Dominando o iluminador

Vamos lá garotas! Façam um pacto comigo: depois de ler esse post todo mundo vai pra frente do espelho pra fazer, na pele, e ver no que dá. Se não der certo vai tentar de novo, e de novo. Porque é assim que aprende a maquiar! Ler e ver vídeo ajuda, mas só tentando, na prática, é que vocês vão se entender com seus próprios rostos, proporções, ferramentas e produtos!!! E muitas das dúvidas e das coisas que parecem complexas vão se solucionar sozinhas! Foi assim que eu aprendi e eu sou igual a vocês.

Post num esquema pergunta-resposta

iluminada
Iluminador poderoso no desfile da Forum. Além do Lustre Drops a pele foi preparada com Face & Body (base que é amiga do glow) e hidratante Strobe, tudo MAC

Por que iluminador é legal? Ele é essencial na maquiagem? Ele vai fazer toda a diferença?
Não, não é essencial e não faz tanta diferença quanto o blush e o corretivo (pra mim, top 2 coisas que mudam express o rosto). Mas é legal porque dá um efeito, deixa a pele incrível, é uma coisa nasci rica, é um detalhe que muitas vezes ninguém vai reparar mas você vai saber que está lá te deixando mais linda, tipo auto luxo mesmo. E quando você se mexe para fazer tipo para o namorado/marido/affair e de repende algo brilha, ele vai ficar ainda mais afim de você! E se for fazer tipo pra amiga ela vai ficar com inveja que seu rosto brilha e o dela não!
(ok, to rindo sozinha com essas duas últimas frases)

Mas Vic, eu não posso ouvir a palavra BRILHO que saio correndo, e agora?
Amiga, tem brilhos e brilhos. Brilho de pele oleosa não é legal, brilho de iluminador é. Não tenha o ranço da brasileira oleosa, saia desse mundo de preconceitos e mergulhe num pote de pigmentos brilhosos sem medo de ser feliz! Brincadeira, não mergulha senão vai no rosto todo, e o segredo do iluminador é aplicar no lugar certo. Se você pegar e passar no meio da testa, ah sim, não tem mistério, vai parecer oleosa. Mas se passar no lugar certo… Faz o efeito!

Mas onde usa o iluminador?
Os maquiadores, quando usam para efeito de passarela, aplicam em mais lugares do que os três que eu vou falar. Mas passarela não é vida real, então vamos focar. Em ordem de poder:
. Uma região ampla e pouco explorada que não tem nome. Vamos dar a ela o nome de área iluminada? E toda vez que eu falar “área iluminada” vocês vão saber onde é? Todo mundo com o dedo agora: ela engloba as têmporas, junto com esse osso que fica do lado do olho e desce até a bochecha. O iluminador pode parar antes da bochecha, mas nada na maquiagem tem linha divisória (tirando o delineador) então não tem problema se o iluminador invadir a região do blush e vice-versa. É por aí o foco máximo do iluminador, mais ou menos o formato de uma letra C
. Olhos. Você pode abusar do iluminador nos olhos, em tudo, só no cantinho de dentro, só embaixo da sobrancelha (embora não seja meu favorito), embaixo dos cílios inferiores….
. Em cima do lábio, naquele pequeno “v”. Dá impressão de boca mais cheia!

Mas eu tenho a pele oleosa, e agora?
Além de usar só nos lugares certo, você tem que entender que passar iluminador não exclui a base e o pó da maquiagem. Então seja feliz, use o iluminador e use, ao mesmo tempo, seu pó que segura o brilho como nenhum outro, nos lugares mais oleosos (basicamente o centro do rosto, testa, nariz, lado do nariz que desce embaixo do olho, queixo). Assim você consegue o equilíbrio.

E qual é o iluminador mais legal do mundo? O melhor de todos? O único e soberano?
Boa pergunta. Quando eu descobrir eu conto, enquanto isso prefiro amar vários ao mesmo tempo. Gosto de quantidade.

