tipo brilho que vem de dentro:


Pigments da MAC, os clarinhos (bem purpurinados, vááárias cores)
Iridiscente Loose Powder cor Silver Dusk, MAC (bem brilhinhos mesmo)
Iridiscent Pressed Powder cor Belightful, MAC (um pouco menos purpurinado)
Pó Iluminador Duda Molinos (fantástico e acessível, parece o Belightful)
Délice de Poudre, Bourjois (em pó mas mais sutil)
Shimmer Brick, Bobbi Brown (ótima textura, ele tem tem um degrade de cores e acaba servindo como blush também)

Cremoso/seco
Bastão The Multiple, Copacabana, Nars (essa cor é mara mas tem outras também)
Lápis Mr. Frosty, Benefit (super prático e portátil!)
Cream Color Base, MAC (também tem muitas cores mas o Shell é top favorito)

Cremoso
Hidratante com brilho Strobe, da MAC (não é porque é hidratante que você tem que usar no rosto todo)
Lustre Drops, coleção Style Warriors, MAC (edição limitada mas foi muito usado no SPFW, ele faz aquele glow e não é tão purpurinado)
Iluminador Contém 1g (de canetinha, vários tons pra adequar ao seu tom de pele)
Moon Beam/High Beam, Benefit (tem mais branquinho e mais rosinha, esse é em creme mas mais potente)
Touche Éclat, YSL (o mais discreto, é como um corretivo iluminador)

Esta lista NÃO é definitiva!

Ah, eu to falida mas queria entrar na tendência, e agora?
Sabia que qualquer coisa que brilha e é mais clara que sua pele pode funcionar como iluminador? Dicas que coletei no SPFW com os maquiadores:
. Use sua sombra champagne/bege clara/douradinha/prata como iluminador
. Pegue um corretivo de cobertura mais leve, que seja mais claro do que sua pele, vai dar o efeito luz sem o brilho
. Misture um Pigment ou sombra em pó no hidratante ou na base, assim você consegue um produto mais suave
. Use um batom cintilante clarinho como iluminador

pigment e gloss
Na Iódice foi usado um Pigment dourado da MAC, com gloss por cima. Efeito duplo.

E as ferramentas?
Você pode passar com o dedo, principalmente os cremosos/bastão. Os em pó dá pra aplicar com qualquer pincel que não seja nem tão pequeno nem tão grande, como por exemplo o de blush chanfrado, ou o de sombra mais gordinho de todos. Como não tem muita precisão e não exige que você esfume, basta aplicar, o pincel não é de máxima importância.

E se eu for ousada?
Aí você pode se animar com duas coisas: textura melada, de gloss, ou visual carnavalesco, com glitter. O truque do gloss, me parece, é usar o tal do Creme Brillance da MAC (não é Pro e teoricamente pode ser encontrado nas lojas do Brasil, se a importação permitir). Ele é um gloss formulado para ser usado na pele, então gruda mais e portanto dura mais e escorre menos, além de ser seguro para passar no olho. Mas eu nunca testei para dar um parecer pessoal!
Outra coisa que dá pra usar para fazer a hidratada/melada: manteiga de cacau não tão dura, como o Lip Balm da Kiehl’s e o Smith’s Rosebud Salve, vaselina e o 8 Hour Cream, famoso creme da Elizabeth Arden.
Quanto ao glitter o truque é usar alguma coisa cremosa antes, para grudar.

glitter
Glitter na Osklen, dourado do lado e prata no olho.

UPDATE: outras perguntas que surgiram e que eu respondo aqui pra ficar completinho! Também adicionei produtos na lista, coisas que eu gosto e tinha esquecido no calor do momento hehe!

E como eu faço com a base? Qual é a ordem para aplicar?
Acho que o jeito mais simples de fazer a coordenação de texturas é combinar os similares, tipo: base cremosa + iluminador cremoso, base + pó ou base em pó + iluminador em pó. Sendo que você pode passar a base só em algumas partes do rosto, deixando a região do iluminador “nua”, e passar ele  direto na pele. Quanto ao blush, meio que tanto faz a ordem, mas eu prefiro deixar o iluminador por último. Mas essa coisa de ordem nunca é crucial, melhor é ir tentar e ver o que você acha mais fácil!!

Eu uso em outros lugares como o osso do nariz, embaixo do olho e ponta do queixo, pode?
Como eu disse lá em cima, ia citar só 3 regiões para não confundir a cabeça de vocês, mas esses lugares também são válidos, assim como qualquer outro que você achar que orna se ficar too much brilhos.

Pode usar no corpo?
Super pode, é um ótimo truque realçativo passar iluminador nos ossos clavícula e no ombro!

Todas as fotos by Paulo Reis, top!

Comentários

(Veja Todos os Comentarios)

105 replies on “Dominando o iluminador”

Vic, você poderia indicar a sua dermatologista???? Sou nova na cidade de São Paulo e queria uma indicação de uma boa dermato aqui! Obrigada! Bjs

hahahahahahahahahaha “E quando você se mexe para fazer tipo para o namorado/marido/affair e de repende algo brilha, ele vai ficar ainda mais afim de você! E se for fazer tipo pra amiga ela vai ficar com inveja que seu rosto brilha e o dela não!”
Você é muito engraçada Vic, tô rindo muuuuuuuito com essas frases :)
eu tbm. acho que iluminador te deixa com ar de moça fina,uso o pó do Duda Molinos e um outro cremoso dourado da Natura.
bjus

Adorieu seu post …..Maravilhoso.
Agora vc poderia fazer um post sobre lenço e como usar??
Fikarei muito grata…..Bjo

Demorou, mas arrasouuuuu !!!
Excelente e muito didático.
Gosto do Laura Mercier, mas tb tenho um cremoso (baratenho) da Contem 1gr. Quanto ao gloss, comprei a há uns anos um tubinho “gosma transparente” do Boticário (era uma linha para teens), que dá conta do recado. é só aplicar por cima da sombra ou sozinho que ele dá um efeito passarela/gloss/saudáveldeverão.

Vic (tri íntima!), tem o Flash iluminador do Boticário, que não é bem um iluminador com brilhinhos e tal, mas dá aquele up na make e abre bem o olhar, uma coisa mais discreta. E eu tenho e adorei o Iluminador/Bronzer Soleil da Vult, que é muuuuuuito barato e fica lindo na pele, testei ele ontem assim como tu disse (formar um C na área iluminada) ficou um efeito bem legal, com brilhinhos mas ainda discreto. Fica a dica pra quem gosta dum produto BBB :)

ps: Adoro teu blog, leio todos os dias mas nunca havia comentado em nenhum post!

Bjos!

post maravilhoso! voce sempre dá as melhores dicas, sempre posta as melhores fotos e sempre bem humorada ! parabéns , vic
um beijo

O post ficou completinho. Super bem explicado e cheio de humor!
Parabéns.
O iluminador é o tipo de produto que “faz a diferença”. Vc usa e ninguem percebe o que tem ali, só se houve: “Nossa, vc ta tão bonita hj… com a pele boa!
Adooooooro
beijos.

Olá Vic,
Sou de Salvador e estou na luta para organizar um encontrinho DIA DE BEAUTÉ aqui em Julho.

Vc consseguiria com seus patrocinadores alguns brindes para serem sorteados com as meninas no encontrinho ?
Queria tanto que vc me ajudasse, me dando algumas dicas de como proceder, organizar, o que escolher para comer, beber, local, a hora do sorteio, como receber as meninas …. ai, tenho tantas dúvidas!

HELP !!!

Desde já obrigada pela atenção :))

otimo post, como sempre costuma fazer. e que humor ótimo tambem, nao? ;D
gente, mas, além do assunto abordado, que super vou tentar seguir as dicas: O QUE SAO ESSAS FOTOS? menina, que camera voce usa? a qualidade das fotografias daqui sempre me deixa boquiaberta! olha a pele dessas meninas… perfeitas!

OPAOPA. acabei de ler o “Todas as fotos by Paulo Reis, top!”. entao, parabens pro PAULO REIS hahah!

Olá, Vic.

O shimmer brick da marca Bobbi Brown pode ser usado como iluminador no sentido em que você refere? e acha que o iluminador é algo que pode ser usado no dia-a-dia, para uma maquilhagem “de trabalho”, ou que é algo para uma maquilhagem mais glamourosa e noctura.

Antes de conhecer o seu blog e de ficar convencida:-) a comprar produtos M.A.C. costumava comprar alguns produtos da Bobbi Brown, que considero bastante bons. Será que você podia falar um pouco sobre esta marca no seu blog?

beijinhos directamente de Lisboa, Sónia.