Mas então como eu escolho o meu? Me fala algum!
Lista de iluminadores que gosto, divididos por tipo, sendo que normalmente pó = mais brilhoso e potente, cremoso/seco = mais acetinado, cremoso total = mais natural e discreto, tipo brilho que vem de dentro:


Pigments da MAC, os clarinhos (bem purpurinados, vááárias cores)
Iridiscente Loose Powder cor Silver Dusk, MAC (bem brilhinhos mesmo)
Iridiscent Pressed Powder cor Belightful, MAC (um pouco menos purpurinado)
Pó Iluminador Duda Molinos (fantástico e acessível, parece o Belightful)
Délice de Poudre, Bourjois (em pó mas mais sutil)
Shimmer Brick, Bobbi Brown (ótima textura, ele tem tem um degrade de cores e acaba servindo como blush também)

Cremoso/seco
Bastão The Multiple, Copacabana, Nars (essa cor é mara mas tem outras também)
Lápis Mr. Frosty, Benefit (super prático e portátil!)
Cream Color Base, MAC (também tem muitas cores mas o Shell é top favorito)

Cremoso
Hidratante com brilho Strobe, da MAC (não é porque é hidratante que você tem que usar no rosto todo)
Lustre Drops, coleção Style Warriors, MAC (edição limitada mas foi muito usado no SPFW, ele faz aquele glow e não é tão purpurinado)
Iluminador Contém 1g (de canetinha, vários tons pra adequar ao seu tom de pele)
Moon Beam/High Beam, Benefit (tem mais branquinho e mais rosinha, esse é em creme mas mais potente)
Touche Éclat, YSL (o mais discreto, é como um corretivo iluminador)

Esta lista NÃO é definitiva!

Ah, eu to falida mas queria entrar na tendência, e agora?
Sabia que qualquer coisa que brilha e é mais clara que sua pele pode funcionar como iluminador? Dicas que coletei no SPFW com os maquiadores:
. Use sua sombra champagne/bege clara/douradinha/prata como iluminador
. Pegue um corretivo de cobertura mais leve, que seja mais claro do que sua pele, vai dar o efeito luz sem o brilho
. Misture um Pigment ou sombra em pó no hidratante ou na base, assim você consegue um produto mais suave
. Use um batom cintilante clarinho como iluminador

pigment e gloss
Na Iódice foi usado um Pigment dourado da MAC, com gloss por cima. Efeito duplo.

E as ferramentas?
Você pode passar com o dedo, principalmente os cremosos/bastão. Os em pó dá pra aplicar com qualquer pincel que não seja nem tão pequeno nem tão grande, como por exemplo o de blush chanfrado, ou o de sombra mais gordinho de todos. Como não tem muita precisão e não exige que você esfume, basta aplicar, o pincel não é de máxima importância.

E se eu for ousada?
Aí você pode se animar com duas coisas: textura melada, de gloss, ou visual carnavalesco, com glitter. O truque do gloss, me parece, é usar o tal do Creme Brillance da MAC (não é Pro e teoricamente pode ser encontrado nas lojas do Brasil, se a importação permitir). Ele é um gloss formulado para ser usado na pele, então gruda mais e portanto dura mais e escorre menos, além de ser seguro para passar no olho. Mas eu nunca testei para dar um parecer pessoal!
Outra coisa que dá pra usar para fazer a hidratada/melada: manteiga de cacau não tão dura, como o Lip Balm da Kiehl’s e o Smith’s Rosebud Salve, vaselina e o 8 Hour Cream, famoso creme da Elizabeth Arden.
Quanto ao glitter o truque é usar alguma coisa cremosa antes, para grudar.

glitter
Glitter na Osklen, dourado do lado e prata no olho.

UPDATE: outras perguntas que surgiram e que eu respondo aqui pra ficar completinho! Também adicionei produtos na lista, coisas que eu gosto e tinha esquecido no calor do momento hehe!

E como eu faço com a base? Qual é a ordem para aplicar?
Acho que o jeito mais simples de fazer a coordenação de texturas é combinar os similares, tipo: base cremosa + iluminador cremoso, base + pó ou base em pó + iluminador em pó. Sendo que você pode passar a base só em algumas partes do rosto, deixando a região do iluminador “nua”, e passar ele  direto na pele. Quanto ao blush, meio que tanto faz a ordem, mas eu prefiro deixar o iluminador por último. Mas essa coisa de ordem nunca é crucial, melhor é ir tentar e ver o que você acha mais fácil!!

Eu uso em outros lugares como o osso do nariz, embaixo do olho e ponta do queixo, pode?
Como eu disse lá em cima, ia citar só 3 regiões para não confundir a cabeça de vocês, mas esses lugares também são válidos, assim como qualquer outro que você achar que orna se ficar too much brilhos.

Pode usar no corpo?
Super pode, é um ótimo truque realçativo passar iluminador nos ossos clavícula e no ombro!

Todas as fotos by Paulo Reis, top!