Muito bom!!
Ja tinha aprendido bastante com o primeiro post sobre iluminadores que vc fez!
Mas o que eu to loca pra contar é que ganhei meu Shu!!!
Aiii que feliz!!
e já tenho os cílios grandes, então ficou super! ou como vc diz, bem dramático!! amei!! =]

Vic!!
Agora sei como usar… Afff! Tenho um pó iluminador da Natura a 1 ano fechado na caixa!!
Mas agora usarei!!!
Gostei da idéia da colega de beauté alí de cima… Diquinhas de como usar lenços!! Uma boa!!

Bjokas!!

Vic, eu tinha pavor de ouvir a palavra “iluminado” porque minha pele é oleosa e as fotos de fim de evento sempre apareço com um brilho indesejável!!!!
Agora com essas dicas vou até arriscar comprar um iluminador para ver o que acho.
Mas queria saber: o que posso passar no rosto depois da base(uso em pó) ou até depois “de tudo” mesmo pra diminuir esse brilho, dar um efeito maaais mate mesmo???
Porque aí sim poderia chamar atenção para iluminar outras partes do rosto.
Beijos

Ontem eu saí com uma roupa muito escuro, o cabelo (curto) estava pra trás (porque eu tinha aplicado um produto) e eu fiquei me achando muito triste. Aí passei um batonzão vermelho e fiquei me sentindo você. Haja coragem!!!! Rs, beijo!

Que post incrível Vic, adorei!
Eu tô looouca pra comprar um iluminador pra chamar de meu… acho que o Touch Eclat é o primeiro da lista, já que dá um efeito mais sutil. E um po queimador tambem não vai cair nada mal pro verão! haha
Beijoca

Vic,

Amei esse post!
Eu ja usava o iluminador do Boticario há tempos, que é bem clarinho mas sem brilhinhos, tipo assim: “eu sou assim, minha pele é mesmo essa maravilha!” Pra de manha é show!

Mas de uns tempos pra ca eu venho usando e amando o paintpot da MAC BareStudy que pra mim funciona que é uma beleza, super recomendo!

Beijoooo.

tinha um super medo do iluminador(um medo meio “here´s johnny!” do “o iluminado”…hã?hã? alocazégraça!rs), mãs, depois do post, arrisquei usar a sombra Nylon da MAC, que foi o que eu achei dentre as minhas traquitanas, o que mais tinha cara de iluminador.(mesmo pq antes do post, eu ainda não tinha pegado direito, só observando as fotos, o lugar certinho de passar) passei um pouco, com medo de exagerar, e já deu um tcharãn na make mesmo.

adoiro suas dicas muy-to ricas, victoria!

beijo.

Muito delicado da sua parte falar mal de leitora em video… ah e eu tenho amigas sim adoroooo sempre que viajo trago coisinhas da mac para elas.
Amo o blog venho aqui todos os dias desde o inicio mas esta é a ultima vez, vou fazer minhas research no site da allure que por sinal foi dica sua. rs
beijos NAOmeliga!!!

ahhh e é so jogar no google que tem mil materias provando que nao falei nenhum absurdo.

Oieee…

Gostei da dica e kro mto usar agora o iluminador, ms eu uso oculos, entao fika legal eu passar iluminador perto do olho e coloçar oculos??

bjussss

Que post ótimo Vic!!Parabéns !!

Além de explicar timtim por timtim pra quê serve e como se aplica, você ainda deu milhares de opções pra todo tipo de efeito, todos os bolsos e até receitinhas pra que não pode comprar agora!!haha
Sério, vc é muito FOFA! Obrigada!!

Depois desse post ninguém tem desculpa pra não experimentar, hein?

Vic! Se você puder me tirar uma dúvida, eu ia agradecer bastante!
Vou pedir por encomenda um multiple da nars, e to tendendo a pedir o copacabana, tantas vezes já citado aqui… minha dúvida é que minha pele é mais pra moreninha bronzeada… pode dizer se ele também fica bem?!
obrigadaa!

Vic querida! Amei te conhecer Hoje!! sou a Julia, do esmalte da Hello Kitty e que suuuuper se identifica com a discriminação! hahaha! Obrigada pelo encontrinho!
Um beijo!!

hahahaha “pq eu sou igual a vocês” é demais! agora eu vou acreditar que tb tenho uma pele linda e sem poros abertos!

adoreeeeeeii o encontrinho, thanks =)

oi larissa! dá uma olhada no site da nars, tem outras opções de cor, se vc ficar com medo de o copacabana ficar mto “histérico” no seu rosto escolhe um tipo o south beach que é pêssego brilhosinho e pode fundir melhor com sua pele!

beijos!

Oi! Adorei as dicas do iluminador, já estou usando direto. Ameiiiiiiiiii! De dia uma sombra clarinha sem brilho fica lindo!
Beijos!

Vic, qual a cor do touch eclat mais indicada para uma cor de pele como a sua ? o 001 ou 002 ?

Entao,

Me inspirei nesse post e superei aquele meu medo que te falei, que é ficar com cara de perua de salto no churrascão na laje, aquilo que contei sobre a moça iluminada que vi num churrasco e tava uó. Vale completar, era churrasco com piscina e o sol tava mega forte, a moça parecia um holofote.

Aproveitei que é inverno e mandei bala – acho que só no sol que o iluminador me incomoda, todas as vezes que me olhei no espelho no escritório eu estava linda, absoluta.

Adoro iluminador. Acho totalmente rico, mto Olivia Parlemo.

Esta dica da sombra como iluminador eu uso direto, as vezes vejo as pessoas comprando mil produtos e as vezes um serve para vários propositos.

Otimo post.

bjos

Oi Vic!! =)
Maravilhoooso esse post!!! Qto ao shell da Mac, dá pra usar sem ser na bochecha (por cima do blush opaco) ou no olho? Pode ser usado na zona iluminadora (adorei!) sem problemas por causa da cor “escura”?
Beijocas e obrigada!

Oi Amiga,
Muito Obrigada pelas dicas, foi bem esclarecedor e eu já me decidi, eu vou comprar o iluminador em creme da Contém 1g e agora graças as suas dicas já sei direitinho em quais pontos do rosto devo aplicar.
Adorei.
Beijus :)

Olá Vic, tudo bem?
Adorei as dicas. Eu queria saber se você sabe o número da base face & body da MAC que a modelo está usando. Sou bem clarinha mas puxo para o amarelo você sabe me dizer se a a c2 ficaria boa? Geralmente uso base em tons bege.
Obrigada,
Raquel.

Oi, Vic.

Muuuito obrigada por todas as dicas que você escreve.
Essa do iluminador é extremamente útil.
Aprendi a usar! Fiquei mega orgulhosa de mim mesma.
Estou usando o Lustre Drops, mas quero tentar o Strobe e o Shell.

Obrigada novamente.
beijos

Eu uso o Iluminador Candeia da Natura Diversa e acho ele maravilhoso. Adoro usar nos olhos por cima de sombra rosa pra dar aquele brilho ou embaixo da sobramcelha e no “C” pra iluminar a maquiagem. Acho o efeito bárbaro!

Oi Flor, descobri hj esse blog e amei…
Flor, tenho o iluminador da Natura… so que ele tem como se fosse “purpurina”…
Nao fica bonito, ilumiando mesmo… acho que fica creiça…. mas pode ser que eu nao saiba usar (antes de ler este post heheh)… Qual a sua opiniao sobre este iluminador::: Vc gosta:::

Bissous, bissous

Eu tenho e recomendo o Pó Iluminador Diorskin. Eu sou branquinha e tenho o 002 que é bem clarinho acho q na medida certa do luxo/ discrição/ hoje não vou desfilar para nenhuma escola de samba,rs/ sofisticação/ toque especial q a gente precisa.

Oie!!! Tô amando suas dicas. Maquiagem é bem como vc disse tem q ir treinando. Faz tempo q ando lendo e pesquisando pra aprender como faz e cada vez melhora mais. Mas fiquei chocada pq tinha um iluminador em casa e não sabia pra que servia hehehehe Minha irmã trouxe dos EUA da victoria´secrets… pode?! Agora vou usar hehehe sempre aprendendo …

O iluminador da minha vida é mesmo o da The Body Shop. Melhor de sempre… Trio Brozing Powder, mt bom mesmo. Parabéns pelo Blog.

Joana
Portugal

Meu iluminador é o cremoso da Victoria’s Secret, lindo e super fácil de usar…quero testar esse da MAC…

Bom, postei hoje no meu blog sobre iluminadores e coloquei um link para esse seu post que está ótimo! Explica muita coisa…

Leave a Reply

Your email address will not be published.

Categorias:
Tags: